As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Centro Social Paroquial da Vera Cruz (Aveiro)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
pré-escolar

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Houve dois momentos de observação distintos no desenrolar deste projeto. Um deles aconteceu durante o período de confinamento, em que as crianças foram desfiadas a construir os seus comedouros em casa e fazer a observação com a Família. Foram variadas as partilhas dos projetos das crianças, mas só uma Família realizou a ficha de uma espécie que observou: a cegonha. O segundo momento foi já após o regresso à escola, em contexto de recreio escolar. Somos uma Instituição situada no centro da cidade de Aveiro, pelo que as oportunidades de observação de espécies diferentes foram poucas. Para colmatar este défice, realizou-se uma visita ao CMIA, onde as crianças puderam observar outras espécies muito usuais na Ria de Aveiro: flamingo, pato real, andorinha do mar ou o pernalonga.