Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)
Parceiros:
O Laboratório da Paisagem dinamizou na nossa escola o projeto "Patrulheiros da Biodiversidade", o que nos permitiu observar e analisar melhor a nossa biodiversidade.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural apresentado constitui uma representação simbólica de um ecossistema equilibrado e da importância da educação ambiental no contexto escolar. Destaca-se, ao centro, uma flor amarela de grandes dimensões, a qual remete para a diversidade da flora e o papel vital das plantas nos processos ecológicos. Sobre esta flor encontra-se uma joaninha, símbolo do controlo biológico natural, e, ao seu redor, abelhas em voo, ilustrando a sua função essencial na polinização e manutenção da biodiversidade.
Este cenário evidencia a interdependência entre os seres vivos, reforçando a importância da preservação das espécies e da manutenção dos habitats naturais. A interação harmoniosa entre elementos da fauna e da flora é representada de forma didática e acessível. Trata-se, portanto, de um mural que conjuga arte, natureza e cidadania ambiental de forma simbólica e pedagógica.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem representada no mural partiu de uma decisão conjunta dos alunos, refletindo o seu envolvimento direto e ativo no processo criativo. Este mural nasce da observação e valorização da biodiversidade que nos rodeia, apresentando elementos naturais que são facilmente reconhecíveis nos espaços exteriores da nossa escola, como as joaninhas, abelhas e flores silvestres.
Estes seres vivos, pela sua simplicidade e simbolismo, foram selecionados por representarem de forma acessível e apelativa a importância da preservação dos ecossistemas. Através de formas simples e cores vivas, criam uma imagem cativante que capta a atenção e transmite uma mensagem clara de respeito pela natureza. Esta simplicidade gráfica foi também pensada para que as imagens pudessem, se desejado, ser replicadas e utilizadas na decoração da sala de aula, reforçando o vínculo entre o espaço de aprendizagem e a mensagem ambiental.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este projeto surgiu como continuação de um trabalho já iniciado com os alunos do 5.º ano que, nas aulas Ciências, participaram na atividade “Patrulheiros da Biodiversidade”, promovida pelo Laboratório da Paisagem, que teve como objetivo principal explorar os ecossistemas locais e sensibilizar para a importância da biodiversidade. Ao longo de seis sessões, realizaram saídas de campo, observaram o meio envolvente e identificaram diversas espécies de flora e fauna. As espécies encontradas foram fotografadas e posteriormente partilhadas nas aulas de Cidadania e de Educação Visual com os alunos de 9º ano.
Com base nas espécies observadas e registadas pelos alunos mais novos, os alunos do 9.º ano reuniram-se para analisar esse material e refletir sobre formas de representar a biodiversidade local num mural. Através da discussão de ideias e da colaboração entre turmas, foi concebido um desenho coletivo, pensado para ser pintado na nova sala de aula ao ar livre da escola, criada no âmbito do projeto Escola ComVida, premiado com o segundo lugar no Eco Parlamento, uma iniciativa também do Laboratório da Paisagem. Os elementos selecionados para a pintura do mural foram uma flor, uma joaninha, uma abelha e formigas, espécies que se encontram facilmente no espaço escolar.
A pintura do mural teve lugar no Dia do Ambiente, aquando da inauguração oficial da sala de aula ao ar livre, que coincidiu com o último dia de aulas do 9º ano, altura em que participaram numa espécie de paddy paper que incluía a etapa com a pintura do mural. Estes alunos concretizaram a pintura com o apoio e orientação das professoras de Educação Visual, Celeste Semanas e Isabel Alves, traduzindo em arte as ideias recolhidas a partir da observação da natureza local.
Este projeto assumiu um carácter interdisciplinar. A partir da observação direta da natureza pelos mais novos e da criatividade dos alunos mais velhos, foi possível:
Valorizar o conhecimento dos ecossistemas locais;
Estimular o trabalho em equipa e o envolvimento interturmas;
Criar uma obra visual com forte carga educativa e ambiental;
Reforçar o sentido de pertença à escola e à comunidade;
Transformar um espaço físico em local de aprendizagem, arte e cidadania.
A participação no projeto “Muros com Vida” permitiu à nossa escola conjugar educação ambiental, expressão artística e participação cívica, tornando visível o compromisso com os valores da sustentabilidade. O mural agora existente na sala de aula ao ar livre representa não só a biodiversidade local, mas também o resultado de um trabalho coletivo, pensado e sentido por toda a comunidade escolar.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A pesquisa foi feita por alunos de 5º ano (10 e 11 anos) e a pintura do mural por alunos de 9º ano (14 e 15 anos).