Enquadramento
O projeto “Muros com Vida” integra na edição 2025-2026 do programa Eco-Escolas, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Este projeto surge no contexto da Década das Nações Unidas da Restauração dos Ecossistemas (2021‑2030), com o objetivo de alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão da degradação de ecossistemas terrestres e aquáticos, com impacto nas alterações climáticas e na perda de biodiversidade.
Este desafio valoriza a rua e o espaço público como meio de aprendizagem e elemento agregador, assumindo um papel educativo, artístico e de partilha de princípios de sustentabilidade. Assim, escolas e municípios são desafiados a promover a preservação e valorização dos ecossistemas através da arte urbana, nomeadamente pela pintura de muros ou mural em espaços escolares ou do concelho.
Atividades MUROS COM VIDA
A atividade propõe que a escola, em articulação com o município, realize as seguintes etapas principais:
- Pesquisa / investigação de um ecossistema local (terrestre ou marinho) existente no território do município (por exemplo: floresta, estuário, zona húmida, ecossistema litoral, etc.);
- Desenho e conceção artística (pintura de muro/parede) representando esse ecossistema, com identificação de elementos característicos (flora, fauna, habitat, interações, etc.);
- Execução da pintura num muro ou parede, dentro ou fora do recinto escolar (em articulação com o município para autorizações e logística).
- Divulgação do trabalho, documentando o processo (memória descritiva, fotografias do processo, do resultado final e detalhes) e submissão à plataforma do programa Eco-Escolas para concurso.
No caso dos municípios, estes apoiam as escolas, providenciam materiais, logística, formação ou workshops, e promovem a participação no âmbito concelhio.
Quem pode participar
- Escolas de todos os níveis de ensino (ensino básico, secundário e profissional);
- Municípios que apoiem as escolas no âmbito da iniciativa, ao garantirem as condições logísticas, fornecerem materiais e promoverem o envolvimento escolar.
NOTA: A participação do município é recomendada, mas não é obrigatória. Devem, no entanto, para executar o projeto obter a concordância do proprietário do muro/parede variando conforme se trate de escolas públicas ou privadas.
Objetivos
- Chamar a atenção para a importância da preservação/recuperação dos ecossistemas;
- Incentivar a valorização do espaço público, melhorando o seu aspeto estético, tanto dentro como fora do recinto escolar;
- Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade.
- Identificar e investigar um ecossistema local relevante.
- Envolver os alunos no processo de desenho e produção da pintura, promovendo competências de investigação, artística e trabalho colaborativo.
- Desenvolver uma intervenção concreta no espaço físico da escola ou município, transformando um muro/paredes em suporte educativo e artístico.
- Promover o envolvimento da comunidade (escola, município, parceiros) e a sensibilização para a biodiversidade e sustentabilidade.
- Divulgar o resultado do projeto, implicando comunicação e conscientização junto da comunidade local e escolar.
- O município deve incentivar a participação de múltiplas escolas, suportar formações/workshops, adquirir materiais, assegurar logística e promover o projeto no seu território.
Saiba Mais
- Vídeo da RTP com informação sobre os níveis de organização dos ecossistemas ciclo de matéria, biodiversidade: ecossistemas e biomas, sucessão ecológica, teias alimentares, etc.
- Vídeo educativo sobre os ecossistemas.
- Vídeo do Jardim Zoológico sobre, “Serviços dos Ecossistemas”
- Espécies e habitat naturais protegidos de interesse comunitário
- Sobre habitats naturais prioritários, em Portugal.
- Sobre a Década das Nações Unidas da Restauração dos Ecossistemas (2020-2030)
- Tipos de Restauração de Ecossistemas
Muros Com Vida

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia | Município do Funchal
Competências e aprendizagens
- Compreender ecossistemas, biodiversidade e impactos ambientais.
- Desenvolver técnicas de imagem, desenho e pintura de um espaço público.
- Saber comunicar e divulgar o projeto, partilha de processos e resultados (fotografias, memórias, publicações e/ou jornal escolar).
- Conhecer e identificar os elementos de um ecossistema contexto local.
- Reconhecer a importância da restauração e preservação dos ecossistemas para a biodiversidade e alterações climáticas.
- Planear e executar um projeto artístico/plástico aplicado a espaço físico real.
- Desenvolver a capacidade de articulação entre escola, comunidade local e entidades municipais.
- Promover a conscientização ambiental no âmbito da comunidade escolar/local.
- Criar ou fomentar hábitos de valorização e cuidado do espaço público, e da natureza no território envolvente.
Relação com os ODS
Prazos
Apresentam-se abaixo as datas-limite para:
- Inscrição da escola: 28 de fevereiro 2026
- Inscrição do município: 28 de fevereiro 2026
- Submissão dos trabalhos das pinturas das escolas: 19 de junho 2026
- Submissão dos trabalhos do município: 30 de junho 2026




