Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica Alto da Peça (Cascais)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Da disciplina de Estudo do meio (ao longo dos 4 anos do 1.º Ciclo) fazem transversalmente parte o estudos dos animais, a identificação de espécies em vias de extinção e a identificação dos fatores que o provocam, a todas as turmas foi sugerido que representassem os seres vivos de cada um dos principais habitats estudados. Em cada turma os três animais mais escolhidos, foram representados numa escala maior tendo sido realizado um stencil, o qual foi utilizado para a sua reprodução no mural da Escola. Assim, temos no nosso mural vários habitats representados

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi construída e escolhida, pelo facto de representar um problema global, que não se limita a um só habitat, sendo assim representativa da sua gravidade e que queremos impactar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Depois de estudados o ciclo da água, a pegada hidrográfica, a poluição dos oceanos e mares, montamos na escola (cedidas pelo museu do mar) duas exposições itinerantes, uma sobre o polvo (um
dos seres vivos marinhos mais emblemáticos em cascais) e outra sobre a sustentabilidade que as crianças visitaram com os colegas e pais. Como da disciplina de Estudo do meio fazem transversalmente parte o estudos dos animais, a identificação de espécies em vias de extinção e a identificação dos fatores que o provocam, a todas as turmas foi sugerido que representassem os seres vivos de cada um dos principais habitats estudados. Em cada turma os três animais mais escolhidos, foram representados numa escala maior tendo sido realizado um stencil, o qual foi utilizado para a sua reprodução no mural da Escola. Assim, temos no nosso mural vários habitats representados, mostrando a globalidade do problema.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Ensino infantil (4 e 5 anos) e 1 .º Ciclo