Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)
Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar que ofereceu as tintas e os materiais de pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem representa alguma da biodiversidade vegetal existente no Parque Natural do Alvão.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Após a votação da turma, selecionou-se o melhor trabalho em termos de pintura e mensagem.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O 8°B-P foi a turma responsável por idealizar e projetar a pintura no átrio dos alunos um jardim no canteiro do lado direito, dentro do Desafio " Muros com vida". Foi um projeto em parceria com a disciplina de Educação Tecnológica e o Eco-Escolas, teve a duração de 2 períodos do ano letivo e o qual passou por 3 etapas: diálogo e troca de ideias sobre a biodiversidade, mais especificamente a flora característica do Parque Natural do Alvão, aqui localizado. Posteriormente, os alunos foram convidados a realizar propostas de desenho e pintura relacionados com o tema abordado. Por último e após a votação da turma, selecionou-se o melhor trabalho em termos de pintura e mensagem e de forma coletiva representamos a pintura vencedora num dos canteiros do átrio da escola. Um trabalho muito interessante e que terminou com uma qualidade superior ao espectável, de maneira que a turma e a restante comunidade escolar ficaram orgulhosos do resultado.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm 13/14 anos, e foram facilmente envolvidos na pintura do mural horizontal, uma vez que este se localiza no átrio interior da escola. Todos quiseram contribuir para o seu embelezamento com as pinturas da flora desta região.