Creche e Jardim de Infância da Sismaria "O Pinóquio" (Leiria)
Parceiros:
Centro de Intepretação Ambiental de Leiria ( cedência de tintas) e o artista urbano Ricardo Romero.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Mural representa dois ecossistemas principais: o terreste e o marinho. A partir dos desenhos realizados pelas crianças participantes, foram selecionados diversos elementos que ilustram a riqueza e a diversidade desses ambientes naturais.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Figura do Pinóquio foi escolhida como metáfora representativa de todo o grupo de 75 crianças envolvidas no projeto. A personagem simboliza o crescimento, aprendizagem e a imaginação - valores que reflectem o espirito do trabalho coletivo desenvolvido. À exceção do Pinóquio e do Grilo, todos os restantes elementos visuais represenetads no mural foram desenhados pelas próprias crianças e posteriormente adaptados para a pintura na parede, garantindo que a identidade e a criatividade de cada grupo estivessem presentes na obra final.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O processo teve início com um mapeamento participativo junto das crianças, com o objetivo de escutar as suas ideias, perceções e desejos sobre o que gostariam de comunicar através da pintura mural, tendo como tema central os Ecossistemas. Para isso, foi organizada "uma aula aberta" orientada pelo artista Ricardo Romero, que incluiu uma breve contextualização sobre o que é a arte urbana, qual o seu papel no espaço público e como pode ser um meio de expressão coletiva.
Durante esta sessão, a comunidade escolar - incluindo crianças, educadores e outros membros da escola - foi convidada a partilhar ideias e a sugerir elementos visuais ou simbólicos que gostariam de ver representados no mural. Esta abordagem colaborativa permitiu integrar as vozes das crianças no processo criativo, promovendo a reflexão sobre a importância dos Ecossistemas e o papel de cada um na sua preservação.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças envolvidas pertencem a diferentes faixas etárias (entre os 3 e os 6 anos de idade) e foram organizadas em grupos distribuídos por 3 salas. A participação foi adaptada à idade de cada grupo: as crianças mais velhas assumiram um papel mais ativo, colaborando diretamente na elaboração e pintura do mural. Já as crianças mais novas participaram através da utilização de moldes préviamente preparados, o que lhes permitiu integrar o processo de forma acessível e lúdica, contribuindo para a pintura final de forma segura e criativa.
Esta abordagem possibilitou que todas as crianças, independentemente da idade, se sentissem parte integrante do projeto, promovendo o trabalho colaborativo e o sentido de pertença à obra criada coletivamente.