Geração Verdão – Trabalhos 2019

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Idade dos alunos:
3 aos 6 anos

Envolvimento dos alunos:
O desenrolar de todo o projeto contou com a participação de todas crianças de duas salas heterogéneas, quer na elaboração das máscaras, no ensaio da música para a peça de teatro, na participação dos vários momentos que foram proporcionadas como mote de aprendizagem e exploração dos 3 R's. Para além disso, ao longo do ano foram e são vários os projetos integrados na escola, e que as crianças participam, isto porque somos uma escola eco escola e do ambiente queremos cuidar.

Memória descritiva:
Tivemos a oportunidade de ter a colaboração de alguns pais para alguns momentos de esclarecimento e de aprendizagem, como foi o caso da visita da Resitejo à nossa escola (momento esse proporcionado após o contato com a mãe de uma das nossas crianças), a visita de um pai à nossa escola para fazer pasta de papel, proporcionando às crianças uma visita, mais tarde, à fábrica da Renova, onde será dado a mostrar às crianças como é feita a pasta do papel, mas em grandes quantidades e em diferentes máquinas.
Foi pretendido com a nossa peça de teatro, mostrar o trabalho que é feito, normalmente, ao longo de todo o ano, como a separação dos resíduos que surgem ao longo do nosso dia-a-dia, os vigilantes do rio, os vigilantes do ambiente, entre outras tarefas que fazem parte da nossa rotina.
O projeto em torno do teatro foi dinâmico, ao ponto de haver música, contando com a participação de dois pais que nos acompanharam com viola, alguns elementos vídeo, onde são dadas a mostrar algumas das nossas tarefas e visitas que fizemos no exterior e visitas que recebemos na nossa escola.
Relativamente aos adereços, tivemos o cuidado de reutilizar fatos de projetos anteriores, como foi o caso das flores, dos peixes, das aves, sol, nuvem, … Quanto aos restantes fatos, utilizamos materiais e resíduos diferenciados e com várias texturas, praticando novamente uma atitude positiva de preservação do ambiente.

Título do teatro:
Cantando com os 3 R's

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.