Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura mural concluída - Ecossistemas Floresta tropical e Savana

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema 1 - Savana
Elementos presentes na pintura:
Animais: Leões e zebras
Plantas: Árvores e herbáceas
Ecossistema 2 - Floresta tropical
Elementos presentes na pintura:
Animais: Papagaios, tucano, macacos e cobra
Plantas: Árvores arbustos e herbáceas

Qual a razão da escolha desta imagem?
As duas imagens foram escolhidas pela qualidade artística dos desenhos apresentados a concurso e por serem dois ecossistemas terrestres diferentes, Savana e Floresta tropical, e complementarem o ecossistema aquático já existente, Oceano.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Nas aulas das disciplinas de Ciências Naturais e Dt Turma de todas as turmas de 2º e 3º ciclos, foi apresentado pelos respetivos professores, o regulamento do concurso "Muros com Vida" do Eco-escolas.
Os alunos foram convidados a refletir sobre a importância dos Ecossistemas e formas de os preservar, e elaborarem desenhos, individualmente ou em grupo, sobre um ecossistema à sua escolha, sendo, posteriormente escolhido o melhor desenho para ser pintado num muro da Escola.
O concurso foi também divulgado através de vários cartazes distribuídos pela escola.
As professoras coordenadoras do Projeto Eco-escolas, auxiliadas por dois professores de Educação Tecnológica e Educação Visual, analisaram os vários trabalhos apresentados a concurso e escolheram dois trabalhos vencedores, representando dois Ecossistemas diferentes, Savana e Floresta tropical.
No ano letivo anterior tinha sido pintado o Ecossistema Oceano.
Pretendemos continuar com esta atividade nos próximos anos letivos, pintando outros muros da nossa Escola com outros ecossistemas.
Foi escolhido o trabalho de uma aluna de 7ºano com boas capacidades artísticas de desenho e pintura, a Diana Pego, por coincidência, a mesma aluna que elaborou o Poster Eco-código no ano letivo 2023/2024.
Identificação:
Escola Básica Roque Gameiro – Amadora
Professoras coordenadoras Adelaide Pereira e Manuela Castro
Trabalho realizado por: Diana Gabriela Pego, 7º1ª
Este cartaz será exposto em vários locais da Escola e enviado a todos os Delegados de Ambiente e Diretores de Turma, no início do próximo ano letivo, para que este código de conduta seja assumido por toda a comunidade escolar da Eco-Escola Roque Gameiro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos autores dos desenhos escolhidos, nas duas últimas semanas de aulas, fora do seu horário letivo, e sobre a supervisão das duas professoras coordenadoras, transpuseram os seus desenhos do papel para a parede e realizaram as duas pinturas murais.