Escola Básica de Vendas Novas nº3 (Vendas Novas)
Parceiros:
Município de Vendas Novas
Rádio Granada
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O projeto "Muros com Vida" nasceu da intenção de transformar um muro interior do nosso recreio escolar num vibrante mural, servindo não só como elemento estético, mas também como ferramenta pedagógica. Através de um processo colaborativo que envolveu pesquisa, investigação, desenho e, finalmente, a pintura, os alunos tiveram a oportunidade de explorar e materializar um ecossistema local.
A fase inicial do projeto foi dedicada à pesquisa e investigação sobre os ecossistemas presentes na região. Os alunos, sob orientação, aprofundaram os seus conhecimentos sobre a flora e fauna local, as interações entre as espécies e a importância do equilíbrio ambiental. Esta etapa foi fundamental para que a representação no mural fosse precisa e refletisse a riqueza da biodiversidade do nosso território. O processo de desenho foi colaborativo, permitindo que cada criança contribuísse com as suas ideias e perspetivas, consolidando o conceito do mural de forma participativa.
Este mural vai além da mera decoração; é um manifesto visual que sublinha a importância da preservação e recuperação de ecossistemas. Ao dar vida a este muro, procurámos incentivar a preservação e valorização do espaço público, melhorando o seu aspeto estético dentro do recinto escolar, um edifício centenário. Acreditamos que um ambiente escolar mais cuidado e inspirador contribui para o bem-estar e o desenvolvimento dos alunos.
O projeto também teve como objetivo trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças. Através da pintura, os alunos puderam exteriorizar preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade, transformando o muro numa tela para as suas vozes. Os ecossistemas surgem em simbiose com a presença humana, num cuidadoso equilíbrio, desde as mais pequenas folhas até às estrelas. Além disso, o "Muros com Vida" procura promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte, incentivando a comunidade a ver a arte como uma ferramenta para a conscientização ambiental e social.
Para a conceção da imagem do mural, optámos por uma abordagem inovadora: a elaboração de uma imagem compósita a partir de detalhes de quadros célebres de quatro artistas famosos: Joan Miró, Gustav Klimt, Frida Kahlo e Amadeo de Souza-Cardoso. Estes artistas, embora distintos nos seus estilos, foram unidos pelos temas da arte e dos ecossistemas, permitindo uma fusão criativa que resultou numa composição única e visualmente rica, que reflete a diversidade e a interconexão da natureza. Após os processos de limpeza e preparação da pintura parede, com o apoio do município de Vendas Novas, pudemos dar início ao traçado inicial do nosso mural, tendo sido realizado à noite, com a ajuda de um projetor, permitindo desta forma a ampliação da imagem. De seguida, os alunos foram pintando por partes o mural: as figuras humanas, as partes geométricas e as folhas, conseguindo chegar às partes mais altas com o auxílio de uma mesa. Na parte final, o preenchimento do fundo foi realizado com a técnica de esponja e uma bela moldura fez o enquadramento da nossa obra de arte, dando o aprimoramento indispensável para o nosso museu ao ar livre.
Para a concretização deste projeto, solicitámos apoio ao município para os materiais, incluindo a preparação da parede e as tintas necessárias. A colaboração com as entidades locais foi crucial para o sucesso da iniciativa.
A divulgação do projeto foi realizada através de diversos meios, incluindo as redes sociais, a rádio local Granada e os meios de comunicação, com o intuito de envolver toda a comunidade. O ponto alto da celebração será uma festa de final de ano no próximo dia 26 de junho, com toda a comunidade escolar, onde o mural será oficialmente apresentado, reforçando o sentido de pertença e o orgulho neste projeto coletivo.
O projeto "Muros com Vida" é um testemunho de como a arte pode ser um poderoso veículo para a educação ambiental e para a construção de uma comunidade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Foi elaborada uma imagem compósita a partir de detalhes de quadros célebres de quatro artistas famosos: Joan Miró, Gustav Klimt, Frida Kahlo e Amadeo de Souza-Cardoso. Estes artistas, embora distintos nos seus estilos, foram unidos pelos temas da arte e dos ecossistemas, permitindo uma fusão criativa que resultou numa composição única e visualmente rica, que reflete a diversidade e a interconexão da natureza.
Os ecossistemas surgem em simbiose com a presença humana, num cuidadoso equilíbrio, desde as mais pequenas folhas, flores, o céu azul sem poluição, até às estrelas.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após os processos de limpeza e preparação da pintura parede, com o apoio do município de Vendas Novas, pudemos dar início ao traçado inicial do nosso mural, tendo sido realizado à noite, com a ajuda de um projetor, permitindo desta forma a ampliação da imagem. De seguida, os alunos foram pintando por partes o mural: as figuras humanas, as partes geométricas e as folhas, conseguindo chegar às partes mais altas com o auxílio de uma mesa. Na parte final, o preenchimento do fundo foi realizado com a técnica de esponja e uma bela moldura fez o enquadramento da nossa obra de arte, dando o aprimoramento indispensável para o nosso museu ao ar livre.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na nossa escola, temos uma turma de 1º ano e quatro turmas de 3º ano. Todos os alunos foram convidados a pintar um pedaço do mural, dividindo por pequenas partes, permitindo a colaboração de todos. As partes mais altas foram realizadas em cima de uma mesa, e onde os alunos já não chegavam, as professoras deram uma ajuda.