Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pinturas a decorrer

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Coimbra

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Os alunos do 3º Ano B optaram por pintar, enquanto ecossistema, uma floresta portuguesa no muro do Jardim-Escola. Esta escolha deve-se ao facto das florestas darem abrigo a uma grande variedade de vida vegetal e animal, sendo fundamentais para a manutenção da biodiversidade; para o fornecimento de recursos naturais; para a regulação do clima; e para a proteção do solo. As florestas são essenciais para a saúde do planeta e para a vida humana, contribuindo significativamente para a nossa economia, ambiente e sociedade. Posto isto, os alunos pesquisaram sobre as espécies de fauna e flora, presentes nas nossas florestas, e optaram por desenhar as seguintes:
Mamíferos: lebre; javali; lince-ibérico; veado-vermelho; raposa; marta; lobo-ibérico; o esquilo-vermelho; cabra-montês; morcego; toupeira.
Aves: pica-pau; pisco-de-peito-ruivo; águia-real; coruja-do-mato; melro.
Répteis: lagartixa-ibérica; licranço; cágado-mediterrânico; víbora-cornuda; osga-comum.
Insetos: abelhas, abelhões, vespas, borboletas, escaravelhos e formigas.
Moluscos: caracol.
Anelídeos: minhoca.
Aracnídeos: aranha pescadora.
Plantas lenhosas: eucalipto, sobreiro e o pinheiro-bravo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Com esta pintura, procuramos sensibilizar para a preservação das florestas portuguesas, reconhecendo a sua importância para a saúde do planeta e para o desenvolvimento económico e social do país. As florestas são uma fonte de recursos e contribuem para a mitigação das alterações climáticas, abrigando uma grande biodiversidade. Além disso, com este trabalho, esperamos enriquecer o conhecimento dos nossos alunos sobre o tema, nomeadamente, sobre o nome de algumas das espécies de fauna e flora aqui presentes.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Primeiramente, a turma do 3º Ano B pesquisou sobre os vários ecossistemas, com foco nas florestas, descobrindo as espécies de animais e plantas que as habitam. De seguida, foram feitos alguns esboços do desenho a ser pintado na parede e, após ter sido finalizado, iniciaram-se as pinturas (que ainda se encontram a decorrer).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto foram envolvidos os 26 alunos da turma do 3º Ano B (dos 8 aos 9 anos de idade), com a coordenação das professoras de Artes Visuais do Jardim-Escola.