Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica do Parque (São João da Madeira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura “Muros com Vida” representa um ecossistema de floresta mediterrânica, inspirado na paisagem natural do Parque Nossa Senhora dos Milagres, que envolve a escola.
Foram retratados diversos elementos bióticos, como:
Árvores típicas da região, animais locais, plantas aromáticas e flores silvestres.
Estão também presentes elementos abióticos, como:
O sol, como fonte de energia vital, o solo, rochas e água, fundamentais para a vida no ecossistema.
Este mural foi criado com a participação dos alunos e teve como objetivo sensibilizar para a importância da biodiversidade local e para a preservação da natureza, valorizando o espaço exterior da escola com arte e consciência ambiental.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi escolhida por representar de forma simbólica e colorida o ecossistema local que envolve a escola — a floresta do Parque Nossa Senhora dos Milagres. Reflete a biodiversidade, a harmonia entre os elementos naturais e a ligação dos alunos à natureza. Para além do seu valor estético, transmite uma mensagem de respeito pelo ambiente e de valorização do património natural da nossa comunidade escolar.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural seguiu uma metodologia participativa e interdisciplinar, envolvendo alunos, docentes e assistentes operacionais. O processo iniciou-se com sessões de sensibilização sobre a biodiversidade local, nomeadamente a flora e fauna do Parque Nossa Senhora dos Milagres. Seguiu-se a fase de pesquisa e seleção de elementos do ecossistema, com base em imagens e observações feitas pelos alunos.
Posteriormente, foram realizados esboços em sala de aula, orientados pelos professores de expressão plástica e do projeto Eco-Escolas. As ideias dos alunos foram integradas num projeto conjunto, respeitando a diversidade de contributos.
A fase de pintura decorreu por etapas, com grupos rotativos de alunos a colaborarem na execução do mural, sempre com o acompanhamento de docentes e apoio técnico quando necessário. Durante todo o processo, privilegiou-se a cooperação, o sentido estético e a educação ambiental, promovendo o sentimento de pertença e valorização do espaço escolar.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos pertencem à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo, com idades entre os 3 e os 10 anos.
A participação foi adaptada a cada faixa etária. Na educação pré-escolar, os alunos foram envolvidos através de atividades de exploração sensorial e desenho livre, onde expressaram elementos da natureza observados no parque envolvente à escola.
No 1.º ciclo, os alunos participaram em sessões de sensibilização ambiental, desenharam esboços com plantas, animais e paisagens, e refletiram sobre a importância de proteger o ecossistema local.
A fase de pintura do mural foi feita de forma rotativa e orientada:
– As crianças do pré-escolar pintaram áreas amplas e coloridas, com apoio dos adultos.
– Os alunos do 1.º ciclo contornaram figuras, preencheram detalhes e ajudaram na organização dos espaços da pintura.
Este trabalho colaborativo promoveu o sentido de pertença, a valorização do espaço escolar e o respeito pela natureza, envolvendo as crianças de forma ativa, criativa e significativa.