Jardim de Infância dos Olivais (Coimbra)
Parceiros:
Associação de Pais do JI, que colaborou na limpeza do muro e com tintas para a sua pintura.
Câmara Municipal de Coimbra, que colaborou com tintas para a pintura do muro.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
As crianças decidiram pintar os pequenos animais que nos visitam nos espaços exteriores do JI e com os quais vão interagindo diariamente.
Foi também trabalhado com os grupos de crianças a fauna e a flora do baixo Mondego, com recurso a imagens, livros temáticos, pequenos filmes, fotos, pesquisas na internet e a relatos de crianças que conhecem bem o local. As crianças decidiram também representar algumas espécies animais desse ecossistema.
Qual a razão da escolha desta imagem?
As crianças em assembleia escolheram, de entre as várias produções que tinham realizado, aquelas que representavam as diferentes espécies animais dos ecossistemas que queriam ver representadas no muro.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Pelo espaço exterior do JI, bastante amplo e onde as crianças brincam diariamente, passam habitualmente diversos pequenos insetos e algumas aves. As crianças observam a sua passagem pelo JI, interagindo por vezes com algumas delas, observando as suas movimentações, quando possível fazendo observação com recurso a lupas. Quando propusemos a pintura do muro em assembleia de crianças, imediatamente sugeriram a pintura de algumas dessas espécies. Com o decorrer do processo fomos alargando o campo de foco do ecossistema a pintar. Coimbra fica perto da Figueira da Foz e as crianças fazem regularmente passeios de fim de semana em família, percorrendo os campos verdejantes do Mondego, observando as cegonhas e as garças que caracterizam este espaço. Foram as próprias crianças que introduziram este tópico, em sala de atividades fomos pesquisar, tentar saber mais sobre a fauna e a flora da região do baixo Mondego. As crianças ficaram muito curiosas com a morfologia da lampreia e com o seu ciclo de vida. A sua dificuldade em subir o rio para desovar devido à existência de açudes que lhes dificultam o percurso para a desova, prenderam a sua atenção. Estavam muito motivadas para aprender mais sobre a vida das diferentes espécies que caracterizam a região. As cegonhas e os seus enormes ninhos nos postes de eletricidade e nos topos de árvores secas despertaram o seu interesse. Como é que conseguiam fazer um ninho tão grande e só com paus? Como é que transportavam os paus para fazer os ninhos? E assim se foi trabalhando a temática, se foi ampliando o leque de ação, se foi ativando a motivação das crianças, se foram realizando aprendizagens ativas muito significativas. O livros temáticos e as pesquisas na internet, foram um excelente recurso, para responder às perguntas das crianças. As crianças iam representando nas suas produções gráficas as diferentes espécies animais que íamos abordando. No final fez-se uma seleção e as crianças, em assembleia, escolheram quais queriam representar no muro. Foi um processo muito dinâmico, de articulação e colaboração permanente entre os três grupos de crianças e as suas educadoras. Foi potenciador de múltiplas aprendizagens.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os três grupos de crianças têm idades entre os três e os seis anos. Havia momentos de trabalho em cada uma das salas de atividades, momentos de assembleia de crianças para discutir/debater e decidir, todas as crianças dos três grupos foram envolvidas, todas participaram nas diferentes fases do processo. Normalmente em sala de atividade debatiam-se os assuntos em grande grupo. Poderia trabalhar-se determinado assunto com um grupo menor de crianças, no sentido de dar resposta a crianças que pretendiam ampliar conhecimentos sobre determinados assuntos que lhes despertavam maior interesse, estes, poderiam eventualmente apresentar ao grupo as suas descobertas. Todas as crianças realizaram produções gráficas, algumas, as mais motivadas, realizaram muitas produções. A seleção das produções a pintar foi feita em assembleia.