Abrantes ( 3 trabalhos )
Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
A ideia principal é diversificar, tanto quanto possível, os Ecossistemas Terrestre e Aquático, com representações variadas de vários ambientes e animais. No fundo, cada painel representará especificidade natural e o conjunto de painéis a diversidade dos ecossistemas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)
Florestas e bosques das regiões de clima temperado mediterrânico. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)
Ecossistema terrestre - Avifauna das arribas do Tejo. Elementos presentes: Abelharuco, Águia Calçada, Andorinha, Chapim Real, Melro e Tentilhão. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Águeda ( 2 trabalhos )
Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)
Fluvial - lacustre Pateira de Fermentelos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)
O ecossistema representado é aquático (o rio) e os elementos nele representados são a lontra(que por vezes é avistada no rio Águeda), o sapo, o guarda- rios (ave local) e o cágado e a vegetação que cresce junto ao rio. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcácer do Sal ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)
Através da promoção um novo olhar sobre o nosso território, centrado na arte selecionámos um trabalho de um aluno de 5.º ano que foi reproduzido no mural, baseado na representação de uma pintura do ecossistema da comunidade envolvente de seres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcobaça ( 5 trabalhos )
Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)
No nosso Mural tentámos retratar a principal zona húmida dos Concelho de Alcobaça, a Lagoa de Pataias, constituindo um local de grande Biodiversidade no nosso Concelho. As espécies que estão presentes na pintura são facilmente observadas neste espaço: pato-real, rã-verde, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica da Benedita (Alcobaça)
A professora de EV/ET apresentou à turma os vários desafios Eco-Escolas 2024. Os alunos demonstraram interesse em participar no desafio “Muros com vida”. Os alunos foram sensibilizados pela importância da preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)
No âmbito do projeto Eco-Escolas, Muros com vida, com vista a promover a importância da preservação de ecossistemas e em simultâneo a valorização do espaço público melhorando o seu aspeto estético, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)
Os alunos pintaram a Biodiversidade existente no espaço escolar deles. - pintaram a rocha mãe; - pintaram as camadas mais superficiais da terra; as plantas e os animais que observaram: insetos - abelhas, borboletas - pássaros, formigas, caracóis, minhocas, joaninhas... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)
O mural apresenta uma celebração da biodiversidade local de Alcobaça, utilizando silhuetas estilizadas para representar diferentes espécies animais e vegetais. As aves em voo representam a liberdade e beleza natural. Os animais em frente ao pôr do Sol amarelo e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alvito ( 1 trabalho )
Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)
O Ecossistema representado na pintura é o das árvores existentes na escola (cerejeiras bravas, medronheiros, sobreiros, limoeiros, macieira, etc.), que se enchem de vida, ao longo do ano, em determinadas horas do dia, com as aves que nelas procuram alimento, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amadora ( 3 trabalhos )
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
O desenho procura retratar a biodiversidade de polinizadores e a diversidade de insetos que pairam nos nossos espaços verdes sobre as diversas plantas herbáceas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Luís Madureira (Amadora)
Os ecossistemas mais trabalhados foram os ecossistemas marinhos e a influência da poluição atmosférica nos mesmos pois um dos ODS está relacionado com a ação climática e proteger a vida marítima. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Anadia ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
O ecossistema é montanhoso e aéreo. Estando presentes apenas rocha e cinco aves. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)
A serra do Açor foi a paisagem escolhida para a pintura mural. Esta é uma paisagem protegida da Região Centro de Portugal Continental. Neste encontra-se dois locais de especial interesse, que são a Mata da Margaraça e a Fraga da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Armamar ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Armamar (Armamar)
Os elementos representados na pintura do mural, valorizam essencialmente os ecossistemas terrestes, fauna e flora, que fazem parte da vida dos alunos, sendo a produção da maçã um dos recursos mais importantes. Podemos ver também a abelha, tão necessária à […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arruda dos Vinhos ( 2 trabalhos )
Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)
Depois de explorar os ecossistemas e do que necessitam para existir, as crianças enfatizaram o facto de ser necessária água e luz para que todos os organismos se desenvolvam. Uma das crianças lembrou-se que quando chove e faz sol aparece […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos)
Na pintura do muro aque se deu o nome "Muro 50 cravos" pretendeu-se identificar como ecossistema relacionado com a revolução de Abril e o ambiente rural onde fica situada a nossa escola, Assim os cravos pintados, 50 , identificam por […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 2 trabalhos )
Escola Básica da Quinta do Simão (Aveiro)
Pássaros, Coelhos bravos e horta biológica. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Esgueira (Aveiro)
O ecossistema escolhido para ser pintado no muro é maravilhoso e muito rico em avifauna e flora - Ria de Aveiro, mais concretamente, os passadiços de Esgueira. Apresenta uma biodiversidade com uma verdadeira profusão de espécies: andorinha-do-mar-anã, perna-longa, pilrito-comum, águia-pesqueira, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Azambuja ( 2 trabalhos )
Centro Escolar Boavida Canada (Azambuja)
As lezírias do Tejo. Foram abordados vários animais do ecossistema, tais como: os guarda rios; o gado bovino, as cegonhas… Por outro lado foi explorada a flora existente, ou seja, o tomate e o arroz. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)
O ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos, ou seja, a integração entre os fatores bióticos e abióticos. - Partindo desta definição formal, pretendeu-se encontrar e representar uma iconografia baseada em formas orgânicas de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Boticas ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)
O ecossistema presente no mural é terrestre montanhoso, retratando a região em que se insere o agrupamento. Estão presentes neste ecossistema os seguintes elementos: Fatores abióticos: solo, rio, luz. Fatores bióticos: Estratos herbáceos, arbustivos e arbóreos, abelhas, borboletas, falcão, joaninhas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 4 trabalhos )
EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)
O desenho começou a ser idealizado no segundo período, quando foi abordada a temática do ambiente e quando se iniciaram os trabalhos de limpeza do rio Este e da Praia Suave Mar. A partir daqui os alunos ficaram sensibilizadas para […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Os alunos deram início aos trabalhos, fazendo uma pesquisa orientada sobre espécies presentes, nas Áreas Protegidas, tradicionalmente visitadas pela escola, em saídas de campo de Ciências Naturais: Parque Nacional Peneda-Gerês e Parque Natural Litoral Norte. Um outro critério baseou-se no […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB2/3 Frei Caetano Brandão (Braga)
A EB1 da Gandra tem um charco que foi construído no ano letivo 2023. Este foi o ecossistema que inspirou os alunos para “dar vida” ao muro que se encontra em frente ao charco e que é visível da estrada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Paulo VI (Braga)
O ecossistema presente na pintura é marinho, referente à praia da Apúlia, praia mais próxima da cidade de Braga, com lulas, sardinhas, algas e robalo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE da Quinta Grande (Câmara de Lobos)
Os ecossistemas representados através da pintura do mural são a floresta e as montanhas. Os elementos do ecossistema presentes na pintura são: as montanhas, a flora e a fauna. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Sidónio Pais (Caminha)
A decoração dos espaços melhora o impacto visual quando alunos, professores e funcionários circularem os espaços fora das salas de aulas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Campo Maior ( 1 trabalho )
Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)
O ecossistema selecionado foi o Rio Guadiana, com os seus afluentes Caia e Xévora. As ameaças e a sua diversidade e potencialidade ficam patentes neste mural pela cor, vida e alegria que a água gera em seu redor. Estão representados […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cantanhede ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Covões (Cantanhede)
Lagoa dos Coadiçais / animais, sapos e borboletas / vegetação. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 2 trabalhos )
Escola Básica Raul Lino (Cascais)
O ecossistema escolhido foi "Oceano" Enquadrado no tema do Ano "Oceanos de Liberdade" transversal às várias escolas do Agrupamento e em particular à EB Raul Lino. Na pintura está plasmado o sentimento de "Liberdade" na figura do ser marinho (Tartaruga […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)
Está presente na pintura "O Canas" que era um espaço onde antes se encontrava um canavial e foi reestruturado pela Câmara Municipal de Cascais para dar lugar a um espaço de recreio humanizado. Também se encontra representado o mar dada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Castelo Branco ( 1 trabalho )
Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Foi apresentado o projeto aos alunos num conselho Eco-Escolas e um grupo mostrou-se interessado em participar. Um dos alunos relatou uma visita familiar, recente, ao parque Naturtejo, mais concretamente um percurso de barco nas Portas de Ródão. O relato e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 1 trabalho )
1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)
As pinturas retratam diferentes ecossistemas. Os alunos privilegiaram a representação dos ecossistemas presentes na escola, sendo eles o lago das tartarugas, o charco da rãs e o jardim. Além destes, também destacaram o ambiente marinho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Covilhã ( 1 trabalho )
Escola EB/JI A Lã e a Neve (Covilhã)
Serra da Estrela e alguns dos animais e plantas em extinção como o cardo, o teixo, o longicórnio-da-estrela e a lagartixa da montanha, entre outros. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entroncamento ( 1 trabalho )
Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)
O mural pintado na nossa escola foi inspirado no Parque Verde do Bonito, na cidade do Entroncamento na qual a nossa escola se localiza. Neste sentido, no mural representámos o pato-real, espécie comum no Parque do Bonito, as borboletas, as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Esposende ( 2 trabalhos )
Escola Básica António Correia de Oliveira (Esposende)
Os ecossistemas representados são o terrestre , marinho e aquático: - ecossistema terrestre: gato, cão, árvore, borboleta, abelha , aves em geral; - ecossistema marinho: cágado mediterrânico , tubarão, búzio, raia, gaivota, estrela-do-mar; - ecossistema aquático: pato-real, guarda-rios. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)
Ecossistema marinho; baleia; fitoplâncton; água; detritos orgânicos; luz. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
Habitat da borboleta cauda-de-andorinha na ESE. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estremoz ( 1 trabalho )
Escola Básica da Mata (Estremoz)
Elementos tais como, animais, plantas, flores... ( Borboleta, passarinho, caracóis, flores, arbustos...) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 3 trabalhos )
Associação Mãe Galinha (Évora)
A TERRA, O CAMPO , O AR , COMOTAL TEMOS O TRABALHO A PARTIR DE UM CANTEIRO DE FLORES JA EXISTENTE, AS FLORES DE DIFERENTES CORES, O SOL E AS NUVENS E OS PASAROS E BORBOLETAS. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
A pintura representa um ecossistema terrestre, cujos elementos presentes são os seguintes: bióticos - plantas, animais (aves); abióticos - ar, solo, minerais, água (nuvens), luz e calor (sol). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de St. António (Évora)
Reprodução de um jardim com insetos, pintos, galinhas, arbustos, flores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 7 trabalhos )
Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)
O ecossistema presente é o ambiente marinho, onde estão representadas tartarugas, peixes, polvo, caranguejo, cavalo marinho, algas, baleia, areias, estrelas do mar, pedras, alforrecas, tubarão, raia e peixe balão. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Arões S. Romão (Fafe)
Retrata um ecossistema misto, com elementos terrestres e aquáticos: água, carvalhos, flores diversas, cogumelos, abelhas, andorinhas, borboletas e peixes. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Cepães (Fafe)
O ecossistema selecionado foi um ecossistemas terrestre, com árvores de grande porte, montanhas nevadas e animais que facilmente se encontram na nossa zona, o caracol, o mocho, a raposa e as borboletas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Fareja (Fafe)
O ecossistema escolhido foi o aquático, mais especificamente, o marinho. Os elementos presentes nesta pintura são: peixe, cavalo-marinho fêmea e cavalo-marinho macho, bem como algumas algas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Medelo (Fafe)
O ecossistema presente na pintura é o aquático, mas retrata e destaca os ambientes marinhos dos mares e oceanos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Regadas (Fafe)
O ecossistema retratado no nosso projeto "Muros com Vida" é um local da nossa Freguesia/Regadas, que se chama "Ilha dos Amores" Neste ecossistema identificamos várias espécies animais que existem na ilha, bem como no rio que segue e atravessa a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Padre Joaquim Flores (Fafe)
Ecossistema terrestre: Fauna (melros, borboletas, caracóis, formigas, joaninhas, abelhas... ) e Flora (pinheiros, sobreiros, castanheiros, macieiras, pereiras, limoeiros, figueiras..., muitas flores...) observada no espaço exterior que rodeia a escola. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 15 trabalhos )
Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
A imagem representa o oceano onde se pode ver o ecossistema marinho que é fundamental preservar. Podemos ver algas, peixes, baleias, estrelas-do-mar, polvos, cavalos-marinhos, etc.… O cavalo-marinho é considerado um símbolo de proteção dos oceanos devido à sua aparente fragilidade […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)
A pintura procura representar um ecossistema terrestre, desde o mar até ao rio, considerando as suas margens, assim como a fauna e a flora existente nesse Meio. É possível observar alguns animais aquáticos, no meio de água doce, como são […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores” e pretendeu dar continuidade à pintura realizada no ano letivo de 2021-2022, uma vez que naquela altura só foi pintada uma parte do muro. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Torrados (Felgueiras)
Oceano: Golfinhos, concha, peixinhos, areia, pedras, algas, plantas... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Vila Cova da Lixa (Felgueiras)
Ecossistema terrestre e marinho; Espécies animais, espécies marinhas e plantas; Planeta Terra; Símbolo da reciclagem; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Dr. Leonardo Coimbra (Felgueiras)
O Futuro nas nossas Mãos: O planeta Terra pede socorro! O futuro do nosso lar está em risco e precisamos agir agora! Dar vida nova à nossa escola...pintámos o muro com lindas artes e chamadas de atenção. Os elementos do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Nº1 de Airães (Felgueiras)
Ecossistema marítimo e terreste. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
Na pintura temos a presença das cores dos elementos fundamentais para que haja vida na Terra: o sol (amarelo); o solo (verde); a água (azul) e o ar (magenta e laranja). A mistura de cores com o ponto central uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Caramos (Felgueiras)
Representação de ecossistema contíguo ao edifício escolar ( campo). Elementos representados: joaninhas, borboletas, caracóis, pássaros, formigas, flores silvestres e ervas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)
O Eco Sistema, está relacionado com a vivência no Mar e a Poluição que se julga lá estar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)
Neste mural vemos parte do ecossistema presente no pátio da escola, que os alunos decidiram representar. Ao explorarem o tema "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola" no pátio da escola, os alunos observaram e registaram os seres vivos que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)
- O desenho abrange um pouco de todos os temas abordados no Programa Eco escolas. - Tem como ponto central o Planeta Terra à sua volta "giram" os seres vivos e os seus habitats. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)
A pintura do mural na Escola Secundária de Felgueiras procura criar um portal para o interior do oceano. Assim representamos um ecossistema marinho/aquático composto por uma pequena planície abissal, algas marinhas, baleias e peixes. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância da Lixa (Felgueiras)
A pintura representa as emoções, que a Natureza, com as suas cores, nos transmitem. O Monstro das Cores: " Na Natureza, brincando com as cores, ele nos ensina a sentir e a sonhar!" Os ecossistemas representados são: Eco sistema Terrestre […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
A pintura apresenta aspetos da localidade, que se insere numa zona rural. É uma paisagem campestre, apresentando motivos naturais nomeadamente seres vivos mais predominantes na região. Flora e fauna: uma ave de rapina; achegam (peixe mais pescado na região); garça; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 2 trabalhos )
Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)
Ecossistema marinho- o mar; o Sol; golfinhos; peixes; barco e crianças. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)
Vida na terra, com a presença das plantas e animais que as procuram para se alimentarem ou delas fazerem o seu habitat. Representação da abelha, inseto essencial para a vida humana na Terra, com o seu papel crucial na polinização […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)
Este ecossistema representa o rio Zêzere e as ribeiras do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde a biodiversidade é imensa, mas, o que está destacado no mural são os peixes mais comuns, as Bogas, os Achigãs, as carpas, as trutas, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 13 trabalhos )
Escola da APEL (Funchal)
A pintura representa elementos da biodiversidade terrestre do Arquipélago da Madeira, incidindo no ecossistema: Floresta Laurissilva da Madeira. Os elementos selecionados para estar na pintura, são espécies da fauna e flora terrestre que incluem espécies de aves, invertebrados e plantas: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)
Memória descritiva mural: Muros com vida. Este projeto nasceu por solicitação do Conselho Executivo da Escola Básica com Pré- Escolar Bartolomeu Perestrelo, no sentido de ser feita uma intervenção no canto da escola, visto este se encontrar em condições muito […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 1/PE da Cruz de Carvalho (Funchal)
A pintura representa elementos importantes da fauna da Madeira: três espécies de aves endémicas que são espécies protegidas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura: No âmbito deste projeto selecionamos as Levadas da Floresta Laurissilva pela sua beleza natural e o rico Património Natural. Assim, as levadas são representativas da singularidade da Ilha da Madeira, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE da Achada (Funchal)
Floresta Laurissilva com fauna e flora endémica. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE da Ajuda (Funchal)
O ecossistema é a floresta tropical (fauna e flora). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)
Está representado o ecossistema terrestre, com destaque para a Floresta Laurissilva valorizando-se a riqueza e diversidade da fauna e flora. Na pintura estão presentes vários elementos deste ecossistema como aves (melro preto e andorinhas), insetos (abelhas, joaninhas, borboletas, formigas), árvores […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)
A pintura na imagem apresenta elementos que compõem um ecossistema de jardim ou campo florido. Os elementos presentes incluem: Flores: Representadas pelas lavandas à esquerda. Insetos: Abelha: Posicionada sobre uma flor roxa. Borboleta: Voando próximo a um galho. Joaninha: Localizada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
Zona costeira do ecossistema marinho da ilha da Madeira, seres vivos característicos da fauna e flora deste ecossistema. Aves marinhas características da ilha da Madeira, enguias europeias e o Lobo-marinho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Infantário Cidade dos Brinquedos (Funchal)
O ecossistema presenta na pintura é o terrestre e conta com diversos elementos da fauna e da flora, mais em concreto, as abelhas, as borboletas as flores, as plantas, entre outros. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim Escola João de Deus (Madeira) (Funchal)
O ecossistema escolhido foi o marinho, sendo o elemento patente na pintura o polvo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Serviço Técnico de Educação Especial (STEE) (Funchal)
O ecossistema representado é o terrestre e nele está representado vegetação, abelhas, borboleta, lagarta, joaninha e pássaro. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Escola Básica da Venda Nova (Gondomar)
A imagem criada foi semi-realista para que fosse possível a visualização de variados ecossistemas. Quisemos representar os seguintes ecossistemas: - charco, representado pelas rãs e flor de lótus; - polar, com a presença de um urso polar; - floresta europeia, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 6 trabalhos )
Escola Básica de Infantas (Guimarães)
Sendo “independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos. Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
O ecossistema representado é o terrestre. A pintura do mural é a imagem de uma árvore, com um lado seco e o outro verde, que simboliza a interação entre a natureza e os desafios ambientais que enfrentamos globalmente, como os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)
Os docentes responsáveis pelo Eco – Escolas da escola João de Meira, deram conhecimento à professora de Educação Visual do projeto “Muros com Vida”. A imagem exemplificativa fornecida, aliada à localização da nosso Projeto Jardim D`Aromas/Horta Biológica, serviu como ponto […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)
Neste mural foi retratada a horta da escola em conjunto com as plantas existentes na escola. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI S. Roque (Guimarães)
O nosso jardim de infância está inserido na montanha da Penha sendo, por isso um ecossistema de montanha e por isso a nossa pintura foi um pouco à procura do que vemos no nosso parque e à sua volta: vegetação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)
O tema da pintura enquadra-se no tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, com destaque para a preservação de espécies, nomeadamente o lince ibérico, a águia e o esquilo. Os elementos presentes na pintura são a floresta, o lince ibérico, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ílhavo ( 1 trabalho )
Escola EB1 da Cale da Vila (Ílhavo)
Ecossistema marítimo, já que vivemos perto do mar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 1 trabalho )
Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)
Ecossistemas e elementos dos ecossistemas: Marinho tropical: Corais, tartaruga, peixe cirurgião, peixe palhaço e variados peixes tropicais. Savana: Girafa, zebra e leão. Ártico: Família de pinguins. Floresta tropical: Pandas e bambus. Floresta mediterrânica: Veado, lago de água doce, sapo e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 3 trabalhos )
Escola Básica Damião de Góis (Lisboa)
O ecossistema selecionado para o Mural da Biodiversidade foi o ecossistema terrestre. Nas imagens disponibilizadas podemos encontrar elementos fundamentais na manutenção da biodiversidade, as abelhas, bem como, elementos do reino vegetal. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
O Ecossistema representado neste mural de arte urbana funde-se entre imagens concretas (mocho, borboleta e esquilo) e conceitos abstratos, onde o fundo feito de triângulos de várias tonalidades de verde que encontramos na natureza (Monsanto)e azul, que remetem para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
Oceano. Algas, raia , polvo, tartaruga. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loulé ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)
A atividade destacou a complexidade dos ecossistemas terrestres e a importância das interações entre diferentes espécies. As pombas da liberdade e os cravos, cada um com as suas características e funções ecológicas, ilustram as plantas e os animais que colaboram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 4 trabalhos )
Escola Básica de Camarate (Loures)
Ecossistema marinho - água, seres microscópicos, peixes, tartaruga, estrela-do-mar, corais e algas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
“Muros com Vida” 2023/2024 O projeto “Muros com Vida” 2023/24, na EBGHD contou com a participação dos alunos/turmas 5º E (17 alunos), 6º D (19 alunos) e 6º E (19 alunos). Foi selecionado o tema Ecossistema Terrestre, tendo cada turma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Dr. Catela Gomes (Loures)
Na pintura do muro tentou-se criar vários ambientes distintos, começando na cidade, indo para as montanhas, floresta, praia e fundo do mar. Ao longo do percurso vemos meninos e animais associados aos espaços. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lourinhã ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)
Exemplo de um ecossistema lagunar com aves limícolas onde é possível observar algumas aves deste tipo de habitat. Após uma visita de estudo ao passeio marítimo do Tejo as aves mais marcantes para os alunos, Flamingo, Alfaiate, Pernilongo e Corvo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Reguengo Grande (Lourinhã)
Campo selvagem onde consta diversas plantas como papoilas e margaridas atrativas para as abelhas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado (Lourinhã)
O ecossistema e as espécies foram selecionadas a partir das existentes no território Geoparque Oeste, nomeadamente nas freguesias do município da Lourinhã. Na pintura, que envolveu duas paragens de autocarro e um muro, foram contempladas as seguintes espécies: Papoila; Carraspique […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lousã ( 2 trabalhos )
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
A articulação entre o projeto Eco-Escolas e a disciplina de Educação Visual efetivou-se na concretização do projeto Muros com vida e desenvolveu-se em três fases. Na primeira fase, intitulada observação da natureza, os alunos do 8º E, F e G […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Serpins (Lousã)
Serpins é uma zona rural com vários campos agrícolas ainda ativos, a proximidade da serra da Lousã, com as suas espécies autóctones, favorece a existência de diferentes espécies animais, entre os quais diversas espécies de aves. Serpins tem muitos apicultores, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 2 trabalhos )
Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)
Neste ecossistema constam os peixes do rio Lizandro (Boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), Escalo-do-sul (Squalius pyrenaicus) e Barbo-comum (Luciobarbus bocagei), algumas aves que habitam na nossa Tapada de Mafra, como o bufo real, a águia de Bonelli e o tentilhão e outros […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)
A pintura dos muros foi alusiva ao mundo animal e vegetal circundante ao estabelecimento de ensino. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Maia ( 1 trabalho )
Escola EB de Currais (Maia)
Na pintura temos representado um ecossistema aquático, em particular o mar e o oceano. Neste retrato naturalista mostramos diferentes elementos deste habitat, integrantes da fauna e flora, como por exemplo variedades de animais aquáticos, pequenos peixes, tubarões, polvos, baleias, caranguejos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marco de Canaveses ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)
Floresta minimalista. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 4 trabalhos )
Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)
O escossistema seleccionado foi o terrestre, em que se articulou este trabalho com a Comemoração da Data dos 50 anos do 25 de abril, em que estavam presentes os cravos, como elemento representativo da Revolução que ocorreu em 1974. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Perafita (Matosinhos)
O ecossistema trabalhado é o terrestre (horta). Os fatores bióticos presentes na nossa parede são os animais (abelha, borboleta e joaninha). As relações entre os seres vivos também estão presentes, assim como, a polinização (abelha e pólen) e a predação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
Na nossa pintura, encontramos um ecossistema, que representa o nosso jardim na frente da escola. Aí, podemos encontar espécies tais como: aves, borboletas, abelhas, entre outros animais, que fazem das nossas árvores, flores e solo, o seu habitat perfeito. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária João Gonçalves Zarco (Matosinhos)
Ecossistema marinho - peixe e reptil; a água Ecossistema terrestre - biodiversidade […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mealhada ( 2 trabalhos )
Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)
A pintura representa um ecossistema terrestre onde estão presentes duas borboletas e várias espécies vegetais. O desenho foi criado por uma aluna fascinada por borboletas. Embora um pouco estilizadas, as borboletas pretendem representar as espécies Morpho menelaus (esquerda do desenho) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Quinta do Valongo (Mealhada)
Apresenta-se uma parte do ecossistema da floresta, na zona onde nos inserimos, pertencente à freguesia da Vacariça que está situada junto à Serra do Buçaco. Estão representadas abelhas, pela sua importância na polinização e na continuidade da vida no Planeta, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mira ( 1 trabalho )
Jardins de Infância de Mira (Mira)
o ecossistema da nossa floresta. Estão representados os animais comuns da nossa mata. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moita ( 1 trabalho )
Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
Ecossistema marinho, com algumas espécies marinhas encontradas ao largo da nossa costa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Montemor-o-Velho ( 1 trabalho )
Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (Montemor-o-Velho)
Abelhas e borboleta como exemplos mais comuns de polinizadores, flores, espaço verde e favos de mel, linha alusiva à polinização; frase alusiva à polinização e ao conhecimento “A polinização faz-se como o conhecimento, transmite-se de ser para ser”. Foi ainda […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moura ( 1 trabalho )
Escola Básica de Amareleja (Moura)
O trabalho apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Amareleja no âmbito do Projeto “Muros com Vida” foi desenvolvido pelos alunos da turmas turmas de 2º e 3ºciclo. Este projeto foi lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nazaré ( 5 trabalhos )
Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)
Foram trabalhados alguns ecossistemas presentes no concelho: o terrestre e o aquático. Do aquático, foram pintados alguns peixes e uma rã. Do ecossistema terrestre foram representados: algumas árvores, flores, raposa, patos, ouriço cacheiro, cobra, lagarto, esquilo, abelhas, libelinha e borboletas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)
Mistura da fauna presentes nos ecossistemas do concelho: marinho, florestal e lagunar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Norte (Nazaré)
Ecossistema Aquático - Tubarão, algas, estrelas do mar, caranguejo, gaivotas; Ecossistema Terrestre - Lince Ibérico; Coqueiro, aves, borboletas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)
A pintura invoca o ecossistema marinho da costa da Nazaré. Podemos observar um cardume de Sardinhas, bastante comuns na costa da Nazaré e uma Garoupa grande, cada vez mais rara nas nossas águas, observamos ainda uma garrafa de plástico a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)
Este mural apresenta um design artístico com elementos florais. Pintado numa parede exterior, o mural incorpora uma janela existente, transformando-a numa parte integrante da composição. Os principais elementos incluem flores estilizadas em tons de azul e verde, com contornos em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nisa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)
No concelho de Nisa, região do Alto Alentejo, os habitats mais relevantes correspondem aos montados de sobro e de azinho, aos carvalhais, ao pinhal e ao eucaliptal. Na pintura está representada uma cegonha branca (Ciconia ciconia) a dar comida ao […]
Ver a página do trabalho aqui.
Odivelas ( 7 trabalhos )
Escola Básica de Casal dos Apréstimos (Odivelas)
O Projeto "Muros com Vida" consistiu na realização de uma pintura no muro do recreio e rampa de acesso à Horta Pedagógica da nossa escola. A pintura enquadra-se nos temas: "Espaços Exteriores " e "Biodiversidade: Preservar e Regenerar" . Inserido […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Manuel Coco (Odivelas)
Ecossistema envolvente à escola com vários animais que se encontram na natureza: borboletas, joaninhas,, abelhas, flores... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)
Segundo a autora do desenho, L.D. do 9.º ano de escolaridade, o mesmo representa uma menina morena (fruto de uma mistura de raças) com cabelo curto e liso que se encontra sentada no centro de quatro espaços diferentes, que representam […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)
Ecossistema terrestre e marinho. Veado e várias espécies marinhas (polvo, peixes e cavalo marinho) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Casais de Trigache (Odivelas)
Florestas, jardins, montanhas, lagos, mares e oceanos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)
Na pintura fez-se questão de representar o ecossistema marinho, alertando para a importância de proteger e cuidar, das espécies que nele habitam, nomeadamente das tartarugas. Estão representadas pequenos gestos/atitudes/regras a ter em conta para não poluir este ecossistema. Como elemento […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária da Ramada (Odivelas)
A escolha da imagem está relacionada com uma visita de estudo realizada pelas turmas do 8.º ano e atividade interdisciplinar na turma 8.ºB decorrente da visita de estudo. Durante a realização da auditoria ambiental verificou-se que cerca de 30% dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 1 trabalho )
Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)
ECOSSISTEMA LITORAL ROCHOSO, onde as marés condicionan a existencia de 3 zonas diferentes com variadas especies animais e vegetais: a) zonas supralitoral, aquela que raramente fica submersa. b)zona mediolitoral, sujeita ao efeito das marés duas vezes por dia. c) zona […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oliveira de Azeméis ( 2 trabalhos )
Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)
Árvores e Flores […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)
O Ecossistema é o das margens do Rio Gondes (em frente à escola) onde decorreu o trabalho de campo do projeto Rios. Nesta saída de campo os alunos, entre outros parâmetros, procederam a uma identificação prévia das espécies. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
Os alunos desenharam cravos vermelhos, Dianthus caryophyllus, como elemento representativo da liberdade dos portugueses. Recorde-se que foram cravos vermelhos que uma senhora distribuiu, em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, quando os militares derrubaram a ditadura. Por isso, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)
O ecossistema corresponde ao curso superior do vale do rio Nabão, no seu percurso pelo território da União de Freguesias de Freixianda, Formigais e Ribeira do Fárrio, concelho de Ourém. Os elementos do ecossistema presentes na pintura são a lontra […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourique ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)
Ecossistema de borboletas e andorinhas no Alentejo. Na pintura podemos observar algumas borboletas diurnas da região do Alentejo bem como andorinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 7 trabalhos )
Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)
Ecossistema: Floresta Tronco em decomposição, fungos, réptil, elementos vegetais […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Habitovar (Ovar)
Esta pintura tem como objetivo representar o ecossistema presente nas zonas envolventes à Escola, onde é possível encontrar uma área florestal extensa, com uma biodiversidade rica e distinta. Na pintura podemos identificar características da flora presente neste espaço. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Furadouro (Ovar)
Ria Flamengos Barco moliceiro Diferentes espécies marinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Regedoura (Ovar)
A pintura representa várias espécies que habitam na área circundante à escola. O nosso edifício está inserido numa zona de terrenos agrícolas e floresta. Próximo da escola encontramos a Ria de Aveiro, a Praia do Furadouro (Oceano Atlântico), e o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/JI Combatentes (Ovar)
diferentes ecossistema existentes no planeta terra […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)
O ecossistema é o jardim da escola. Na pintura estão presentes o gato Mochi, várias espécies de plantas com flor que vivem no jardim, vários tipos de insetos: borboletas, abelhas, moscas, e ainda minhocas, bichos da conta e diferentes tipos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)
Aprendemos sobre a importância das abelhas e outros insetos para o nosso planeta, ouvimos e explorámos a história "A Viagem da Abelha", observámos imagens na internet e no nosso jardim, visionámos uns vídeos sobre insetos polinizadores e as flores "que […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)
Os alunos realizaram as pinturas ao ar livre no muro próximo do charco da escola para sensibilizar a comunidade sobre a preservação da “Biodiversidade”, recuperação e regeneração dos “Espaços exteriores”, em que se pretendeu integrar os ecossistemas de zonas húmidas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)
A pintura pretende retratar a riqueza da biodiversidade e geodiversidade, da região, da floresta contígua aos muros da escola, na zona ribeirinha do Rio Fereira e Parque das Serras do Porto.O mural procura transmitir a importância da sustentabilidade e do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
As Jovens e os Regadores: cada jovem é pintada com uma cor específica que simboliza uma etapa diferente do ciclo das folhas; Verde: representa a fase inicial, de crescimento e vitalidade das folhas; Amarela: simboliza a transição, que indica a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Peniche ( 1 trabalho )
Escola EB1 de Ferrel (Peniche)
O trabalho tem como base o oceano uma vez que para além de sermos eco escola somos também uma escola azul. Num trabalho que contou com a colaboração das famílias e encarregados de educação cada aluno da escola pintou um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 3 trabalhos )
Centro Escolar de Fonte Nova (Pombal)
No seguimento do trabalho apresentado no ano letivo anterior, no projeto “Muros com vida” as crianças da escola, decidiram continuar a temática e terminar a decoração dos muros da escola com motivos alusivos à primavera e à natureza envolvente. Aproveitando […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Guia (Pombal)
A importância dos oceanos e necessidade da sua preservação. Flora e fauna marinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Ilha (Pombal)
Ecossistema terrestre - Planeta Terra feliz, envolto na natureza, animais e plantas, que encontramos na nossa localidade - Abelhas, borboletas, libelinhas, andorinhas e outros pássaros (relativamente aos animais) e árvore (adoram ir apanhar e comer nêsperas, daí o desenho de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta Delgada ( 3 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Arrifes (Ponta Delgada)
Ecossistema terrestre - vegetação rasteira; arvores, flores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI Canto da Maia (Ponta Delgada)
Priolo (Pyrrhula murina) estando perto de bagas para se alimentar. Esta ave costuma estar no habitat - Laurissilva dos Açores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)
O ecossistema representa espécies e habitats dos Açores. Foram selecionados animais marinhos, como o cachalote, o polvo, a tartaruga, …, mas também se representou parte da vida terrestre, como a vegetação, a ave, a borboleta e a abelha, tão importantes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Sor ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)
A composição do mural é dividida em 2 seções, que se interligam de maneira fluida: Seção 1: A Profundidade do Mar Esta seção retrata a zona abissal do oceano, com tons de azul profundo e toques de verde-escuro. Criaturas marinhas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Portalegre ( 1 trabalho )
Escola Básica de Atalaião (Portalegre)
Representação da flora e de uma das cascatas presentes na Serra de S. Mamede (Parque Natural da Serra de S. Mamede), nas proximidades da nossa localidade (Portalegre). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 1 trabalho )
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
O ecossistema desenhado, pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela sua riqueza de cor foi eleito como aquele que deveria explanado na parede. Neste poder-se-á observar, tal como pela definição de ecossistema marinho, “uma comunidade e as interações de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto Moniz ( 1 trabalho )
Escola EBS/PE e Creche do Porto Moniz - edifício do 1º Ciclo com Pré-Escolar (Porto Moniz)
O ecossistema trabalhado foi o marinho, na quais estão patentes as seguintes espécies. peixes, algas, anémonas, estrela do mar, polvo, lula, leão marinho, golfinho, tartaruga entre outros. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )
Escola Profissional do Alto Ave (Póvoa de Lanhoso)
Coelhos, raposas e patos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Varzim ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)
A pintura pretende homenagear a NATUREZA e salientar a beleza e a riqueza natural do nosso planeta. Cada folha possui um padrão único e uma tonalidade distinta, mostrando a infinita variedade da flora que nos rodeia. A combinação de cores […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 da Granja - Praça Nº 2 Rates (Póvoa de Varzim)
Na representação observamos parte de um oceano, com diferentes espécies de seres vivos (peixes, algas, tartarugas-marinhas, estrelas-do-mar…). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)
No mural está representada uma árvore. Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a humidade do ar, diminuem a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Redondo ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)
Ecossistema – Montado alentejano Elementos representados: Azinheira; Sobreiro; Medronheiro; Esteva Aguia de Bonelli; Javali; Raposa; Cotovia; Rato do campo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Grande ( 3 trabalhos )
CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
PROJETO ECO-ESCOLAS 2023/2024 MEMÓRIA DESCRITIVA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do projeto: “MUROS COM VIDA” Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA” Professor(a) coordenador(a): Raquel Olas Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA” Email: mundodacrianca@scmrg.pt 2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande) (Ribeira Grande)
Pretendemos, neste projeto, retratar alguma da variedade de ecossistemas terrestres e aquáticos existentes na região e sensibilizar a comunidade para a preservação e inversão do processo de degradação dos mesmos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sabrosa ( 1 trabalho )
Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)
O projeto Muros com Vida, foi um desafio que veio assentar nos objetivos que regem o trabalho desenvolvido no Jardim de infância / Escola Básica Fernão de Magalhães ao longo dos anos de vivência do projeto Eco escolas, onde se […]
Ver a página do trabalho aqui.
Salvaterra de Magos ( 3 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)
Rio Tejo e o Bico da Goiva. Fauna: Enguia | Barbo-Comum | Rela-Comum | Coelho Bravo | Falcão Peregrino | Garça-Real Flora: Campainha | Rosmaninho-maior | Salgueiro-chorão | Papoilas | Malmequer do campo | Juncos | Jacinto de água […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Muge (Salvaterra de Magos)
Ecossistema terrestre (montes, árvores, plantas/flores, caracóis, borboletas, macaco); Ecossistema aquático - mar/água, sol, dunas, animais marinhos (polvo, peixes, búzios, estrelas-do-mar) e plantas marinhas (algas). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Marinhais (Salvaterra de Magos)
O projeto " Muros com Vida", neste ano, foi operacionalizado com pinturas relacionadas com a natureza envolvente. Cada turma pintou a sua horta com o tema que escolheu (ex: árvores, Arco Iris, Flores, entre outras). Os alunos pintaram com o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 2 trabalhos )
Escola EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)
Na pintura representámos espécies da vida marinha, que vivem no oceano da RAM - algas marinhas, corais, ouriços do mar, moreia, sardinhas, lobo marinho, polvo, alforreca, estrela do mar, lula, tartaruga marinha, caranguejo, atum, etc. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)
A pintura representa a Área Protegida da Ponta do Pargo, cuja classificação é relativamente recente (2018). Foram representadas as formações rochosas que constituem as arribas sobre o oceano, o Farol da Ponta do Pargo como referência para a identificação do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Cimo de Aldeia - Pigeiros (Santa Maria da Feira)
Presença de vários ecossistemas: terrestre, aéreos e aquáticos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Arrifana (Santa Maria da Feira)
Nas extremidades foram criadas duas imagens alusivas ao reino animal (Fauna) e ao reino vegetal (Flora). Ao centro foi pintado um trabalho alusivo ao clima (arco íris, nuvens) e à Terra como Planeta vivo (daí o vulcão) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Manhouce (Santa Maria da Feira)
O ecossistema representado na pintura é um ribeiro que apresenta uma pequena cascata no Parque de Lazer da Azenha, próximo do Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana, Santa Maria da Feira. As espécies vegetais representadas na pintura são as seguintes: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santarém ( 1 trabalho )
Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
Paisagem do Ecossistema - O mural foi pintado numa primeira fase, com as cores azul e verde, representando assim as cores predominantes do nosso planeta. Depois de seco as crianças coloriram toda a superfície com flores, levemente sobrevoadas por abelhas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 4 trabalhos )
Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)
. A vida na floresta (preservar e valorizar os ecossistemas). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso)
O conjunto de elementos apresentados são representativos da paisagem local, dos seres vivos existentes neste ecossistema, com particular enfoque na horta pedagógica presente no local. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Campinhos - Agrela (Santo Tirso)
Rio Leça e suas margens: água, solo, aves (gaio, pica-pau-verde, chapim-real, chapim-azul, chapim-carvoeiro, melro, poupa), anfíbios(salamandra), pequenos mamíferos (lontra e ouriço- cacheiro), insetos (libelinha, alfaiates, bicho-de-conta), invertebrados(minhoca), vegetação (carvalho, hera, fetos, dedaleira, junco). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)
Moinho que existe na nossa freguesia numa margem do rio Vizela, ainda em laboração utilizando energia renovável como fonte de energia, a água. Ponte romana, também existente na nossa freguesia. […]
Ver a página do trabalho aqui.
São João da Madeira ( 1 trabalho )
Escola Básica do Parque (São João da Madeira)
Na nossa escola fizemos dois murais distintos, ambos representativos de ecossistemas naturais, um deles patenteia um ecossistema aquático, onde é representado um charco e os seres vivos que nele existem. No outro, é um misto de terrestre com aquático, em […]
Ver a página do trabalho aqui.
São Pedro do Sul ( 1 trabalho )
Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)
Os ecossistemas foram escolhidos pelos alunos. Começaram por fazer esboços e pequenos desenhos que, posteriormente, foram desenhados no mural. Como são alunos de idades muito diversas, pensou-se em fazer vários ecossistemas, por exemplo, um deserto, uma área de terreno com […]
Ver a página do trabalho aqui.
São Vicente ( 2 trabalhos )
ADENORMA (São Vicente)
Escolhemos retratar alguns elementos da Floresta Laurissilva nomeadamente o Melro Preto e o Massaroco. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de S. Vicente (São Vicente)
O fundo do mural representa o maciço central da ilha da Madeira com o seu recorte vulcânico. A flora apresenta três árvores da Laurissilva tais como o til, vinhático e o perado. Em termos de plantas apresentamos o isoplexis, massaroco, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Seixal ( 1 trabalho )
Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)
No mural elaborado pelos alunos encontram-se presentes elementos do ecossistema terrestre e aquático. A composição, é uma celebração à biodiversidade e à riqueza natural do planeta, tendo como figura central a mãe terra representada por uma árvore com uma extensa […]
Ver a página do trabalho aqui.
Serpa ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)
As crianças trabalharam o ecossistema em que se inserem, as relações entre as espécies no seu meio envolvente, incidindo nas espécies vegetais e animais. As crianças manifestaram muita curiosidade pelos modos de vida das borboletas, joaninhas, andorinhas, abelhas, caracóis, mas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)
A pintura do nosso muro incidiu sobre a fauna e flora da região, sobretudo sobre a azinheira árvore que predomina na nossa zona e sobre o geneta(Genetta genetta), que habita na nossa região, este embora seja um animal comum é […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)
Estão presentes plantas, flores e animais. O céu e as nuvens. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 3 trabalhos )
Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)
Estão representados animais e plantas que se encontram na região de Setúbal, mais propriamente na região da Arrábida. As pinturas enquadram-se no tema do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”. No mural está representada alguma da fauna e flora endémicos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Cotovia (Sesimbra)
Sendo um ecossistema um conjunto de fatores bióticos e abióticos que formam comunidades que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, e dada a nossa localização geográfica, (Sesimbra) foi escolhido um ecossistema terrestre e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)
O ecossistema representado é o marinho, aproveitando a região e o contexto geográfico da vila. A pintura no muro tem representadas algumas espécies presentes na região costeira de Sesimbra que se alimentam de plâncton e de outros animais. Além disso, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sines ( 1 trabalho )
Escola Vasco da Gama de Sines (Sines)
O ecossistema terrestre está representado na pintura Muros com Vida através dos insetos junto das plantas, raízes e vegetais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI da Portela de Sintra (Sintra)
O ecossistema é a Serra de Sintra. No muro figuram diversos animais característicos da serra de Sintra. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Soure ( 7 trabalhos )
Centro Escolar do Marco (Soure)
No desenho principal, a aluna que desenhou inspirou-se na liberdade dos seres vivos e na sua biodiversidade. Desenhou diversos animais: terrestres, aquáticos e aéreos. A razão pelo qual os desenhou foi devido aos problemas dos oceanos; à poluição, às alterações […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Degracias (Soure)
A casa, o quintal (árvores de fruto e outras plantas) e a lagoa (insetos)! […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)
Ecossistemas terrestre, com plantas e animais e o sol (como fonte de energia) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Soure (Soure)
O Ecossistema desenhado é o dos Rios Anços e Arunca com a sua diversidade de fauna. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)
Ecossistema presenciado na horta e na floresta autóctone da escola. Os elementos presentes na pintura são, sobretudo, as abelhas, as joaninhas e as borboletas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)
O ecossistema representado apresenta elementos da biosfera local, em interação com a hidrosfera, geosfera e atmosfera, procurando representar a interação entre eles a nível local. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Tavira ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 D. Manuel I (Tavira)
Ecossistema marinho do Oceano Atlântico, onde se destacam a coluna de água e vários elementos do fundo marinho remetendo para a zona húmida da Ria Formosa. De destacar a presença de alguns elementos característicos do contexto cultural e ambiental dos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)
Ecossistema marinho e da Ria Formosa, com a representação das estrelas-do-mar, medusas, referência à cultura local do concelho ligada ao polvo e a referência à espécie protegida Cavalo-marinho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Tomar ( 1 trabalho )
Escola Santa Maria do Olival (Tomar)
A pintura realizada enquadra-se nos temas base, de ano e complementares: “Água”, “Espaços exteriores” e "Biodiversidade" representando os ecossistemas aquáticos, no caso concreto, o rio Nabão. As formas representadas, nas diferentes paredes, mostram a valorização e a apreciação de aves […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Novas ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)
Ecossistema de zona húmida da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, que está classificado como sítio Ramsar. As espécies representadas são: Marrequinha-americana (Anas carolinensis); Mergulhão-de-popa (Podiceps cristatus); Galeirão-comum (Fulica atra); Papa-ratos (Ardeola ralloides); Flamingo (Phoenicopterus); Toirão (Mustela putorius); Mal-casada […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)
Biodiversidade . Fauna e zonas húmidas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 5 trabalhos )
Escola Básica de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)
O ecossistema presente na pintura é o de uma horta biológica, composto por vários plantas hortícolas e alguns animais que frequentam a horta: os coelhos, o ouriço caixeiro e muitas borboletas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica nº1 de Freiria (Torres Vedras)
Na a realização deste trabalho, temos presente o ecossistema florestal, representado pelas flores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Sarge (Torres Vedras)
Representação de uma floresta com fauna e flora no seu habitat. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares (Torres Vedras)
Biodiversidade da horta - abelhas (como agentes polinizadores), gafanhotos, joaninhas, percevejos e louva-deus. Os insetos representados no muro têm funções importantes nos ecossistemas naturais, coccinellidade (joaninha), crisopídeo, anthopila (abelha), graphosoma italicum e mantodea (louva-deus). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Proteger as andorinhas e os seus ecossistemas é essencial para manter o equilíbrio ecológico, apoiar a economia local, preservar significados culturais e garantir a saúde ambiental. Ações de conservação e consciencialização são fundamentais para garantir que estas aves continuem a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vagos ( 1 trabalho )
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação (Vagos)
Sem ecosistema definido, apresentando elementos de ecosistemas, pássaros e flores. Aliás fora dos paineis existem canteiros de plantas, trepadeiras e ainda, de uma comunidade de pássaros que habitam na zona verde circundante. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Valongo ( 5 trabalhos )
Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)
Este projeto "Muros com Vida", incluiu a reutilização de materiais. Ampliando o "Espaço Zen" criado no ano letivo anterior, foram elaboradas copas de árvores para juntar aos troncos que já lá existiam. Estas copas são compostas por bases de pizza, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Vallis Longus (Valongo)
1. Identificação dos elementos do ecossistema: as Serras de Valongo. Os alunos envolvidos no projeto realizaram uma pesquisa sobre a fauna e flora das serras de Valongo, tendo selecionado seres vivos únicos presentes no nosso ecossistema, que sobrevivem no meio […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Alfena (Valongo)
O projeto "Muros com Vida" integra-se nas atividades do programa Eco-Escolas, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental e a valorização da biodiversidade local, através da arte. Este projeto consistiu na criação de uma pintura mural que representa o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
O projeto "Muros com Vida" integra-se nas atividades do programa Eco-Escolas, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental e a valorização da biodiversidade local, através da arte. Este projeto consistiu na criação de uma pintura mural que representa o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vendas Novas ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)
Sendo um ecossistema definido como um conjunto de organismos vivos que vivem juntos relacionando-se entre si e interagindo com o ambiente em que habitam, as fotos em destaque são representativas de uma simbiose entre os seres vivos nelas destacadas. . […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal, em especial no Alentejo, Constitui-se como um ecossistema único com uma diversidade de espécies ímpar e um equilíbrio exemplar entre homem e natureza. Este ecossistema mediterrânico é composto por uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
O ecossistema representado na pintura é o montado, o Alentejo, caraterizado pelas peneplanícies de muitas cores, emblematicamente decorado de sobreiros e afins. As cores utilizadas são predominantes da paisagem desta região: o amarelo simboliza a cor da planície amadurecida ao […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viana do Castelo ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito (Viana do Castelo)
O ecossitema escolhido é o mar, tão presente na vida dos nossos alunos. Neste sentido e abordando também as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o mural é composto por um fundo marinho onde se observam várias espécies […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca de Xira ( 3 trabalhos )
Escola Básica Dr. Vasco Moniz (Vila Franca de Xira)
Florestas, ]arvores de fruto, rios, horta e animais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)
Construímos, em parceria com a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, com a ACAPSI e com os alunos do 2.º e dos 3.º ciclos de escolaridade, um projeto que retrata uma comunidade de seres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
Construímos, em parceria com a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, com a ACAPSI e com os alunos do 2.º e dos 3.º ciclos de escolaridade, um projeto que retrata uma comunidade de seres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Franca do Campo ( 1 trabalho )
Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)
Ecossistema terrestre e seus elementos: animais e plantas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 11 trabalhos )
Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)
A pintura representa o ecossistema terrestre, nomeadamente o do recreio do Centro social de Bairro. Na pintura estão representadas as árvores do recreio, as aves que nelas constroem os ninhos, os comedouros do recreio com as respetivas aves que lá […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)
A praias costeiras do Norte de Portugal. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Estalagem (Vila Nova de Famalicão)
Nascente do rio - os animais que necessitam de água no seu leito. O mar - o tubarão , o caranguejo, a tartaruga e a estrela do mar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Nine (Vila Nova de Famalicão)
Zonas húmidas - anfíbios, aves, peixes, árvores, arbustos e flores. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Cruz (Vila Nova de Famalicão)
Fusão de vários ecossistemas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Louro/Mouquim (Vila Nova de Famalicão)
Na pintura estão presentes o loureiro, o rio Este, uma azenha, uma vaca, o Parque da Formiga e a sua flora e fauna (flores, formigas, caracóis...) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)
Ecossistema marinho, algas, polvo, peixes, tubarão, tartaruga, cavalo marinho, estrela do mar, golfinho, medusa e raia. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)
Este trabalho foi desenvolvido numa perspetiva intermultidisciplinar, no âmbito das áreas curriculares de Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Expressões Artísticas, nas duas turmas que constituem a EB Carreira. O ecossistema escolhido foi o do rio Ave. As espécies selecionadas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Outiz (Vila Nova de Famalicão)
Ecossistema – “Charco pedagógico” que é um habitat com grande interesse de conservação. Elementos - Charco, plantas aquáticas, tais como: nenúfares, tabuas, lírios de água, alismas, etc., rãs, e insetos (libelinhas, borboletas e aves. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)
Ecossistema - "Campo Florido", habitat de insetos polinizadores. Elementos - Relva natural, plantas com flores e abelhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Aldeia Nova (Vila Nova de Famalicão)
a floresta. o respeito pelos animais e pelo meio ambiente esteve sempre presente na nossa escolha. Também deixamos os desenhos ser feitos pela livre escolha da criança. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 20 trabalhos )
Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)
O Ecossistema presente no mural representa a floresta. Destaca-se a coruja, a lebre, a raposa, o porco selvagem e o Quercus robur (Carvalho); os Caos de Blocos graníticos erguem-se circundando o Santuário Senhora da Saúde (Monte Murado). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Zona costeira da praia de Valadares e Agúda Elementos: Flora: Diferentes tipos de algas; rochas Fauna: estrelas-do-mar, gaivotas, fanecas, douradas, moreias, peixe-porco, salemas, polvo […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema representado foi o ecossistema marinho, estando representados os seguintes elementos: - Peixes; - Tartaruga; - Tubarão; - Anêmonas; - Algas; - Rochas; […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema é o jardim da nossa escola. Estão representadas as plantas existentes na escola, os pássaros que nos visitam e fazem os seus ninhos nas árvores do recreio, as abelhas e as borboletas que sobrevoam as flores do nosso […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)
Retratámos os ecossistemas, terrestres (subsolo, floresta), aquáticos (rio, mar) e aéreo, próximos da realidade da escola, criando uma ligação entre si como um todo. No ecossistema terrestre (subsolo) estão presentes plantas (cebolas, cenouras,...) e animais (toupeira, formiga,...) numa ligação com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Santo António (Vila Nova de Gaia)
Este planeta retratará inúmeras ações de sensibilização para preservar e proteger o nosso ambiente, nomeadamente, separação de resíduos, plantações de árvores, economização de luz e poupar água, cuidar dos animais e amar o Planeta Terra. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)
A pintura retrata um ecossistema centrado no trabalho das abelhas e na polinização. Na imagem, podemos observar os seguintes elementos: as abelhas desenhadas com características cartunes, representam os polinizadores que desempenham um papel crucial na polinização das flores; os vários […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema escolhido é um ecossistema marinho estão presentes algas, polvos, cardumes de peixes, um tubarão e alforrecas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)
No Projeto Ecossistemas terrestres, aquáticos e aéreos. Pintura no mural – ecossistema terrestre e aéreos (o ecossistema aquático já foi pintado). Foram pintados os seguintes animais: gaivota, salamandra, lontra, libélula e ouriço do mar. Se o tempo o permitir ainda […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia)
A Pintura representa uma quinta com alguns animais domésticos; cavalo, galo, galinha e um pinto, árvores de fruto e um enquadramento do espaço contendo montanhas, pôr-do-sol, duas casas e vegetação diversa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)
Na pintura foram retratados os vários ecossistemas de acordo com a preferência do aluno. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Joaquim Nicolau de Almeida (Vila Nova de Gaia)
Ecossistema - Floresta Elementos: - Urso (simboliza as espécies protegidas na Península Ibérica); - Pássaro e ninho; - Abelhas e colmeia; - Borboleta; - Árvores; - Erva; - Flores; - Sol, nuvens e céu. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema presente na imagem é o terrestre, com elementos vegetais (parte de uma árvore) e animais (lagarto, bicho-pau e borboletas) presentes na área envolvente à Escola da Lagarteira. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Leirós (Vila Nova de Gaia)
Ecossistema terrestre (a floresta). Estão presentes elementos da fauna e flora terrestres. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI do Alquebre (Vila Nova de Gaia)
Animais que vivem no mar(biodiversidade), alimentação dos animais(ecossistema) e poluição do mar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)
Tendo em conta a paisagem envolvente à escola, tomou-se a opção de criar um desenho que representasse a área mais próxima dos alunos, nomeadamente, o mar. Os elementos presentes na pintura são: gaivota, alfaiate, caranguejos, rochas e cardo-marítimo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)
O lagarto-de-água é uma espécie inconfundível, considerado um dos mais bonitos da fauna portuguesa. O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica e emblemática da nossa fauna. Na época de reprodução, os machos adquirem uma coloração azul por toda […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)
Campo com flores, ervas, polinizadores (borboletas e abelhas), joaninhas, formigas, ouriço-cacheiro e sol. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)
Quando olhamos para a nossa escola (Escola Secundária Gaia Nascente) vemos o tempo espelhado nas fachadas, nos acessos, nas escadas... mas... isso não é mau, pelo contrário, permite às novas gerações que aqui se formam e ganham forma, a observação, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Poiares ( 3 trabalhos )
Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (Vila Nova de Poiares)
As crianças observaram diferentes plantas, flores e pequenos animais, desenvolvendo um olhar atento e curioso sobre o meio ambiente. Na sala de aula, foram fornecidas imagens de várias espécies de flora e fauna e eles escolheram aquelas que lhe são […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)
O ecossistema representado é o de uma floresta tendo sido representados alguns elementos que o simbolizam : uma árvore como símbolo da floresta autóctone da nossa região (azinheiras, carvalhos, medronheiros); algumas aves ( melro, andorinha…); um caracol; um esquilo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)
O ecossistema representado é um jardim refúgio de biodiversidade, com fauna e flora diversificada. Fauna: pássaros, mocho, borboletas, joaninhas, caracóis e lagartas. Flora: árvore e flores com diferentes tipos de flores […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 2 trabalhos )
Colégio Moderno de S. José (Vila Real)
O ecossistema que encontramos no Mural, está dividido em dois momentos Metade do Planeta Terra apresenta-se saudável, com árvores, nuvens, chuva e folhas de plantas onde se pode desenvolver a biodiversidade. Na outra metade do Planeta Terra apresenta-se "Doente" com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)
O ecossistema representado é a Biodiversidade do Parque do Alvão, uma reserva natural da Serra do Alvão que assinalou 41 anos de existência no passado dia 8 de junho. Este Parque fica em Lamas de Olo, que faz parte da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Verde ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)
Aos alunos do 6ºH e 6ºF foi lançado o desafio de realizarem a pintura de um mural no interior da escola, com o propósito de sensibilizar a população escolar para a preservação da floresta e das nossas queridas amigas - […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)
ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE Atividade para candidatura ao concurso: “Muros com Vida” MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATYIVA Alunos: turma do 12º ano Turma G Professor: Fernando Camelo Na disciplina de Oficina de Artes e Clube de Ade utilização Artes Neste […]
Ver a página do trabalho aqui.