Escola Básica de Degracias (Soure)
Parceiros:
Câmara Municipal de Soure
Junta de União de Freguesias de Degracias e Pombalinho
Famílias
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Nos desenhos que constam da pintura estão presentes os animais e plantas que os nossos alunos encontraram nos jardins e na horta da nossa escola: plantas com flores, musgos, fungos, anelídeos, insetos, moluscos, anfíbios, aves.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Foram ecossistemas que os alunos puderam acompanhar em permanência, ao longo de todo o ano letivo.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos ao irem trabalhar para os jardins e para a horta procuravam identificar os animais e plantas aí existentes e fazendo registos dessas observações.
A partir daí nasceu a ideia de fazer a pintura de um dos muros da escola, com a representação desses espaços da escola.
Envolveu-se a CMS (materiais de pintura e tintas), JF (limpeza do muro e colocação do primário) e famílias (colaboração nas pinturas).
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
3 a 10 anos. Fizeram concursos de desenhos, depois realizaram a seleção da pintura a efetuar e, finalmente, realizaram as pinturas.