Escola EB1 de Cavalões (Vila Nova de Famalicão)
Parceiros:
Para a concretização deste projeto foi estabelecida uma parceria com a Associação de Pais que é nosso parceiro desde que abraçamos o projeto Eco escolas.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema – “margens do rio Este” que é um habitat com grande interesse de conservação.
Elementos - cegonhas, plantas aquáticas, tais como: juncos, nenúfares, tabuas, lírios de água, alismas, etc., rãs, peixes e insetos (libelinhas, borboletas e aves).
Qual a razão da escolha desta imagem?
A freguesia onde a escola EB1 de Cavalões está inserida fica localizada na margem esquerda do Rio Este, pelo que a imagem escolhida partiu da ideia de alguns alunos, que passam todos os dias neste local e tem oportunidade de observar os seres vivos no seu habitat natural, assim como o interesse demonstrado, pela população em geral, em preservar este ecossistema com tanta diversidade e funções ambientais tão relevantes para toda a comunidade educativa.
A construção desta pintura teve como principal objetivo, dar a conhecer a toda a comunidade a importância de preservar a nossa biodiversidade, que frequentemente é desconhecida ou até desvalorizada por uma pequena parte da população em geral, mas na verdade, faz parte da nossa identidade e apresenta grande importância ambiental na educação das nossas crianças. Assim, a ideia de pintar na parede frontal do edifício surgiu por ser o local privilegiado para que possa ser vista por quem passa na estrada em frente à nossa escola.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A pintura do muro resultou de uma articulação entre a coordenadora Eco escolas, das professoras titulares, dois professores de Artes do Agrupamento de Escolas, um membro da Direção, um membro da União de freguesias e a Associação de Pais. A proposta de participar neste projeto foi sugerida pela coordenadora da eco escolas que a apresentou a todos os intervenientes. Todos eles mostraram um grande interesse e entusiasmo em “abraçar” este projeto pelo que não hesitaram em aceitar o desafio.
O projeto decorreu ao longo do ano letivo e numa primeira fase, cada aluno foi convidado a desenhar, numa folha A3, a imagem que gostava de ver no muro. Para a concretização desta fase os alunos foram orientados pelos professores de Educação Visual do Agrupamento de Escolas e as respetivas professoras titulares de turma. Numa segunda fase, em grupo turma, foram selecionados alguns elementos dos desenhos elaborados individualmente pelos alunos na folha A3. Por fim, depois de reunidos os vários elementos, surgiu uma imagem que foi projetada, contornada e posteriormente pintada na parede frontal do edifício da escola. Em todas as fases os alunos foram orientados pelas professoras titulares de turma e pela professora de Artes.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade estiveram envolvidos todos os alunos da escola (38) que frequentam o 2º e 3º anos e têm idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
Desde o início, os alunos estiveram sempre envolvidos no decorrer de todas as fases do processo. Cada pormenor da pintura partiu de cada um deles e tendo os professores responsáveis por este projeto apenas orientado a sua ação. Foi, verdadeiramente, inspirador e gratificante ver o entusiasmo, o empenho, a disciplina e a alegria que cada criança demonstrou no decorrer de todo o processo, especialmente, quando concluíram a pintura do muro.
Juntos pelo ambiente!