Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)
Parceiros:
Junta de Freguesia de Alcabideche e Agrupamento de Escolas de Alcabideche.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A nossa pintura "Muros com Vida" é uma representação riquíssima e integrada dos ecossistemas que envolvem a Escola Professora Maria Margarida Rodrigues. Distinguem-se claramente os diferentes ecossistemas. O ecossistema marinho/costeiro, representado pelo mar e pelos animais marinhos que nele habitam. O ecossistema terrestre, que abrange várias dimensões, como o espaço da Escola com o desenho de uma escola cor-de-rosa (semelhante à nossa), com alguns animais, que reflete a interação humana com a natureza num ambiente mais próximo, mostrando a vida que floresce mesmo em espaços intervencionados. O espaço aéreo, onde o céu com o sol, borboletas, abelha e libelinha, representa uma componente crucial de todos os ecossistemas, essencial para a polinização, dispersão de sementes e controlo de insetos. O ecossistema representativo da Montanha/Serra, onde a imagem da serra, faz lembrar a Serra de Sintra, contribui para a riqueza paisagística e ecológica da região.
Os elementos dos ecossistemas presentes na pintura podem ser divididos em bióticos (seres vivos) atendendo à flora, fauna, animais e abióticos (elementos não vivos), como a água do mar, a luz e calor do sol, o ar e a atmosfera como o céu e o solo.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem para o mural do projeto "Muros com Vida" não foi aleatória, mas sim uma representação sentida e multifacetada do entorno natural e social que abraça a Escola Professora Maria Margarida Rodrigues.
Esta escolha é o reflexo da identidade local, pois a imagem capta de forma autêntica a singularidade da nossa localização geográfica, entre a imensidão do oceano e a grandiosidade da Serra de Sintra. Permite que os alunos reconheçam e se identifiquem com o seu próprio meio. Representa a consciencialização para a biodiversidade ao incluir animais marinhos, insetos voadores, aves e animais terrestres. Esta imagem educa e sensibiliza para a riqueza e diversidade da vida que coexiste no nosso território, incentivando a valorização e a proteção de cada espécie. A representação do mar, do céu, da escola e da serra demonstra a conexão entre diferentes ecossistemas, promovendo uma visão holística da natureza. Desde o estímulo à criatividade e expressão artística, a conceção do desenho pelos próprios alunos, que posteriormente se transformou no mural, valoriza a sua capacidade criativa e oferece uma forma para expressarem a sua perceção e afeto pelo ambiente que os rodeia.
Esta é uma Mensagem de Esperança e Vida, com as suas cores vibrantes e a abundância de elementos vivos, transmite uma mensagem positiva e inspiradora sobre a vitalidade do nosso planeta e o papel que cada um de nós tem na sua preservação. Sem dúvida celebra a sustentabilidade, a educação ambiental e a responsabilidade coletiva na construção de um futuro mais verde.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural "Muros com Vida" foi um processo participativo e colaborativo, que envolveu ativamente os alunos do Primeiro Ciclo e Jardim de Infância da Escola Professora Maria Margarida Rodrigues, em todas as etapas, desde a conceção à concretização. A metodologia adotada visou não só a criação de uma obra de arte, mas também a promoção do conhecimento, da criatividade e do trabalho em equipa no âmbito do projeto.
O processo partiu da exploração e sensibilização acerca do tema, através da observação e pesquisa. Inicialmente, os alunos, foram desafiados a observar e a discutir os elementos naturais na biodiversidade presentes na proximidade da escola (o mar, a Serra de Sintra, o jardim da escola, o céu). Foram realizadas conversas e pequenas atividades de exploração para que identificassem o que mais os fascinava no seu meio. Houve uma introdução de conceitos básicos sobre ecossistemas, flora e fauna locais, adaptados à idade dos alunos, incentivando a sua curiosidade e o reconhecimento dos elementos vivos e não vivos. De seguida, foi lançado o desafio de criar um desenho que representasse a "vida" que os rodeia que seria a base para o mural. Posteriormente, partimos para a conceção, fase de criação dos desenhos, onde cada aluno foi incentivado a desenhar a sua própria visão para o mural, expressando livremente os elementos que consideravam mais importantes e significativos, resultando numa multiplicidade de ideias e perspetivas. Os desenhos foram partilhados e discutidos em grupo. Com a orientação dos professores, sendo selecionados os elementos mais recorrentes e representativos, e procedeu-se a uma fase de fusão e harmonização das diversas propostas, resultando num desenho coletivo que integrava as melhores ideias de todos. Esta etapa foi importante para o desenvolvimento do consenso e da valorização do trabalho em equipa. O desenho final, serviu de esboço para o mural, garantindo que a "voz" de cada aluno estivesse presente na obra final.
Posto isto, partimos para a execução do mural. A parede foi preparada para a pintura, envolvendo, sempre que possível e adequado, a participação dos alunos em tarefas simples, como a transposição e pintura colaborativa. Com o apoio e supervisão dos adultos (professores, técnicos e auxiliares), os alunos assumiram o papel principal na pintura do mural. Foi uma experiência prática de aplicação de cores, texturas e formas, desenvolvendo as suas capacidades motoras finas e a perceção visual.
Uma vez concluído, o mural tornou-se um motivo de orgulho para toda a comunidade escolar, sendo um testemunho visível do trabalho e dedicação dos alunos ao ambiente, numa metodologia participativa e ativa, tornando os alunos protagonistas do seu processo de aprendizagem e da sua contribuição para um ambiente escolar mais sustentável e inspirador.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidos todos os alunos da escola desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade.