ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Águeda ( 2 trabalhos )



Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)

Este trabalho surge de uma escolha em eco conselho dos desafios a participar. Esta proposta de trabalho só foi direcionada para as crianças de 5/6anos. Numa primeira fase as crianças observaram diferentes labirintos em imagens e vídeos sobre formigas e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)

Este trabalho surge de uma escolha em eco conselho dos desafios a participar. Esta proposta de trabalho só foi direcionada para as crianças de 5/6anos. Numa primeira fase as crianças observaram diferentes labirintos em imagens e vídeos sobre formigas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caminha ( 1 trabalho )



Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

O trabalho foi feito com o envolvimento de todo o grupo. Introduzimos a personagem Ecolápis, que passou a estar presente em sala. Começamos por perceber os lápis de cor que tínhamos em sala e questionar a proveniência dos mesmos. Tentamos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo Branco ( 2 trabalhos )



Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)

Primeiro vimos o video de apoio e começámos a trabalhar.Fizemos uma esquadria para o formato A3 numa cartolina e libertámos a imaginação! Este grupo considerou o Eco-lápis tão bonito que capricharam no seu desenho mas depois era uma pena escondê-lo..... […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)

Primeiro vimos o video de apoio e começámos a trabalhar! Fizemos uma esquadria para o formato A3 numa cartolina e libertámos a imaginação! Este grupo escondeu o Eco-lápis muito bem desenhado no tronco e pintamos o tronco de castanho .....a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 2 trabalhos )



Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

Para a elaboração deste desafio, os alunos pesquisaram sobre a extração do minério, que dá origem ao material necessário ao fabrico de lápis (grafite), visto que, a maioria dos alunos desconheciam que o grafite é um material utilizado no fabrico […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

Para a elaboração deste desafio, os alunos pesquisaram sobre a extração do minério, que dá origem ao material necessário ao fabrico de lápis (grafite), visto que, a maioria dos alunos desconheciam que o grafite é um material utilizado no fabrico […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola EB da Bela Vista (Loures)

ESCOLA BÁSICA DA BELA VISTA BVPR3 ECOLABIRINTO Era uma vez um lápis chamado ECOLÁPIS Muito vaidoso porque era rosa e tinha bolinhas. Ele era muito curioso e por isso resolveu investigar como tinha nascido. Pediu ajuda aos amigos. Os amigos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )



Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A pesquisa para a realização do trabalho foi dividida em várias etapas: Levantamento de Dados: Recolha de informações sobre as minas de grafite e os seus impactos ambientais atuais. Desenvolvimento do Conceito de Ecolabirinto: Definição dos parâmetros para a criação […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A pesquisa para a realização do trabalho foi dividida em várias etapas: Recolha de dados: Recolha de informações sobre as minas de grafite e os seus impactos ambientais atuais. Desenvolvimento do conceito de ecolabirinto: Definição dos parâmetros para a criação […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Vicente ( 1 trabalho )



Infantário do Bom Jesus de Ponta Delgada (São Vicente)

Após a leitura do Regulamento da Atividade Ecolabirinto a equipa coordenadora do Eco-Escolas considerou que seria uma atividade adequada à faixa etária das crianças do infantário. Desta forma, decidimos convidar uma Encarregada de Educação para dar o seu contributo na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 2 trabalhos )



Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Em primeiro lugar os alunos visionaram o vídeo "Como é feito o lápis de cor e o lápis preto Faber-Castell". Seguidamente promoveu-se a reflexão sobre os impactos do consumismo de produtos, muito para além das necessidades efetivas, e do desperdício. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Em primeiro lugar os alunos visionaram o vídeo "Como é feito o lápis de cor e o lápis preto Faber-Castell". Seguidamente promoveu-se a reflexão sobre os impactos do consumismo de produtos, muito para além das necessidades efetivas, e do desperdício. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto.. Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto.. Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Serpa ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)

O trabalho foi feito numa cartolina, foi utilizado minas de lapiseira colocados junto á saída do labirinto, na entrada deste foi construída uma árvore com casca e folhas de árvore. Foram também utilizados vários lápis. Foram os alunos que adquiriram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real ( 1 trabalho )



Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Título do Projeto: Ecolabirinto – A Jornada do Ecolápis Slogan: Do coração da terra até uma folha de papel em branco: a viagem do Ecolápis que rabisca sonhos com todo o encanto. Mensagem: O nosso solo é como um tesouro […]

Ver a página do trabalho aqui.

Neste momento não existem trabalhos publicados neste escalão deste desafio.