Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A parede do exterior da Escola, virada para a via pública de forma a chamar a atenção da população da aldeia e alertá-la para a importância da Biodiversidade e dos Ecossistemas, envolvente à Escola.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Alcobaça

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre: representado pelo pomar, horta, debaixo da terra e nas plantas.
Ecossistema aquático: representado no rio de forma a passara a mensagem da preservação da água, para a sobrevivência dos peixes.
Ecossistema Aéreo: representado pelos insetos e pássaros.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Não existe uma razão para a escolha das imagens, esta surgiu naturalmente da mente dos alunos, que representaram bem o que observaram. Talvez quisessem passar a mensagem da importância de preservar todos ecossistemas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Processo: as turmas juntaram-se para observar vários espaços no interior e exterior da Escola; dialogaram e explicaram-se os termos "Biodiversidade" e "Ecossistema"; reuniram-se para registarem o que observaram, tendo cada parte dessa observação para o trabalho final. Primeiramente representado em papel, para posteriormente ser projetado na parede.
No final, cada aluno desenhou um pedacinho do que tinha feito no papel na parede de acordo com as suas faixas etárias.
O muro foi pintado por todos em simultâneo podendo contribuir para uma maior união e harmonia no trabalho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que elaboraram o projeto têm entre os 3 e os 10 anos, albergando 2 valências: pré-escolar e 1.º ciclo. Os alunos primeiramente foram observar o seu espaço escolar, recordaram o que significa Biodiversidade e depois descobriram uma palavra nova: Ecossistema.
Desenharam o que existem em volta da Escola, realçando a importância da preservação da água. No fundo representaram os vários ecossistemas que existem junto da Escola (pomares, horta..), de forma simples e perceberam que para funcionarem, todos são importantes.