Escola EB de Medelo (Fafe)
Parceiros:
Depois do trabalho elaborado em papel e escolhida a parede (com as dimensões 12x4m) tivemos a parceria da Junta de Freguesia de Medelo, para a lavagem do muro (retirar a sujidade e restos de tintas de uma pintura antiga e pintura do muro com cor azul céu). Paralelamente o nosso desafio foi apresentado ao Município de Fafe, que se tornou parceiro do mesmo, cedendo-nos os materiais necessários: tintas, pinceis/trinchas, gamelas...
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura retrata um ecossistema terrestre, predominantemente florestal, destacando elementos bióticos como árvores, arbustos flores, insetos, aves, mamíferos e outros animais que habitam a floresta e componentes abióticos como solo a luz solar, o ar e os minerais também são elementos essenciais do ecossistema terrestre, refletindo a riqueza da biodiversidade terrestre.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem é porque retrata o enquadramento global do nosso desafio: Sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de preservação das espécies florestais e cuidados com os animais e a diversidade animal e vegetal existente. Consideramos assim, que a partir de agora, sempre que os nossos alunos visualizarem este nosso (sobretudo deles) "Muro com Vida", pensarão e agirão de uma forma diferente.
A razão pela qual escolhemos este tema para este desafio dos "Muros com Vida" partiu dos baixos valores observados/registados no questionário colocado aos alunos na "Auditoria Ambiental", relativos ao tema: Floresta.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após a apresentação de diversas infografias sobre a vida florestal, e da sensibilização dos alunos para as consequências de não preservarmos a nossa floresta, foi lançado a todos os alunos da escola o desafio de elaborarem um desenho que retratasse a floresta e a biodiversidade existente na mesma. Os trabalhos foram apresentados e escolhidos elementos de diferentes trabalhos, para a realização do projeto final. Com essa seleção fez-se uma montagem que culminou com o desenho pintado no muro /parede.
Depois do esboço do trabalho final, este foi colorido pelos alunos com tintas acrílicas (marcadores), aplicando-se diferentes tonalidades de verdes, azuis, rosas, laranjas, amarelos, e castanho, dando vida a diferentes espécies florestais e animais.
Procedeu-se ao trabalho direto na parede escolhida, com as dimensões 12x4m, como apresentado ao Município, parceiro do desafio, que cedeu os materiais necessários.
Inicialmente com a colaboração da Junta de freguesia aplicou-se uma de mão na parede a utilizar numa tonalidade de azul. Depois da secagem, foi feito o esboço dos vários animais da floresta (girafas, serpentes, zebras, caracóis, aves diversas, borboletas…bem como diversos tipos de árvores, arbustos e ervas…
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Toda a comunidade educativa esteve envolvida na pintura da parede, desde alunos dos diferentes anos (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano), como Professores e Assistentes Técnicos e Operacionais.
Procedeu-se à mistura de tintas, na procura de tonalidades semelhantes às apresentadas no projeto, e os alunos pintaram a parte inferior da parede, sob a orientação dos Professores. A parte superior da parede foi pintada pelos Professores e Auxiliares, dada a sua altura, de forma a assegurar a segurança das crianças.
Os alunos estiveram envolvidos com grande entusiasmo em todo o processo, desde a organização do material, mistura de tintas, pintura e limpeza dos materiais. O trabalho foi realizado no horário da disciplina de Expressão Plástica, durante 5 dias.