Abrantes ( 4 trabalhos )
Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)
Ecossistemas Aquáticos/Marinho. Elementos presentes na pintura: coral, algas, cavalo marinho, raia, peixe e medusa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Maria Lucília Moita (Abrantes)
Mar, concha, algas marinhas e búzio […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)
Cevada (Hordeum vulgare) - Tipo: Planta cultivada (cereal) - Ecossistema típico: Agroecossistemas temperados - Campos agrícolas (sobretudo em zonas de clima mediterrânico e temperado) Associações: É frequentemente cultivada em rotação com trigo ou leguminosa Milho (Zea mays) - Tipo: Planta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)
O projeto Muros com Vida foi desenvolvido pelos alunos das turmas 6.ºE, PIEF e CEVA, no âmbito do programa Eco-Escolas, com o objetivo de valorizar a biodiversidade existente no espaço escolar através da expressão artística. Inspirados no rio Tejo e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Águeda ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Castanheira do Vouga (Águeda)
O ecossistema terrestre foi escolhido pelas crianças escolhidos e depois os elementos representados foram aqueles que mais são observados por eles no dia a dia e nesta altura do ano como é o caso da papoila. Ainda foram assinalados outros […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcácer do Sal ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)
O ecossistema envolvido representa uma seara de girassol (que era muito frequente na nossa freguesia). Os elementos do ecossistema são a seara de girassol (cujas sementes eram levadas para a referida fábrica e a partir das mesmas, fazia-se óleo alimentar) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcanena ( 1 trabalho )
Escola Secundária com 3.º ciclo de Alcanena (Alcanena)
A região de Alcanena apresenta um ecossistema diverso, com características marcadas envolvência das Serras de Aire e Candeeiros, a norte e pelo rio Alviela com nascente neste concelho, Olhos de Água e suas margens. A flora inclui várias espécies de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Alcobaça ( 2 trabalhos )
Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)
Ecossistema terrestre: representado pelo pomar, horta, debaixo da terra e nas plantas. Ecossistema aquático: representado no rio de forma a passara a mensagem da preservação da água, para a sobrevivência dos peixes. Ecossistema Aéreo: representado pelos insetos e pássaros. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)
Ecossistema terrestre de floresta com rio. A flora é constituída por: carvalho e sobreiro. A fauna é constituída por: coelho-bravo, raposa e garça-real. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amadora ( 2 trabalhos )
Colégio de Alfragide (Amadora)
O mural evoca um ecossistema simples, mais propiamente um campo florido onde a biodiversidade é celebrada através da expressão criativa das famílias. Os elementos presentes no ecossistema presente foram os seguintes: 1 - Flores: que representam a vegetação primária do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Roque Gameiro (Amadora)
Ecossistema 1 - Savana Elementos presentes na pintura: Animais: Leões e zebras Plantas: Árvores e herbáceas Ecossistema 2 - Floresta tropical Elementos presentes na pintura: Animais: Papagaios, tucano, macacos e cobra Plantas: Árvores arbustos e herbáceas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Amarante ( 1 trabalho )
Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)
Na imagem está presente um ecossistema onde inclui um ambiente terrestre e ambiente aquático. Verificam-se vários elementos vivos, fatores bióticos, aquáticos como por exemplo: estrela do mar, peixes, golfinhos cavalo marinho entre outros, enquanto no ambiente terrestre apresenta elementos vivos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Anadia ( 2 trabalhos )
Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)
O ecossistema escolhido foi o nosso Bosque do Centenário, que temos vindo a preservar nos últimos anos. O elemento do ecossistema foi a Árvore Gynko Biloba. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
A pintura realizada num dos muros da escola retrata o ecossistema marinho. Nesse ecossistema estão representados vários elementos: corais, estrelas, búzios, peixinhos, medusas, uma foca, duas baleias e um “homem rã”. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arganil ( 2 trabalhos )
Escola Básica 2,3 de Arganil (Arganil)
“ Muros com Vida” - atividade de extrema importância porque ajuda a consciencializar os alunos e a comunidade sobre a preservação do meio ambiente, promovendo uma conexão mais próxima com a natureza. Além disso, ao registar esta ação nos muros […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 1/JI de Sarzedo (Arganil)
No âmbito do projeto "Muros com Vida" , os docentes do JI/EB1 do Sarzedo, pretendem melhorar e valorizar a entrada do edifício escolar. Sugerem que a parede da esquerda seja pintada, com formas e cores alegres, idealizada, numa composição sugerida […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arouca ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)
Ecossistema da Serra da Freita, Arouca. A Vulpes vulpes da Freita (raposa). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arruda dos Vinhos ( 3 trabalhos )
Centro Escolar Casal Telheiro (Arruda dos Vinhos)
Os elementos mais relevantes referem-se à área Agrícola com (28,5%), Matos (22,6%), Pastagens (13,3%) e Pomar, olival e vinha (11,4%). È dominado por matagal e zonas de planaltos rochosos calcários, prados de orquídeas e pequenos campos agrícolas, na fronteira Nordeste […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)
Após consulta do documento AVALIAÇÃO, MAPEAMENTO E VALORIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DOS ECOSSISTEMAS DO CONCELHO DE ARRUDA DOS VINHOS. Verificámos que no que se refere a espécies indicadoras do valor de conservação, foram destacadas 19 espécies de aves, 8 de peixes, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar Santiago dos Velhos (Arruda dos Vinhos)
Todos os alunos assistiram a vídeos e apresentações sobre a biodiversidade. A Ilustração vencedora, segundo a aluna representa a cascata existente na localidade, assim como os animais. A possibilidade de ter feito parte de um mar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Aveiro ( 3 trabalhos )
Casa Vera Cruz (Aveiro)
As salinas de Aveiro formam um ecossistema costeiro muito especial, onde a água do mar entra por canais e se evapora lentamente, formando cristais de sal. Este ambiente único, com solos salgados e zonas húmidas, é o lar de várias […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro (Aveiro)
Pinturas associadas ao ambiente marinho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)
Nas várias tiras, criámos uma espécie de “história” e mensagens que rodeiam e retratam a nossa cidade, de Aveiro. O farol, as ondas do mar, a beleza natural que nos rodeia. A alternância de cores, faz com que a palete […]
Ver a página do trabalho aqui.
Azambuja ( 2 trabalhos )
Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)
Ecossistema da Serra Montejunto, representação da fauna do ecossistema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 do Bairro da Socasa (Azambuja)
A pintura representada nesta imagem é um planeamento para a intervenção a realizar nos muros do portão principal da escola. A intervenção será concretizada pelos alunos do 2º e 4.º ano, incentivando a sua participação ativa na transformação do espaço […]
Ver a página do trabalho aqui.
Braga ( 2 trabalhos )
EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)
O mural artístico inserido no projeto “Muros com Vida”, representa um ecossistema fluvial inserido numa paisagem de floresta temperada, com elementos naturais e fauna típicos da região norte de Portugal, mais concretamente do concelho de Braga. O mural ilustra uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)
Embora o projeto valorize a biodiversidade e os ecossistemas naturais e locais, a pintura do mural desenvolvida na escola representa um ecossistema imaginário, criado a partir de uma proposta artística e pedagógica dos professores de Educação Visual. Esta abordagem incentivou […]
Ver a página do trabalho aqui.
Calheta (Madeira) ( 1 trabalho )
Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))
A pintura representa um ecossistema vibrante e diversificado, contrastando com um fundo árido e desolado. No centro da composição, uma mão segura uma espécie de cornucópia vermelha, da qual emergem diversos elementos que simbolizam vida e esperança. Entre eles, destacam-se […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 3 trabalhos )
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)
A Árvore da Vida é um símbolo universal e pode representar vários ecossistemas ao mesmo tempo: Ecossistema Florestal (Floresta Temperada ou Tropical): A árvore como figura central remete naturalmente a florestas, pulmões do planeta e berços de biodiversidade. Ecossistema Global […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE da Lourencinha (Câmara de Lobos)
A imagem pintada representa um ecossistema marinho, inspirado no fundo do oceano da ilha da Madeira onde um conjunto de diferentes espécies vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo ecossistema estável, equilibrado e autossuficiente. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)
Este mural representa o fundo do mar da nossa ilha da Madeira, onde podemos encontrar algas, estrelas do mar, cavalos marinhos, polvos e peixes (neste caso bodiões). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Caminha ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Sidónio Pais (Caminha)
Ecossistema de serra - Serra d´Arga - montanhas, veado, raposa, abelha; o solo e a sua biodiversidade, assim como elementos da atividade agrícola da região. Ecossistema de rio/estuário - Rio Minho ( desde a nascente até à foz): algumas espécies […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cantanhede ( 6 trabalhos )
Escola EB Cantanhede - Sul (Cantanhede)
Ecossistema das Abelhas - Sem Abelhas não há Vida! […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Covões (Cantanhede)
Ecossistema local com animais característicos da fauna local (Raposa, Javali, Coruja-das-Torres). Estes elementos foram complementados por arvores em diferentes fases de crescimento, simbolizando a riqueza e dinamismo dos ecossistemas florestais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Tocha (Cantanhede)
Lagoa dos Teixoeiros - Lagoa existente na Freguesia da Tocha. Elementos presentes na pintura: • Plantas aquáticas (como juncos, tabuas e nenúfares); • Insetos (libélulas); • Anfíbios (rãs); • Pedras e margens com vegetação; • Água como elemento central do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância da Sanguinheira (Cantanhede)
O nosso Jardim (jardim/horta) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões (Cantanhede)
Os elementos presentes na pintura que ligam ao eco ssistema são: - arvores; - lago; - borboletas; - flores; - nuvens; - sol; - pássaro. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Cascais ( 2 trabalhos )
Escola Básica Alto da Peça (Cascais)
Da disciplina de Estudo do meio (ao longo dos 4 anos do 1.º Ciclo) fazem transversalmente parte o estudos dos animais, a identificação de espécies em vias de extinção e a identificação dos fatores que o provocam, a todas as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)
A nossa pintura "Muros com Vida" é uma representação riquíssima e integrada dos ecossistemas que envolvem a Escola Professora Maria Margarida Rodrigues. Distinguem-se claramente os diferentes ecossistemas. O ecossistema marinho/costeiro, representado pelo mar e pelos animais marinhos que nele habitam. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Castelo Branco ( 1 trabalho )
Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Na pintura mural foi representado o Ecossistema do Parque do Barrocal que descreve a zona onde a cidade de Castelo Branco está implantada, o reflexo da Natureza selvagem no centro da cidade com um ecossistema de Floresta temperada. No Parque […]
Ver a página do trabalho aqui.
Castelo de Paiva ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)
Nas aulas de Educação Visual, de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento todas as turmas de terceiro ciclo foram convidadas a deixar a sua marca na escola. Estudaram os vários ecossistemas e não escolheram um. Escolheram a Terra. Quiseram eternizar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Celorico da Beira ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)
Foram escolhidos alguns seres vivos presentes na biodiversidade do concelho, animais e plantas, a saber: oliveira, cardo, usado no fabrico do queijo da serra, cão da serra da estrela, ovelha bordaleira, pardal e milhafre. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Celorico de Basto ( 1 trabalho )
Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)
O ecossistema representado é de floresta, um dos mais ricos e complexos do planeta, caracterizado por uma abundante biodiversidade e por uma forte interação entre os seus elementos bióticos e abióticos. Destaca-se neste ecossistema algumas árvores representativas dos carvalhos e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Coimbra ( 2 trabalhos )
2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)
Os alunos do 3º Ano B optaram por pintar, enquanto ecossistema, uma floresta portuguesa no muro do Jardim-Escola. Esta escolha deve-se ao facto das florestas darem abrigo a uma grande variedade de vida vegetal e animal, sendo fundamentais para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância dos Olivais (Coimbra)
As crianças decidiram pintar os pequenos animais que nos visitam nos espaços exteriores do JI e com os quais vão interagindo diariamente. Foi também trabalhado com os grupos de crianças a fauna e a flora do baixo Mondego, com recurso […]
Ver a página do trabalho aqui.
Covilhã ( 1 trabalho )
Escola EB/JI A Lã e a Neve (Covilhã)
Estão presentes na figura elementos relacionados com a localidade em que está inserida a escola,(Serra da Estrela); com o patrono do Agrupamento (Pêro da Covilhã) e com o meio ambiente. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Elvas ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI Vila Boim (Elvas)
Mural: "O montado e o monte na paisagem rural alentejana". Localização: Junto à entrada lateral da escola EBI de Vila Boim. Mural desenvolvido no âmbito do programa "Muros com Vida". Objetivos: . Valorizar o ecossistema e património do Alentejo (a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entroncamento ( 1 trabalho )
Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)
O mural representa uma cena serena e poética inspirada na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, destacando a harmonia entre a vida selvagem e o ambiente natural. O elemento central é uma cegonha em voo, símbolo emblemático da reserva, sobrevoando […]
Ver a página do trabalho aqui.
Espinho ( 1 trabalho )
Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)
No âmbito da parceria no projeto 'Muros com Vida' foram dinamizados conceitos sobre o ecossistema, evidenciando, no mural, os ecossistemas terrestre e aquático, refletindo os fatores bióticos, tais como plantas e animais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 1 trabalho )
Escola Básica de Cabeças (Estarreja)
O Mural "Há tanta Vida no Mar" tem como Ecossistema fulcral, o Oceano. O Mural "Colorimos Sonhos" têm com Ecossistemas fulcrais, o Solo, a Floresta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estremoz ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)
Animais e plantas que encontramos no pátio do nosso jardim. E também o que gostaríamos de encontrar! […]
Ver a página do trabalho aqui.
Évora ( 4 trabalhos )
Associação Mãe Galinha (Évora)
Os elementos presentes no mural estão relacionados com a primavera: flores, pássaros, borboletas, arvores e corações. Eles escolheram os elementos, os adultos desenharam alguns destes elementos e eles decoraram, colando as tampinhas. os adultos pregaram os elementos ao muro e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica André de Resende (Évora)
O montado alentejano, típico da região do Alentejo em Portugal, é caracterizado por uma combinação única de clima mediterrânico, solos variados e práticas agrícolas tradicionais. Como principais elementos do ecossistema presentes na pintura apresentada podemos salientar: os fatores bióticos (seres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
O desafio Muros com Vida , pretende representar o ecossistema junto a horta da nossa escola. Assim, neste trabalho temos representadas as espécies existentes e que podemos apreciar na horta da escola do Chafariz d'el Rei: abelhas, borboletas, joaninhas ,caracóis […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)
O desafio Muros com vida , pretendeu ser uma homenagem ao Alentejo , através da representação dos diversos ecossistemas conhecidos dos alunos do 4º ano. Assim, temos as espécies existentes no Alqueva (rã, achigã, cobra de água ,lagostim, lontra) até […]
Ver a página do trabalho aqui.
Fafe ( 5 trabalhos )
Escola EB de Arões S. Romão (Fafe)
Esta imagem representa os diferentes ecossistemas existentes, tendo como imagem central o planeta Terra e a abelha como animal essencial/fundamental à continuação de vida no nosso planeta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Cepães (Fafe)
O ecossistema selecionado foi um ecossistemas terrestre, com uma árvore de grande porte, e animais que facilmente se encontram na nossa zona, as andorinhas, abelhas, borboletas e diferentes flores e plantas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Medelo (Fafe)
A pintura retrata um ecossistema terrestre, predominantemente florestal, destacando elementos bióticos como árvores, arbustos flores, insetos, aves, mamíferos e outros animais que habitam a floresta e componentes abióticos como solo a luz solar, o ar e os minerais também são […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Monte (Fafe)
Ecossistema com elementos terrestres (fundo e superfície da árvore), esquilo, coelho, raposa, texugo, ninho de aves e diferentes tipos de vegetação terrestre, cogumelo, avelãs, fetos e árvore. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Padre Joaquim Flores (Fafe)
Ecossistema terrestre: pinheiros, sobreiros, árvores de fruta, flores variadas, pequenos insetos, melros... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Faro ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)
O mural representa uma parte do ecossistema da Ria Formosa, um sistema lagunar costeiro situado no sotavento algarvio, estendendo-se por cerca de 60 km ao longo dos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Este […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
ECOSSISTEMA OCEÂNICO - FLORESTAS DE ALGAS MARINHAS (KELP) As florestas de kelp, presentes em zonas temperadas do Oceano Atlântico, como as costas da América do Norte e da Europa Ocidental, sustentam ecossistemas complexos e altamente produtivos. Produtores Primários • Kelps […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 11 trabalhos )
Escola Básica de Jugueiros (Felgueiras)
Meio envolvente à escola, com ecossistema agrícola, onde se destacam diversas plantas com flores de várias cores e insetos polinizadores como abelhas, besouros, borboletas e joaninhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
O muro onde se realizou a pintura fica junto ao portão de entrada do espaço escolar, na parte interior do recinto. A pintura realizada enquadra-se nos temas do Eco-Escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores” e representa um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Torrados (Felgueiras)
Fauna e Flora presentes e visualizados na escola. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Vila Cova da Lixa (Felgueiras)
A imagem representa dois ecossistemas: terrestre e aquático (ambiente marinho); Estão presentes elementos de fauna e flora terrestre e marinha, bem como as cadeias alimentares, não esquecendo os fatores do ambiente essenciais à vida: ar, luz, temperatura, água e solo. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Vinha-Pedreira (Felgueiras)
Ecossistema: animais; plantas; oceano; Planeta Terra; sol; Água; luz; energia eólica e a atmosfera. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
Pintura de um muro dividida em três partes. Os ecossistemas representados são o aquático(figura submersa e bolhas), terrestre (folhas variadas) e atmosférico (céu azul e nuvens). À esquerda, vê-se uma figura humana submersa em água com uma rede de compras, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)
As árvores de fruto presentes no pátio da escola, que os alunos decidiram representar. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)
O desenho escolhido foi feito por um aluno do 4.º ano. Descreve a importância da separação dos resíduos, a qualidade do ar e da água no Planeta Terra. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Fontão - Friande (Felgueiras)
A pintura representa um monte, os rios e riachos existentes na freguesia, bem como espécies animais existentes no ecossistema da região, a numerar: mocho, esquilo, cão, patos, caracóis, formigas, pássaros, abelhas, borboletas, peixes e libelinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Estrada - Varziela (Felgueiras)
No mural «Mãe Natureza» é ideia foi transmitir que é necessário preservar o meio ambiente, para as nossas crianças terem um futuro promissor, com a representação do nosso planeta envolvido / abraçado pela Mãe Natureza. No mural do Jardim Interior, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)
A pintura do mural representa um ecossistema marinho/aquático onde se consegue observar o contraste entre o oceano poluído e o oceano limpo e “saudável”. Na parte do oceano limpo, podemos visualizar os seguintes elementos: uma tartaruga, um polvo, estrelas-do-mar, um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )
Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)
A pintura do mural apresenta aspetos do Concelho de Ferreira do Zêzere É uma paisagem florestal, atravessada pelo Rio Zêzere, onde os alunos se refrescam e divertem. Temos então presente os elementos água e serra. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
No Mural representámos o Ecossistema Marinho onde, por um lado temos poluição oceânica e por outro um Oceano despoluído, feliz e colorido. As turmas do 6ºano envolvidas no projeto tiveram o intuito de alertar para a poluição oceânica, nomeadamente a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)
O Ecossistema tratado na nossa pintura foi a Ribeira de Alge, o Rio Zêzere e a Realidade Eucaliptos existente na região centro de Portugal. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Funchal ( 5 trabalhos )
Associação do Infantário do Patronato de São Pedro (Funchal)
A pintura retrata a floresta laurissilva e nela estão presentes um loureiro, vários maçarocos, hibiscus, violetas da madeira, o bis-bis, o tentilhão, o pombo trocaz, duas freiras da madeira e um francelho. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola da APEL (Funchal)
O ecossistema escolhido para este projeto foi a Fauna e Flora Marítima da Ilha da Madeira, inserida no ecossistema da Macaronésia. Os elementos selecionados para estar na pintura, são no total de dezanove exemplares de espécies da fauna e flora […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)
Oceano: algas, peixe-balão, concha, peixes e raia. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Foram representados alguns elementos da nossa biodiversidade terrestre, como o Dragoeiro e o Massaroco e marinhos, como a Freira-da-Madeira, o Lobo-marinho e a espada preta. As faixas em azul representam a água, da chuva, da ribeira e do mar (do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Infantário O Planeta das Crianças (Funchal)
O ecossistema representado na pintura é o ecossistema marinho, mais especificamente o oceano. Os elementos do ecossistema presentes na pintura incluem: - Animais marinhos: polvo, tubarão, caranguejo, cavalo-marinho, diversos peixes, orca, tartaruga, raias e medusas. - Vegetação marinha: algas marinhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gavião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Tema da pintura: “A Vida na Horta” Identificação do Ecossistema Representado: O ecossistema retratado na pintura é o de uma horta biológica escolar, um espaço natural e educativo onde se promove a biodiversidade, a sustentabilidade e a ligação entre os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 1 trabalho )
Escola EB/JI do Seixo (Gondomar)
A nossa escola participou no concurso Muros com Vida com a criação de um mural educativo e artístico que valoriza a biodiversidade e a sustentabilidade. O trabalho representa diferentes ecossistemas essenciais ao equilíbrio do planeta: ecossistema terrestre natural, marinho, fluvial […]
Ver a página do trabalho aqui.
Guimarães ( 4 trabalhos )
Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
Identificação do Ecossistema e Elementos do Ecossistema Presentes na Pintura: O mural representa um ecossistema local, destacando a biodiversidade que existe no ambiente escolar. A pintura inclui: • Fauna: borboletas e abelhas, essenciais para a polinização e equilíbrio do ecossistema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)
O mural apresentado constitui uma representação simbólica de um ecossistema equilibrado e da importância da educação ambiental no contexto escolar. Destaca-se, ao centro, uma flor amarela de grandes dimensões, a qual remete para a diversidade da flora e o papel […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Briteiros S. Salvador (Guimarães)
A pintura do muro da escola representa o ecossistema do rio Febras, que passa na freguesia de Briteiros. Neste ecossistema podem ser encontrados peixes (como a truta), mamíferos (raposa), anfíbios (rã), aves (guarda-rio, águia-cobreira e pardal) e insetos (borboleta). No […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI Nossa Senhora da Conceição (Guimarães)
Árvores, plantas, insetos, abelhas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lagos ( 1 trabalho )
Escola EB1+JI de Santa Maria (Lagos)
Mar (peixes diversos, conchas, moluscos, golfinhos, tubarão, medusa. estrela do mar, cavalo marinho, baleia, tartarugas, cobras do mar). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 6 trabalhos )
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)
Memória Descritiva – Concurso "Muros com Vida" Tema: A Biodiversidade de Monte Real A atividade desenvolvida no âmbito do concurso "Muros com Vida" teve como principal objetivo representar, através da pintura mural, a riqueza do ecossistema local, destacando a biodiversidade […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar da Barreira (Leiria)
Biodiversidade da bacia hidrográfica do rio Lis, Leiria Garça-real, lontra, cegonha. guarda-rios, salamandra, raposa, esquilo-vermelho (mascote da escola), ulmeiro, choupo, salgueiro, pinheiro, freixo, fetos, agrião. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro Escolar de Monte Redondo (Leiria)
A turma envolvida neste projeto é a turma 1MRO5 (3.º ano) do Centro Escolar de Monte Redondo, com 20 alunos. Assistiram a um workshop dinamizado pelo Engenheiro Pedro Figueiredo do Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, que apresentou a cegonha-branca […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)
O ecossistema representado na pintura é a floresta, mais especificamente a Floresta dos Milagres, já que o colégio está situado numa zona rodeada por esta floresta e pelo Rio Lis. A obra inclui diversos elementos típicos deste ecossistema, como corujas, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Creche e Jardim de Infância da Sismaria "O Pinóquio" (Leiria)
Mural representa dois ecossistemas principais: o terreste e o marinho. A partir dos desenhos realizados pelas crianças participantes, foram selecionados diversos elementos que ilustram a riqueza e a diversidade desses ambientes naturais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)
Os oceanos fazem parte de ecossistemas marinhos, aquáticos de água salgada, que não só os incluem, mas também às suas zonas costeiras. O conjunto de todos os ecossistemas oceânicos é conhecido como talassociclo. Este incrível ecossistema cobre mais de 70% […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loulé ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Loulé (Loulé)
Ecossistema dunar, junto à costa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 1 trabalho )
Escola Básica Fernando Pessoa (Loures)
As crianças e alunos pintavam o seu sonho, ficando uma mancha azul, que posteriormente foi pintada com stencils das imagens do Escritor Fernando Pessoa, com tintas de spray. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lousã ( 2 trabalhos )
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
A Serra da Lousã faz parte do sistema montanhoso da Cordilheira Central e é caracterizada por uma grande diversidade de habitats. Florestas de carvalho, castanheiro e medronheiro, ribeiros de águas límpidas e matos mediterrânicos que compõem uma paisagem natural rica […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância da ADIC Vilarinho (Lousã)
Ecossistema Terrestre - Em conversa de grande grupo decidimos pintar o nosso mural com elementos que fazem parte da nossa rotina. Onde a fauna e flora estão presentes. Todas as semanas vamos explorar uma floresta que fica nas nossas proximidades, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Mafra ( 3 trabalhos )
Colégio Miramar (Mafra)
Na pintura estão representados os ecossistemas terrestre (de floresta) e aquático (oceanos), característicos do nosso Conselho. O objetivo central consistiu na representação plástica de problemáticas e soluções ambientais, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na realidade ecológica do concelho de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)
A biodiversidade da zona geográfica onde a nossa escola se encontra implantada. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância do Milharado (Mafra)
- Germinação da batata com a presença dos diversos elementos: terra, onde há minhocas, micróbios, pedras, água, sol e outras plantas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
Trata-se de uma representação simbólica da biosfera — o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. Nela, aparecem elementos da natureza terrestre, aquática e aérea, sugerindo um equilíbrio ecológico. Elementos do ecossistema presentes na pintura: Bióticos (seres vivos): Árvore – […]
Ver a página do trabalho aqui.
Miranda do Corvo ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)
A pintura teve como base a "biodiversidade do Concelho de Miranda do Corvo". Elementos do ecossistema: montanhas, rio Dueça, raposa, lontra, coelho, vedo, melro-d´água e carvalho vivo da costa. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Vidual (Miranda do Corvo)
O jardim de Infância está inserido numa pequena aldeia rodeada de terras agricolas e pequenas matas constituidas por diferentes árvores e arbustos; pinheiro bravo; carvalho; sobreiro; medronheiro; loureiro... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Nazaré ( 2 trabalhos )
Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)
A pintura invoca os ecossistemas marinho e da orla costeira da Nazaré. Foram representados peixes da nossa costa, a sardinha, a garoupa e a dourada, bem como uma gaivinha e um veado. Também decidimos ilustrar as camarinhas tão características da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)
Identificação do Ecossistema: A pintura representa um ecossistema marinho, nomeadamente um ambiente subaquático de águas tropicais ou temperadas, onde vivem diversas espécies de animais e plantas adaptadas à vida aquática. Elementos do Ecossistema Representados: Bióticos (seres vivos): Tartarugas marinhas – […]
Ver a página do trabalho aqui.
Odemira ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Damião de Odemira (Odemira)
Ecossistema:Ribeira do Torgal. Elementos naturais:O escalo-do-Mira (Squalius torgalensis); o rato-de-Cabrera (Microtus cabrerae), o mexilhão-do-rio ibérico (Unio tumidiformes) a lontra-europeia (Lutra lutra); o lagarto-de-água (Lacerta schreiberi),a libelula esmeralda(Oxygastra curtisii) , o guarda-rios (Alcedo atthis), o medronheiro (Arbutus unedo), o amieiro (Alnus […]
Ver a página do trabalho aqui.
Odivelas ( 4 trabalhos )
Escola Básica D. Dinis (Odivelas)
Os ecossistemas presentes na pintura são os naturais terrestres e aquáticos do Rio Costa que atravessa o concelho de Odivelas, onde o Agrupamento/Escola se insere. Na pintura é representado o rio e as suas margens, onde se inclui a vegetação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)
Segundo a autora do desenho, D.L., do 6.º ano de escolaridade, o mesmo foi elaborado com o objetivo de transformar um muro sem vida num muro com vida. Na concepção do mesmo, teve em atenção que este captasse a essência […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)
A pintura tem a representação do mar a transformar-se em deserto, uma causa das alterações climáticas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Pedro Alexandrino (Odivelas)
Ecossistema marinho com algas, cardume de peixes, polvo, cavalo-marinho, peixe-lua e orca. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras ( 2 trabalhos )
Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)
Neste trabalho decidimos ir mais longe e combinar vários ecossistemas fazendo uso também da nossa imaginaçao. Com diferentes animais e uma flora diversificada, representámos num muro da nossa escola um ambiente com espécies própias da Península Ibérica. Como estudamos no […]
Ver a página do trabalho aqui.
Oeiras International School (Oeiras)
O mural ilustra um sistema ecológico de mata ciliar, um habitat que é muito visto pelos redores escolares, ou seja, um habitat natural no qual um rio percorre uma áreaflorestal. Este tipo de ecossistema possui alta biodiversidade e acolhe uma […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Escola EB1 do Bairro (Ourém)
As espécies representadas foram: sauróperes Ecossistema: Jurásico […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ovar ( 4 trabalhos )
Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)
O trabalho reúne aspetos de vários ecossistemas, refletindo a variedade das geografias do planeta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB de Habitovar (Ovar)
Esta pintura tem como objetivo representar o ecossistema presente nas zonas envolventes à escola, nomeadamente as camarinhas (fruto das camarinheiras) que são bagas comestíveis possíveis encontrar nas zonas de pinhal e dunas entre a escola e a praia do Furadouro, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
O ecossistema representado é um ecossistema de água doce, rodeado por vegetação terrestre, que é o existente no nosso Parque Urbano. Situado nas margens do Rio Cáster que atravessa a cidade de Ovar é caracterizado por uma abundante biodiversidade. Neste […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)
Procuramos assinalar os seguintes ecossistemas: abelhas, borboletas, joaninhas e lagartas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paços de Ferreira ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)
Bosque das Quintãs. Registou-se o seguinte, tudo existente no respetivo bosque: - Falcão; - Cobra de água; -Lagartixa; -Rã; -Olho de gato; - Botão de ouro; - Plátanos; - Heras; -Musgo; ... […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)
A pintura encontra-se na fachada de um posto de transformação elétrica localizado no interior da escola, nas proximidades do charco. A obra apresenta uma reprodução estilizada de um ecossistema de água doce, rodeado por vegetação terrestre, conjugando elementos característicos tanto […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pampilhosa da Serra ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra (Pampilhosa da Serra)
O presente projeto consistiu na criação e pintura de um mural artístico, representando o ecossistema envolvente ao território de Pampilhosa da Serra, com especial enfoque na fauna autóctone mais relevante. A fase inicial do projeto envolveu um processo de caracterização […]
Ver a página do trabalho aqui.
Pombal ( 3 trabalhos )
Colégio João de Barros (Pombal)
O ecossistema representado é o rio Arunca enquanto património natural da nossa região, no concelho de Pombal. Na fauna representada podemos observar o Guarda Rios, a Poupa, a Lontra, a Abelha e a Libelinha. A flora apresenta a Tabúa, o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)
O mural representa diversos ecossistemas locais da região da Guia, concelho de Pombal, refletindo a riqueza da biodiversidade existente. Estão incluídos os seguintes ambientes naturais: o mar, com representação de espécies marinhas e conchas; a praia, com vegetação dunar e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Barrocal (Pombal)
O mural representa o nosso ecossistema, uma área de grande valor natural e ambiental, localizada na região de Pombal. Caracterizado por terrenos calcários, vegetação mediterrânica e uma rica e variada biodiversidade de flora e fauna que tornam a região, um […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta Delgada ( 1 trabalho )
Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)
A pintura representa a vida nos Açores, a interação dos humanos com a Natureza, pela qual estão rodeados. Esta relação harmoniosa permite que existam bananas maravilhosas, o cultivo de deliciosos ananases, a existência de muitas abelhas, tão importantes para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponta do Sol ( 2 trabalhos )
Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
A Horta Biológica da escola, é identificado como um dos elementos representativos do Programa Eco-Escolas; assim, não seria de estranhar que este elemento servisse de inspiração para a seleção do ecossistema a ser representado na pintura; o ecossistema terrestre foi […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
A pintura mural “Muros com Vida” (Mural 1 e 2) representa uma síntese visual entre o mar e a serra, destacando a riqueza natural da ilha da Madeira. Foram integrados elementos dos ecossistemas marinhos e da floresta Laurissilva madeirense, com […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ponte de Sor ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)
Ecossistema: Montado. Elementos: alguns seres vivos característicos da fauna e flora do ecossistema (sobreiros, esteva, rosmaninho, tojo, herbáceas, lince, javali, cavalo, vaca, ovelha, águia-de bonelli, rouxinol, cegonha, coelhos, rã ibérica, veado). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)
O mural retrata um ecossistema terrestre, mais especificamente um habitat natural característico de zonas rurais ou silvestres, onde coabitam diversas espécies da fauna e flora. Entre os elementos representados encontram-se a poupa, o coelho-bravo (ou selvagem), as libélulas e as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Portalegre ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Atalaião (Portalegre)
Representação da flora das proximidades da escola, inclusivamente o "Carvalho anão" , espécie muito rara da nossa flora e do qual somos guardiões. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica José Régio (Portalegre)
Foi retratado um pequeno ecossistema da zona natural protegida mais próxima da escola, pertencente ao Parque Natural da Serra de São Mamede. São destacados elementos que são espécies protegidas e caraterísticas da região como a Águia de Bonelli, o Sacarrabos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Caia e Nave Longa (Portalegre)
Biodiversidade - os elementos naturais que nos rodeiam. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Porto ( 2 trabalhos )
Escola S/3 de António Nobre (Porto)
O mural elaborado representa um ecossistema marinho, com enfoque na zona costeira atlântica portuguesa. A composição integra diversos elementos representativos da biodiversidade marinha, incluindo: Peixes típicos da costa portuguesa, como a sardinha; Mamíferos marinhos, como o golfinho-roaz; Aves costeiras, nomeadamente […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)
É o ecossistema português, com alguns exemplares da fauna e flora características de Portugal. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )
Escola Profissional do Alto Ave (Póvoa de Lanhoso)
Abelhas: ecossistema terrestre, polinização Joaninhas: agricultura biológica, controle biológico de pragas, ecossistemas saudáveis Borboletas: polinizadores, diferentes altitudes e climas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )
Jardim de Infância de Laúndos (Póvoa de Varzim)
O mural representa um ecossistema terrestre, onde a relação entre o ser humano e a natureza é destacada através da ação de um menino a semear árvores e a preservar o ambiente natural, inclusive animais. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Praia da Vitória ( 1 trabalho )
Escola Secundária Vitorino Nemésio (Praia da Vitória)
Ecossistema marinho. Elementos representados: Peixe Balão- Tetraodontidal Tartaruga de couro- Dermochelys coriacea Água-viva- Pelagia noctiluca Caranguejo fidalgo- Grapsus adscencionis Ouriço do mar- Echinoidea […]
Ver a página do trabalho aqui.
Redondo ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)
O mural da escola representa um palhaço (baseado na pintura de Picasso) observando a natureza e a paisagem alentejana à sua frente. A escola encontra-se localizada num meio rural, onde o espaço de recreio da escola está virado para o […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira de Pena ( 1 trabalho )
EB 2,3 de Ribeira de Pena (Ribeira de Pena)
A imagem remete tipicamente a um ecossistema terrestre florestal, como uma floresta tropical. A presença de uma árvore central indica a importância da vegetação neste ecossistema. Bióticos (seres vivos): Árvore: organismo produtor, essencial na fotossíntese. Outros seres vivos (implícitos): aves, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ribeira Grande ( 1 trabalho )
Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)
Habitats seminaturais e campos de cultura, com presença de algumas das espécies endémicas mais emblemáticas da região, nomeadamente a Vidália (Azorina vidalii), o morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), o priôlo (Pyrrhula murina) bem como alguns produtos hortícolas da nossa estufa biológica (tomateiros, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Salvaterra de Magos ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)
A pintura retrata um ambiente típico do nosso meio rural, onde a presença da vegetação característica das áreas agrícolas e naturais se destaca, formando um ecossistema diversificado. Observam-se falcões, representando a fauna local e o papel fundamental dessas aves de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Cruz ( 3 trabalhos )
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz (Santa Cruz)
Os ecossistemas presentes nesta pintura são o ecossistema terrestre e o aquático. Na nossa pintura temos presentes diversos elementos, árvores, montanhas, plantas, abelhas, libelinhas, joaninhas, patos, peixes e algas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz - Camacha (Santa Cruz)
O ecossistema por nós escolhido foi o ecossistema marinho é um dos maiores e mais diversos ecossistemas do planeta, nele está presente o oceano, os recifes e uma variedade enorme de seres vivos. Os elementos nele representados são os peixes, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 do Caniço (Santa Cruz)
O ecossistema é a Laurissilva, sendo representada neste mural pelo loureiro (Laurus novocanariensis), o bib-bis (Regulus madeirensis) e a libélula/libelinha (Sympetrum nigrifemur), todas espécies endémicas da Madeira, representando a biodiversidade. É de referir que este mural é o primeiro de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santarém ( 1 trabalho )
Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
A escolha de um ecossistema marinho partiu da vontade das crianças, uma vez que, terminado um projeto sobre o quinto centenário de Luís de Camões, ficou mais viva a curiosidade de conhecer melhor o que há nesse mar tão cantado […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santo Tirso ( 2 trabalhos )
Colégio de Lourdes (Santo Tirso)
Atendendo à localização da escola, optou-se pela escolha de um ecossistema terrestre. Na disciplina de Ciências Naturais promoveu-se o estudo da influência dos fatores abióticos nos animais e nas plantas, assim como das relações bióticas que se estabelecem entre os […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)
Apesar do empenho e entusiasmo demonstrados pelos alunos na participação no desafio Muros com Vida, o trabalho de pintura mural não pôde ser concluído na totalidade, conforme inicialmente planeado. Esta situação deveu-se à limitação do tempo disponível, uma vez que […]
Ver a página do trabalho aqui.
São João da Madeira ( 1 trabalho )
Escola Básica do Parque (São João da Madeira)
A pintura “Muros com Vida” representa um ecossistema de floresta mediterrânica, inspirado na paisagem natural do Parque Nossa Senhora dos Milagres, que envolve a escola. Foram retratados diversos elementos bióticos, como: Árvores típicas da região, animais locais, plantas aromáticas e […]
Ver a página do trabalho aqui.
São Vicente ( 1 trabalho )
ADENORMA (São Vicente)
Este ano decidimos representar umas das reservas naturais do nosso arquipélago – as Ilhas Desertas (Deserta Grande e Bugio). Neste sentido, procuramos identificar as espécies da fauna mais representativos deste local: • A espécie mais emblemática é o lobo-marinho e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Serpa ( 1 trabalho )
Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)
Ecossistema: No âmbito deste projeto selecionámos as zonas ribeirinhas com galerias ripículas pela sua beleza e o rico Património Natural com que as freguesias envolventes da Escola se identificam. As galerias ripículas da ribeira do Enxoé pertencente à bacia hidrográfica […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 1 trabalho )
Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)
O mural apresenta-se como uma composição visual colorida e informativa, com ilustrações feitas pelos alunos e elementos naturais recolhidos na própria horta. Estão representadas várias espécies de insetos e outros animais, organizados de forma clara entre os “Amigos da Horta” […]
Ver a página do trabalho aqui.
Setúbal ( 2 trabalhos )
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal é um exemplo vivo de como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de transformação. Com uma cultura ecológica profundamente enraizada, a sua comunidade escolar – composta por […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Adventista de Setúbal (Setúbal)
Na nossa pintura está representado um ecossistema rico e equilibrado, onde podemos identificar diversos elementos naturais. Observam-se seres vivos como abelhas, caracóis, borboletas, joaninhas, pássaros e árvores frutíferas, bem como componentes do meio como folhas, flores e frutos. Todos estes […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 2 trabalhos )
Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)
"Biodiversidade de zona intertidal" Elementos do ecossistema presentes na pintura: Bodelha (Fucus spp.), Lapa (Patella spp.), Caramujo (Nucella lapillus), Mexilhão (Mytilus spp.), Estrela-do-mar-de-espinhos (Marthasterias glacialis), Caranguejo-mármore (Pachygrapsus marmoratus) e Ouriço-do-mar-comum (Paracentrotus lividus) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)
O ecossistema representado é a biodiversidade existente no Parque Urbano, estando isto mesmo escrito no título do Muro no seu início, juntamente com os logótipos do projeto. A fauna representada para a primeira parte do projeto foi a seguinte: pintassilgo, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Soure ( 6 trabalhos )
Centro Escolar do Marco (Soure)
A pintura representa a diversidade e a beleza dos ecossistemas naturais, trazendo à tona a importância da preservação ambiental. Cada secção do muro retrata um ecossistema específico, ilustrado com seus elementos característicos: Floresta - Elementos presentes: árvores autóctones, pássaros, insetos, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Degracias (Soure)
Nos desenhos que constam da pintura estão presentes os animais e plantas que os nossos alunos encontraram nos jardins e na horta da nossa escola: plantas com flores, musgos, fungos, anelídeos, insetos, moluscos, anfíbios, aves. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)
A figura pretende mostrar um mundo em que todos são precisos e vivem em harmonia. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Gesteira (Soure)
Ecossistema marinho com algas, crustáceos, polvo e peixes. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Granja do Ulmeiro (Soure)
O muro foi pintado com tinta azul. Todas as crianças pintaram com as suas mãos o muro. Escreveram a frase" O futuro do planeta está nas nossas mãos. Somos todos responsáveis pelo planeta. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Tapeus (Soure)
A pintura representa uma ecossistema florestal com os seus diferentes componentes de flora e fauna. Pretende ainda mostrar as relações bióticas que se estabelecem entre os diferentes seres vivos desse tipo de ecossistemas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Novas ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)
Ecossistema de zona húmida da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, que está classificado como sítio Ramsar. As espécies representadas são: Chapim Azul (Cyanistes caeruleus); Rabiruivo (Phoenicurus ochruros); Toutinegra dos Valados (Sylvia melanocephala); Galinha de Água (Gallinula chloropus); Peneireiro […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)
Biodiversidade. Fauna e zonas húmidas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 5 trabalhos )
Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)
Tivemos como ponto de partida alguns dos aspetos dos ecossistemas que rodeiam a Escola. Em alguns locais ainda é possível observar vegetação nativa mediterrânica tal como carrasco, carvalho, aroeira, sobreiro, rosmaninho, roselha, murta e outras. As comunidades animais estão representadas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)
As abelhas têm um papel primordial na agricultura e na vida do planeta, pois garantem a reprodução das plantas a partir da polinização. Para além da questão supracitada, os alunos referiram ainda a importância das “primas” das abelhas, forma como […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Matacães (Torres Vedras)
Esta pintura foi realizada num dos Cantinhos do espaço exterior de Recreio/Baloiços do nosso Jardim de Infância. A frase "Estamos a Crescer!" foi decorada com o apoio de adultos. Esta frase revela a intenção implícita: o registo das medidas das […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)
A pintura feita representa o ecossistema do meio natural envolvente. Representa o rio Alcabrichel com a fauna aí existente e nos campos que o rodeiam: • Ruivacos • Pato real • Enguias • Rãs • Joaninhas • Formigas • Borboletas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vale de Cambra ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)
A floresta autóctone de Vale de Cambra, localizada na região Norte de Portugal, insere-se num contexto ecológico rico e diversificado, tipicamente associado ao bioclima temperado atlântico com influência mediterrânica, caracterizado por invernos amenos e húmidos e verões quentes e secos. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Valongo ( 3 trabalhos )
Escola Básica D. António Ferreira Gomes (Valongo)
Foram decorados dois painéis de grandes dimensões (aproximadamente 2.5x5m), representando 2 situações distintas. No primeiro está representado o fundo do mar (com alguma inspiração vinda do Sponge Bob!). O segundo painel demonstra que o ambiente que queremos ter está na […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI do Paço (Valongo)
Na pintura destacam-se três ecossistemas: bosques, matos e matagais. Como elementos dos bosques temos a salamandra de pintas amarelas, o carvalho, o melro e a silva; Como elementos dos matos temos o tojo-comum, a aranha-lobo, a urze-roxa, a carqueja, a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
A pintura representa um ecossistema terrestre natural, inspirado nas paisagens das Serras do Porto, onde se destaca uma forte ligação entre flora e fauna locais. É um ecossistema de tipo florestal e de matos mediterrânicos atlânticos, caracterizado por uma vegetação […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vendas Novas ( 3 trabalhos )
Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)
Ecossistema marinho: plantas e animais marinhos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Vendas Novas nº3 (Vendas Novas)
O projeto "Muros com Vida" nasceu da intenção de transformar um muro interior do nosso recreio escolar num vibrante mural, servindo não só como elemento estético, mas também como ferramenta pedagógica. Através de um processo colaborativo que envolveu pesquisa, investigação, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
O desenho de uma mão a segurar um globo com sobreiros, papoilas e andorinhas representa um ecossistema mediterrânico, mais especificamente o montado português. Os Sobreiros: São árvores típicas do montado, um ecossistema característico do sul de Portugal, adaptado ao clima […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 6 trabalhos )
Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)
A pintura representa um ecossistema terrestre, mais concretamente um ecossistema de jardim ou floresta escolar, que reflete a biodiversidade existente no espaço exterior da escola. Elementos do ecossistema presentes na pintura: Componentes bióticos (seres vivos): Animais: rã, caracóis, morcegos, aves, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão)
A pintura representa a natureza com as suas cores vivas e a biodiversidade. A interação entre animais e plantas com os diversos fenómenos da natureza também está presente. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica Terras do Ave (Vila Nova de Famalicão)
Floresta, borboletas, flores, abelhas, minhocas, ervas. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB/JI de Sapugal (Vila Nova de Famalicão)
Ecossistema representado no trabalho: Sistema Terra (aquático com a representação do oceano e o terrestre com o destaque de montanhas/planície) […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1/JI de Louredo (Vila Nova de Famalicão)
O Mar e a sua biodiversidade: peixes, algas, moluscos e outros elementos que fazem parte do ecossistema. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)
Na pintura estão presentes árvores, flores, aves e outros animais. Os temas, os desenhos e as pinturas foram da responsabilidade dos alunos, com a orientação do docente de Educação Visual, o professor Abílio Castelo Branco. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 12 trabalhos )
Colégio Heliântia (Vila Nova de Gaia)
“Oceano Vivo” Este desenho transmite uma mensagem visual de preservação e valorização da vida marinha. Ao centro, uma mão aponta para um globo terrestre, simbolizando que o futuro do planeta está nas nossas mãos, nomeadamente na proteção dos oceanos. Do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Ecossistema Marinho da Costa Portuguesa Esta ilustração foi criada a partir da exploração artística das crianças sobre o ecossistema marinho da costa portuguesa. Através de uma linguagem visual expressiva e colorida, típica do universo infantil, representa-se um ambiente rico em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)
Ecossistema terrestre: seres vivos (plantas e animais) e elementos não vivos (solo, clima e relevo). […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Alheiras (Vila Nova de Gaia)
A pintura representa um ecossistema terrestre com elementos aquáticos. Estão presentes árvores, arbustos e animais como um gato, um coala e uma borboleta. No meio aquático surgem um peixe, uma tartaruga, um polvo e um golfinho, ilustrando a diversidade da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica de Loureiro - Grijó (Vila Nova de Gaia)
Nesta pintura podemos observar um ecossistema natural. Um ecossistema é um conjunto de seres vivos (como animais e plantas) que vivem num mesmo ambiente e se relacionam entre si e com a natureza que os rodeia, como o solo, a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)
A libelinha pertence ao ecossistema de água doce, (rios, lagos , lagoas e riachos) geralmente encontram-se em zonas pantanosas e próximas de cursos de água. As libelinhas são consideradas importantes bioindicadores da saúde dos ecossistemas. A cor azul da parede […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema dos flamingos, também conhecidos como aves aquáticas, é caracterizado por zonas húmidas, como salinas, estuários, lagoas costeiras e lagos de água doce e salgada, frequentemente com águas pouco profundas. No caso da pintura ,representamos os flamingos em zona […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB1 Joaquim Nicolau de Almeida (Vila Nova de Gaia)
Pintura de flores com cores e formas variadas para tornar os pontos de entrada na escola em locais alegres, com "vida" e acolhedores para as crianças. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura: O mural representa o ecossistema do estuário do rio Douro, destacando a diversidade de aves que frequentam esta zona húmida de elevada importância ecológica. Foram representadas espécies características da fauna […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia)
Selecionaram-se diversos ecossistemas naturais a nível mundial que se encontram em risco, com animais em extinção devido à intervenção humana, por causa da ocupação do território destes animais, caça, poluição..., nomeadamente de África (com Proboscídeos - elefantes e Cervídeos - […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
O ecossistema representado é um ecossistema aquático (marinho) que integra elementos de diferentes ecossistemas marinhos mundiais. Os elementos presentes, oriundos de diversas regiões, são: peixes, alforreca, tartarugas, pinguim, algas e aves. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real ( 4 trabalhos )
Colégio João Paulo II (Vila Real)
“O Cortejo da Natureza – Quando a Terra se Faz Gente” Este mural é um tributo à essência viva de Vila Real, onde a cultura e o ecossistema caminham lado a lado, como se fossem parte do mesmo cortejo ancestral. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola JI/ EB nº3 de Vila Real (Corgo) (Vila Real)
Neste trabalho, procurou-se reproduzir o ciclo de vida da Borboleta Azul, uma espécie autóctone da nossa região, nomeadamente da Serra do Alvão. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)
Os polinizadores (tema amplamente explorado em sala de aula) e a sua importância e função nos ecossistemas da flora e comércio local. (abehas, borboletas, libélulas, joaninhas e alguns insetos) A importância da Conservação e preservação das espécies em extinção (borboleta […]
Ver a página do trabalho aqui.
Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)
O ecossistema presente na pintura é um ecossistema ribeirinho ou zona húmida. Estão identificados algumas árvores como o salgueiro e amieiro, alguns juncos e plantas com flores lilás, congossa pervinca que pudemos observar junto à linha de água e malmequeres […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Verde ( 1 trabalho )
Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)
Ecossistema florestal dominado por carvalhos Alvarinhos ( Quercus robur) e prados semi-naturais, especialmente comum nas terras altas do Concelho de Vila Verde, habitat de corsos (Capreolus capreolus) e de uma alcateia de lobo ibérico (alcateia denominada de Vila Verde). É […]
Ver a página do trabalho aqui.