Geração Verdão – Trabalhos 2019

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Idade dos alunos:
Turma do 3º e 4º ano (20 alunos) do 1º Ciclo com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos e professora do clube de teatro.

Envolvimento dos alunos:
Metodologia utilizada/processo de construção das máscaras:
1- Apresentação do desafio às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (2 turmas) nas aulas do Clube de Teatro;
2- Impressão em A3 das máscaras fornecidas pelo Manual Geração Verdão;
3- Realização de trabalhos de grupo para apresentação de ideias;
4- Análise das diferentes ideias apresentadas pelos grupos de trabalho;
5 - Seleção da ideia para trabalhar (através de votação) envolvendo toda a escola;
6- Escrita coletiva do texto dramático a apresentar, tendo em conta os atores, as personagens do Manual Geração Verdão, as didascálias, os adereços, a música e o cenário a apresentar;
7-Confeção das máscaras e decoração do cenário;
8-Ensaios do pequeno teatro a apresentar;
9-Gravação final;
10-Preenchimento de memória descritiva e compilação de anexos para formalizar candidatura online.

Memória descritiva:
O desafio nacional "Geração Verdão – Vamos dar vida ao planeta da transformação" promovido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Emabalagens, em parceria com o Programa Eco-Escolas, da Associação Bandeira Azul da Europa, foi abraçado por toda a comunidade educativa da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, com o intuito de sensibilizar os alunos, assim como, toda a comunidade escolar, para a importância da reciclagem, da proteção do ambiente, visto que se pretende impulsionar uma cultura de reciclagem em Portugal, através da formação e educação da criança de hoje, adultos de amanhã, em contexto escolar, indo de encontro aos objetivos do projeto educativo de escola.

Título do teatro:
Geração Verdão, cabe a nós!

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.