Escola EB1/JI Nossa Senhora da Conceição (Guimarães)
Parceiros:
Laboratório da Paisagem e Câmara Municipal de Guimarães.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Árvores, plantas, insetos, abelhas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão, primeiramente é ajudar o Planeta pois está a gritar por ajuda, seguidamente, porque é o nosso ecossistema.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi pedido aos alunos do 4º ano para fazerem um desenho do nosso ecossistema com a colaboração dos pais. Seguidamente, a turma procedeu à escolha por votação do desenho que achavam que representava o pedido. Escolhido o desenho, todos os alunos da turma, alguns pais e alguns alunos da escola pintaram o muro.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do pré-escolar dos 3 aos 6 e alunos do primeiro ciclo dos 6 aos 10 anos ( essencialmente alunos do 4º ano - 9/10 anos).
À medida que se ia pintando o muro com a base, os alunos iam reproduzindo o desenho original.