Escola Secundária da Moita (Moita)
Nome(s) e Idade(s) do(s) Aluno(s):
Bianca Matos, 18 anos
Constança Mateus, 18 anos
Madalena Marteleira, 17 anos
Pedro Sá, 18 anos
Memória Descritiva:
A Economia Circular é um conceito que se baseia, essencialmente, na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de vários materiais de forma a substituir o conceito de “fim de vida de um material” por um outro mais benéfico, através de um processo de vários novos fluxos circulares de reutilização e renovação dos produtos. No entanto, é também importante percebermos que também os próprios ecopontos podem ser alvo deste processo. Assim, o grupo achou que, em vez de utilizarmos uma embalagem comum como exemplo, seria mais apelativo e cativante integrarmos o nosso projeto de reanimação de um ecoponto (Frankenstein) no nosso trabalho, juntando dois projetos dois projetos num só e mostrando que também ele próprio se reutiliza após as suas funções.
Objetivo do vídeo: integrar dois projetos em um: explicar a importância da Economia Circular em modo Voice Over enquanto mostramos o processo de pintura do ecoponto – o material que escolhemos reanimar.
Modo de vídeo: O narrador é o próprio ecoponto verde que vai explicar o seu ciclo de vida à medida que vão sendo mostrados vídeos do seu processo de pintura e reanimação, bem como os dos seus amigos: ecoponto azul e ecoponto amarelo.
Integrantes do vídeo: O ecoponto como narrador, os vídeos da pintura, algumas imagens do ciclo de vida do ecoponto, algumas paisagens naturais na introdução.
Guião do Vídeo ou Animação:
Intro: O nosso planeta está repleto de paisagens naturais que constituem a beleza que hoje conhecemos tão bem. Mas o que não sabemos é que uma grande percentagem de tudo o que vemos de artificial é resultado dos inúmeros ciclos de vida pelos quais nós, embalagens, passamos. Assim como elas, também eu, o Verdão, me reciclo...e é a partir da minha reanimação que vou explicar o ciclo de vida da minha família: os ecopontos. (começam a aparecer os vídeos dos ecopontos a serem pintados)
Explicação do ciclo do ecoponto: O nosso ciclo de vida inclui um conceito denominado: Economia Circular, isto é, um modo mais eficiente de preservar o nosso tempo de vida, em vez de o limitar. Desta forma, sempre que a nossa utilização atinge um limite, somos recolhidos por operadores especializados e, posteriormente, transportados até ao centro de triagem de resíduos. Nesse centro de triagem, somos separados em diferentes materiais que serão transportados para o reciclador, onde decidem quais os materiais dos vários outros ecopontos que nós vamos constituir, fazendo de nós , ecopontos Frankenstein. Assim, após a reconstrução reutilizável do novo ecoponto, regressamos ao ponto de utilização já completamente revitalizados.
Conclusão: E é através deste ponto que voltamos a integrar o processo de Economia Circular, do qual sempre fizemos parte mas nunca como protagonistas. Desta vez, fomos nós próprios a ser reutilizados, não só por parte dos operadores mas também pela parte dos próprios jovens alunos que decidiram dar cor a todo este processo, garantindo a sua continuidade e preservando o nosso ambiente, que é o mais importante 😀
Link do Trabalho Publicado:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.