Geração Verdão – Trabalhos 2019

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Idade dos alunos:
6/7 anos

Envolvimento dos alunos:
Muito entusiasmados e motivados para a atividade.
Foram momentos de aprendizagem muito divertidos!

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pela turma do 1º ano, constituida por 24 alunos.
Inicialmente foi visionado o vídeo da Geração Verdão, a partir do qual se debateram ideias sobre a importância dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a correta separação dos resíduos e como se preparam os resíduos para que sejam novamente utilizados para novas embalagens/produtos.
Para compreender melhor o conceito de reutilizar, os alunos realizaram algumas atividades com recurso à reutilização de embalagens: construção de máscara de Carnaval com as embalagens tetrapak; jogo do galo, para o Pai, com caixas de cartão e tampas de plástico; ensacamos as bolachas, para oferecer à Mãe, nos sacos do pão do refeitório; as personagens do teatro foram feitas com caixas de cartão do leite escolar e folhas de rascunho; alguns trabalhos de expressão plástica foram feitos com revistas e jornais; e com garrafas de plástico fizeram-se comedores para os pardais.
Foram lidas as informações e realizadas algumas das atividades sugeridas no manual da Geração Verdão: Jogo das embalagens, Jogo da reciclagem, o ciclo da reciclagem e o teatrinho; visionados os filmes sobre a economia circular e sobre a transformação dos resíduos em matérias-primas . Também, a partir da observação de imagens, se falou sobre as desvantagens dos aterros sanitários e da incineração de lixo.
Nas aulas de dança, os alunos ensaiaram uma coreografia com a canção “Mundo a Reciclar”, do Planeta Limpo do Filipe Pinto, que irão apresentar no nosso Eco-Sarau, para comemorar o Dia do Ambiente
Durante o ano letivo, o tema Resíduos do programa Eco-Escolas, foi trabalhado, pelo que os alunos elaboraram os eco-códigos:
- Se não queres ser porcalhão, não deites lixo no chão!
- Se o Planeta queres preservar, dos 3 Rs te deves lembrar: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
- Nos ecopontos deves colocar: no amarelo plástico e metal, no verde o vidro, no azul papel e cartão e as pilhas no pilhão.
Colocaram-se, nas salas de aula, informações sobre o que colocar e não colocar nos respetivos ecopontos e sinalética para a poupança de papel.
Nas aulas de Expressão Dramática /Teatro e de Trabalho de Projeto, foi surgindo o guião para a nossa peça. A pares, foram construidas as personagens e pensadas as suas falas. Um elemento do par deu voz à personagem e outro fez a representação. Para que todos pudessem participar, acrescentamos duas personagens, o frasco de vidro e a garrafa de plástico, com imagens retiradas do manual.
Com este projeto, criaram-se momentos de aprendizagem muito divertidos!
A Professora
Maria Isabel Monteiro

Título do teatro:
Filipe aprende a lição na Escola Geração Verdão

Guião da peça:

Fotografias:

Vídeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.