Escola Básica D. António Ferreira Gomes (Valongo)
Parceiros:
CM Valongo
Sociedade Portuguesa de Ecologia
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Foram decorados dois painéis de grandes dimensões (aproximadamente 2.5x5m), representando 2 situações distintas. No primeiro está representado o fundo do mar (com alguma inspiração vinda do Sponge Bob!). O segundo painel demonstra que o ambiente que queremos ter está na palma da nossa mão, ao alcance de todos!
Polvo
Peixe-palhaço
Peixe-anjo
Patrick, a estrela-do-mar
Macroalgas
mar e rochas
2º painel
Floresta
Atmosfera
Solo
Mar
Qual a razão da escolha desta imagem?
???? "Pintar para Mudar"
Dois murais, muitas mãos e uma ideia poderosa: transformar através da arte.
O primeiro painel mergulha-nos no fundo do mar — com um toque divertido à la Sponge Bob — alertando para a beleza e fragilidade dos nossos oceanos. O segundo recorda-nos que o futuro do planeta está, literalmente, nas nossas mãos.
Este projeto do Eco-Escolas não é apenas sobre tinta e pincéis — é sobre consciência ambiental, ação coletiva e vontade de mudar. Queremos que cada aluno pense no impacto que pode ter no mundo e, ao mesmo tempo, que sinta orgulho em tornar a escola um espaço mais bonito, vivo e inspirador.
Porque mudar o mundo começa por mudar o que está à nossa volta.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Muros com Vida": Arte e consciência ambiental na Escola D. António Ferreira Gomes
A Escola D. António Ferreira Gomes, em Valongo, tornou-se recentemente palco de uma vibrante manifestação artística com uma forte mensagem ecológica. Dois novos murais, resultado da atividade "Muros com Vida", inserida no programa Ecoescolas, transmitem agora causas ambientais através da cor, criatividade e empenho dos alunos.
O projeto teve início em novembro, em contexto de sala de aula, durante as aulas de Educação Visual lecionadas pela professora Madalena Fraga. Inspirados pelos temas da sustentabilidade e da proteção ambiental, os alunos das turmas 8.º A e 8.º B criaram desenhos que mais tarde viriam a ganhar vida nos muros da escola.
Após a elaboração dos trabalhos, seguiu-se uma seleção criteriosa, conduzida durante uma sessão do ecoconselho, da qual resultaram quatro propostas selecionadas para se transformarem em murais. A Câmara Municipal de Valongo apoiou a iniciativa, fornecendo tintas coloridas e todo o material necessário para a pintura.
Com a transição da disciplina para a professora Olímpia Pinheiro, em substituição da professa titular, o entusiasmo manteve-se. Juntos, professora e alunos arregaçaram as mangas e prepararam-se para dar cor às paredes da escola. Munidos de pincéis, trinchas e escadotes, trabalharam com dedicação em duas secções do muro da escola, com o propósito de, através da arte, sensibilizar para a importância de proteger o planeta.
O resultado final é visível para todos e enche de orgulho a comunidade educativa. Os murais, além de embelezarem o espaço escolar, refletem o compromisso dos alunos com um futuro mais sustentável.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
13-14 anos
Os alunos foram desafiados a "decorar" o espaço exterior da escola. Em sala de aula desenvolveram o projeto, que foi posteriormente apresentado em ecoconselho. Após a escolha dos trabalhos a replicar, e com o apoio da professora de EV, os alunos das duas turmas participaram ativa e coletivamente nas pinturas dos mesmos.