Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)
Parceiros:
Estabeleceu-se a parceria com a Câmara Municipal, que para além de nos ter dado consentimento para a pintura do muro, cedeu-nos as tintas necessárias para a execução do projeto, o que nos permitiu revitalizar esteticamente, por meio da arte, o espaço escolar.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura retrata um ambiente típico do nosso meio rural, onde a presença da vegetação característica das áreas agrícolas e naturais se destaca, formando um ecossistema diversificado. Observam-se falcões, representando a fauna local e o papel fundamental dessas aves de rapina na regulação da população de pequenos animais, como roedores e insetos, contribuindo para o equilíbrio ecológico da região. Também aparecem cegonhas, aves migratórias que frequentemente habitam a nossa área rural próxima do Rio Tejo, simbolizando a conexão entre diferentes habitats e a importância das zonas húmidas para a sobrevivência de diversas espécies. O meio rural mostrado na obra evidencia a coexistência harmoniosa entre elementos naturais e atividades humanas, destacando-se árvores, que juntos formam um ecossistema onde predadores, presas e vegetação interagem em equilíbrio, refletindo a riqueza e complexidade dos ambientes rurais.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem está na representação do equilíbrio entre a natureza e o ambiente rural, evidenciando a importância dos ecossistemas para a manutenção da biodiversidade. A presença dos falcões e cegonhas destaca diferentes aspetos da fauna local, mostrando tanto predadores quanto aves migratórias, o que reforça a diversidade biológica e os processos ecológicos que ocorrem nesse meio. Além disso, a imagem valoriza o meio rural como um espaço onde a vida selvagem e as atividades humanas coexistem, promovendo uma reflexão sobre a conservação ambiental e a necessidade de proteger esses ambientes para as futuras gerações. Essa combinação torna a imagem uma escolha ideal para ilustrar temas relacionados à ecologia, sustentabilidade e interação entre homem e natureza
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo de trabalho para a elaboração do mural seguiu uma metodologia cuidadosa e colaborativa, visando garantir que cada elemento representasse de forma fiel os ecossistemas e a vida rural retratada. Inicialmente, realizou-se uma fase de pesquisa para identificar as espécies mais características da região, como os falcões e as cegonhas, além dos elementos do meio rural, incluindo a vegetação e a presença humana. Em seguida, houve a elaboração de um esboço preliminar, no qual ficou definido os principais componentes do mural e sua disposição espacial. Durante a fase de execução deste esboço, tivemos a colaboração de uma colega integrante do grupo de Educação Visual, também professora no 1.º Ciclo. Ela foi responsável por traçar cuidadosamente todos os desenhos no muro. Após o traçado de todas as imagens no muro, iniciou-se o processo de pintura, que contou com a participação ativa de professores, turmas e grupos de toda a escola, tornando o trabalho uma verdadeira experiência coletiva e enriquecedora.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na pintura do muro, os alunos do pré-escolar, com idades entre 4 e 6 anos, e do 1.º ciclo, entre 6 e 10 anos, foram envolvidos de maneira participativa e adaptada às suas faixas etárias. Para os mais novos, a atividade foi estruturada de forma a que pudessem pintar elementos maiores, sempre sob supervisão próxima. Os alunos do 1.º ciclo participaram, também de forma orientada, na pintura de detalhes específicos e aprendendo sobre os elementos do ecossistema representados, o que também estimulou a consciência ambiental e o trabalho em grupo. Essa abordagem diferenciada garantiu que todos pudessem contribuir com entusiasmo e desenvolver habilidades artísticas e sociais ao longo do projeto.