Geração Verdão – Pinta o EcoBag – Trabalhos 2021

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

Fotografias do Ecoponto Azul:

O papelão do futuro

Fotografias do Ecoponto Amarelo:

Fotografias do Ecoponto Verde:

Caminhando para a reciclagem Verde

Este projeto apesar de ter sido divulgado antes do confinamento, só foi iniciado nestas duas semanas de aulas , no ensino à distância. No âmbito da disciplina de Cidadania, propus aos alunos do 7ºano que elaborassem em grupo cartaz que seria pintado num Eco Bag. Foram relembrados todos os materiais a colocar em cada Eco Ponto, apesar de muitos alunos já procederem à reciclagem. Assim, à distância e usando as ferramentas digitais os alunos tentaram, em grupo, elaborar algumas imagens. Houve alunos que dividiram a folha A3 em duas A4, ficando cada um responsável por uma dessas folhas A4, e remotamente coordenaram o desenho, outros elegeram um colega que desenhasse com a orientação de um outro, partilhando as ideias e ainda houve alunos que fizeram individualmente. Confesso que, apesar de alguns alunos terem revelado empenho e interesse, nem todos os trabalhos realizados cumpriram com os requisitos do regulamento, bem como alguma qualidade, pelo que não serão enviados. Restaram apenas três trabalhos que penso ir ao encontro do pretendido. No entanto, considero que o objetivo de trabalhar a temática da importância da reciclagem foi conseguido e os alunos tiveram a oportunidade de refletirem sobre a reciclagem e a separação correta em cada eco ponto. Penso que se houvesse mais tempo a qualidade dos trabalhos seria outra.