Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural concluído.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Tivemos como ponto de partida alguns dos aspetos dos ecossistemas que rodeiam a Escola.
Em alguns locais ainda é possível observar vegetação nativa mediterrânica tal como carrasco, carvalho, aroeira, sobreiro, rosmaninho, roselha, murta e outras.
As comunidades animais estão representadas por pequenos mamíferos (coelhos, ouriços-cacheiros, ratos, doninhas, texugos, saca-rabos…). Esporadicamente avistam-se raposas e javalis. Observa-se ainda uma variedade considerável de aves (perdizes, pintassilgos, melros, rolas, pardais, verdilhões, milheiriças, falcão peneireiro, águia de asa redonda, pintarroxos, poupas, perdizes) e alguns insetos e répteis.
Integrámos no nosso mural algumas dessas espécies: poupa, roselha, raposa, perdiz, rosmaninho e guarda-rios.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A composição do mural foi efetuada tendo em conta vários fatores:
- Representar algumas das espécies do ecossistema em que a escola se insere dando a conhecê-las à comunidade escolar e, desse modo, contribuir para a sensibilização para a sua proteção e preservação;
- Envolver os alunos em todo o processo, quer na pesquisa, quer na composição e pintura do mural, levando-os a valorizar o território, a escola e a comunidade em que se inserem;
- Valorizar um muro, até agora branco, dando um visual moderno ao pátio e, por fim, ser motivo de orgulho para toda a comunidade escolar que assim se sente integrada num projeto mais vasto, o Desafio “Muros com vida” lançado a nível nacional.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A proposta de participação no Desafio “Muros com vida” partiu do professor de Educação Visual. Auscultada a direção do agrupamento, a coordenação da escola e posteriormente a Câmara Municipal de Torres Vedras e após a concordância de todos avançámos para a escolha do local a pintar. Pareceu-nos que o extenso muro que limita a nascente um dos pátios da escola seria um bom local pois, quando se entra nesse espaço, é inevitável não o observar.
Antes da realização do mural houve um trabalho prévio de pesquisa efetuado pelos alunos do 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais. Os alunos elaboraram fichas sobre espécies autóctones de Portugal. Após a apresentação dos trabalhos e a intenção da escola se envolver no desafio “Muros com vida” foram escolhidos alguns dos trabalhos que se referiam a espécies dos ecossistemas da região. As espécies selecionadas foram depois trabalhadas pelos alunos na disciplina de Educação Visual onde, partindo do desenho de animais e plantas, efetuaram, depois de uma nova seleção, com a ajuda do professor, uma composição gráfica do muro (projeto à escala). Com esse projeto impresso em papel, procedeu-se ao desenho e pintura diretamente na parede. O produto final foi um mural com 2m de altura por 30m de comprimento.
Foi efetuada a divulgação do trabalho no Instagram (ebdefreiria) e no Facebook (Escola Básica de Freiria).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidas todas as turmas do 7º ano (6) e uma turma do 8ª ano, totalizando 155 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. Todos os alunos da turma do 8º ano desenharam primeiro, em papel, as figuras que vieram a dar vida ao mural. Na pintura participaram ativa e entusiasticamente todas as turmas acimas referidas, sob a orientação do Professor David Cara-Nova.