Geração Verdão
Pinta o EcoBag

Descrição

Esta atividade, promovida em parceria com a Novo Verde, desafia as escolas a submeter desenhos relacionados com as três cores do Ecoponto (azul, amarelo e verde), tendo por objetivo incentivar a comunidade na separação de embalagens.

Os desenhos selecionados e premiados serão impressos em Ecobags, a produzir pela Novo Verde, os quais se destinam a ser distribuídos a empresas, durante o mês de março.

Objetivos
    • Conhecer o tipo de resíduos de embalagem que deve ser colocado em cada ecoponto;
    • Incentivar a separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento destes resíduos;
    • Trabalhar o conceito de Economia Circular;
    • Divulgar o trabalho das Eco-Escolas.
Destinatários

Podem participar nesta atividade todas as escolas até ao 3º ciclo (inclusivé) inscritas no Programa Eco-Escolas 2020-21

Características do Trabalho

Pretende-se que as crianças e jovens Eco-Escolas realizem um desenho alusivo ao tipo de materiais a colocar em cada ecoponto, respetivas cores e ainda uma mensagem que apele à deposição seletiva de resíduos.

O desenho  deverá ter uma dimensão equivalente a uma folha A3 (29,7 x 42cm) e apresentar-se na orientação vertical.
Este deve conter os elementos dos resíduos a serem depositados em cada Ecoponto, que podem ser de várias cores. No entanto, a imagem deve ter fundo branco.
Os desenhos deverão ser convertíveis em formato digital para permitir a sua impressão com qualidade.

Cada escola pode submeter 3 trabalhos por cor de ecoponto, num total de 9 trabalhos por escola independentemente do grau de ensino.

Trabalhos Premiados

Submissão dos Trabalhos: 19 de fevereiro 2021

Prémios

Será atribuído um prémio no valor de 50€ para o autor(es) e 150€ para a escola, em cartão Decathlon ou Pingo Doce para cada desenho selecionado.
No total, serão premiados 6 trabalhos – dois relativos a cada ecoponto.

Júri

O Júri será constituído por elementos da Novo Verde, outro da ABAE e ainda um professor de Educação Visual.

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.