Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)
Parceiros:
Todos os anos as Técnicas do Centro de Ciência da Biodiversidade de Vila Real têm participado com a nossa escola numa visita ao Rio Cabril no dia 2 de fevereiro para assinalarmos o Dia das Zonas Húmidas.
O Município disponibilizou as tintas, pinceis e trinchas.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema presente na pintura é um ecossistema ribeirinho ou zona húmida. Estão identificados algumas árvores como o salgueiro e amieiro, alguns juncos e plantas com flores lilás, congossa pervinca que pudemos observar junto à linha de água e malmequeres amarelos. Quanto à fauna é muito mais diversificada. Observa-se um guarda-rios no amieiro,uma garça real procurando comida, sapos aquecendo-se ao sol nas rochas dentro de água. Rãs , algumas escondidas debaixo das pedras, minhocas, girinos, salamandras, tritões, efémeras, alfaiates na superfície da água, libélulas, libelinhas, borboletas, abelhas e mosquitos. Todos estes seres vivos puderam ser observados pelos alunos nas diversas visitas a este ecossistema na localidade de Ferreiros, onde está localizada a nossa escola.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Todos os anos a nossa escola comemora o Dia das Zonas Húmidas no dia 2 de fevereiro e leva os alunos, as 4 turmas do 1º ciclo e o JI ao Rio Cabril que passa em Ferreiros para conhecer a fauna e flora deste espaço e a importância que tem na biodiversidade local.Este ano achamos que seria este o tema para o novo mural.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Como já dissemos, temos comemorado o Dia das Zonas Húmidas com a colaboração do Centro de Ciência para sensibilizar os nossos alunos para a preservação deste ecossistema. Além de observarmos a biodiversidade local, fazemos recolha de alguns seres vivos que, já na escola,observamos na lente binocular. Entre estes, observamos sempre rãs e tritões que depois voltamos a libertar no mesmo local. Como temos um charco no recreio decidimos restaurá-lo e fizemos um workshop com biólogos da UTAD num eco sábado com os pais e filhos. Os nossos alunos fizeram percursos de pesquisa sobre anfíbios que partilharam com os colegas em comunicações na sala. Recolheram muita informação sobre esta espécie e desenharam rãs e girinos por isso foi fácil copiá-los no muro até porque já temos vários tritões marmoreados e de ventre laranja no nosso charco assim como sapos e salamandras e são-lhes familiares.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todos os alunos estavam motivados pelas visitas de estudo ao Rio Cabril, pelo nosso Charco com Vida cheio de anfíbios e pelas descobertas realizadas com os percursos de pesquisa ajudados pelos pais na interrupção da Páscoa. A tal ponto que as crianças do JI quiseram vestir-se de rãs ou sapos no Desfile da Primavera em Vila Real e no fim do ano vão dançar assim vestidos para os pais com a música de Paul McCartney, The Frog Chorus. Estas crianças têm, 4, 5 e 6 anos. As do 1º ciclo têm entre os 6 e os 10 anos. Todas participaram na pintura, vindo uma turma de cada vez. O 3º ano desenhou a maior parte dos animais. O JI pintou a erva e desenhou algumas rãs, o 1º ano pintou as árvores , o 2º ano pintou as minhocas, os juncos e as flores, o 4º ano pintou o céu e as nuvens.