Geração Verdão – Trabalhos 2021 – Cartaz

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Mariana Oliveira Lima (14 anos)

A Professora da disciplina de Oficina de Artes lançou o desafio aos alunos da turma 9.ºA para participarem no desafio “Geração Verdão em Circulação”, o qual consta na representação de forma gráfica (desenho) o ciclo de vida de um objeto.
Os alunos começaram por realizar uma pesquisa para selecionarem o objeto que pretendiam trabalhar. Depois, realizaram uma pesquisar sobre as fases da Economia Circular desse objeto, ou seja, sobre as fases de produção do objeto, desde as matérias-primas até ao produto final e venda ao consumidor. Também pesquisaram sobre as políticas ambientais do objeto, nomeadamente no que diz respeito aos processos de reciclagem. Após esta etapa, cada aluno fez uma apresentação à turma da sua proposta criativa.
O trabalho final consistiu numa representação, em folha de papel de cavalinho A2, de todas as fases de vida de um objeto, com uma sequência lógica e com indicação do sentido a ler, desde a sua concepção até à sua reutilização. A seleção das técnicas de pintura foi da responsabilidade dos alunos.
Este trabalho possibilitou ainda a exploração de meios tecnológicos aquando a realização das pesquisas, desenvolvimento de aptidões técnicas e manuais, nomeadamente, na execução de esboços, aplicação de diferentes técnicas de pintura, recorte e colagem. Proporcionou um enriquecimento da literacia dos alunos domínio explorado, bem como maior consciência ambiental, nomeadamente no que diz respeito ao respeito pela política dos 3 R: 1.º Reduzir, 2.º Reutilizar e 3.º Reciclar.
É de realçar o enorme empenho e entusiasmo demonstrado pela turma, na realização de todas as fases deste desafio.

Cartaz:

Ciclo de vida de uma camisola de algodão