Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura finalizada, na parede do pavilhão desportivo, com cerca de 3m de comprimento e 2,30m de altura.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O mural foi dinamizado pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas, Paula Pereira e Carla Oliveira. Foi estabelecida parceria com a União das Freguesias de Faro, que apoiou o projeto através da cedência das tintas utilizadas na pintura. A Direção e a Coordenação de escola também apoiaram de forma entusiasta este projeto.
Toda a conceção e execução do mural foi orientado pelas coordenadoras e dinamizado por 10 alunos, muitos deles membros ativos do Conselho Eco-Escolas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural representa uma parte do ecossistema da Ria Formosa, um sistema lagunar costeiro situado no sotavento algarvio, estendendo-se por cerca de 60 km ao longo dos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Este ecossistema é composto por uma complexa rede de sapais, canais, ilhotas, dunas, bancos de areia e lagoas, caracterizando-se por uma elevada produtividade biológica e grande diversidade ecológica.
A área está inserida no Parque Natural da Ria Formosa, criado em 1987, que constitui uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal e da Europa, integrando a lista de zonas húmidas de importância internacional (Convenção de Ramsar). Esta área protegida alberga centenas de espécies de aves, peixes, moluscos, crustáceos, mamíferos e répteis, sendo também uma zona de refúgio e nidificação para várias espécies migratórias.
No mural estão representadas algumas das espécies mais emblemáticas da região:
• O Camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon), é um réptil protegido e cada vez mais raro no território nacional, que está representado camuflado numa árvore;
• A Galinha-sultana (Porphyrio porphyrio), também conhecida como caimão-comum, é o símbolo do Parque Natural da Ria Formosa e é considerada uma das aves mais raras da Europa;
• O Flamingo (Phoenicopterus roseus), é uma ave de grande porte que utiliza os sapais como zona de alimentação e descanso;
• A Garça-real (Ardea cinerea), é uma ave aquática que se observa com frequência nas zonas alagadas da Ria;
. Vegetação característica do local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do ecossistema da Ria Formosa (zona lagunar/sapal) como tema para o mural decorreu da ligação geográfica, emocional e ambiental dos alunos ao património Natural da região onde vivem (Algarve), conselho de Faro. Através desta pintura, os alunos pretenderam valorizar o património natural local, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação das zonas húmidas e destacar a beleza e riqueza biológica do Parque Natural da Ria Formosa.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho iniciou-se com uma fase de investigação científica sobre o ecossistema da Ria Formosa e as espécies que lá vivem. Esta pesquisa envolveu a análise de fontes documentais, fotografias, vídeos sobre o valor ecológico da zona. Seguidamente, os alunos, orientados pelas coordenadoras do projeto, elaboraram esboços, discutiram os elementos gráficos a incluir, realizaram estudos cromáticos e elaboraram o projeto final para o mural.
A execução do mural decorreu em diferentes fases: realização de esboços/projeto, transferência do desenho para a parede, pintura do fundo, preenchimento das figuras e pintura de pormenores/efeitos expressivos. A metodologia adotada promoveu a aprendizagem ativa, a cooperação, a criatividade e a sensibilidade estética, e promoveu o desenvolvimento de competências ao nível da Educação Visual, Educação Tecnológica e Ambiental.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram no projeto 10 alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. Os alunos estiveram envolvidos desde a fase conceptual até à execução final da pintura, assumindo um papel bastante ativo em todas as decisões. Para além das aulas de Artes Plásticas, do Projeto-ArtEmotion, foram realizadas sessões de trabalho extra -curriculares para se conseguir concluir o projeto. Este envolvimento pleno dos alunos, contribuiu para o desenvolvimento de competências artísticas, científicas e sociais, reforçando o sentimento de pertença à escola e à região.