Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este mural, criado no âmbito do projeto “Muros com Vida”, pretende ser uma celebração da beleza e diversidade das cores existentes no nosso planeta e que nos ligam à natureza, às origens e a cada um individualmente. A responsabilidade de cada criança será a de inscrever, no tempo que quiser, elementos que expressam o que mais os fascina no planeta Terra: a biodiversidade, as paisagens, as culturas, os animais, os oceanos, as florestas ou as emoções que a natureza desperta em cada um. Após conversarmos em grande grupo sobre a necessidade de proteger e preservar o que nos traz e faz o bem, tivemos a ideia de preservar as cores existentes na natureza. Cada aluno contribuiu com uma parte do mural, criando uma barra de cor, que visualmente transmitisse alegria, afetividade e bem-estar.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Após conversarmos em grande grupo sobre a necessidade de proteger e preservar o que nos traz e faz o bem, tivemos a ideia de preservar as cores existentes na natureza. Cada aluno contribuiu com uma parte do mural, criando uma barra de cor, que visualmente transmitisse alegria, afetividade e bem-estar.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Ao longo do processo, as famílias e amigos foram os convidados por excelência. O mural torna-se assim um manifesto visual pelo amor à diversidade da Terra e também um apelo à preservação e à valorização da vida em todas as suas cores. Através deste suporte artístico agora criado, os alunos poderão expressar o seu fascínio e ligação ao planeta, deixando uma mensagem duradoura de esperança e responsabilidade para todos os que passam por este muro que se quer com vida.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Jardim de infância