Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Uma viagem pela terra de Pedro da Fonseca

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
1h e 30 m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
O trilho é um trilho de natureza pedagógica, que assenta no ensino de muitos dos elementos associados a localidade de Proença a Nova: a natureza, a biodiversidade, a flora e a fauna, a história e a cultura local.

Temas das Estações:
Temas:
1 - paisagem
2 - natureza e biodiversidade
3 - cultura
4 - história
5 - fauna e flora

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Restaurante Bar e de Animador Sociocultural

2 - Memória Descritiva

O que motivou a participação neste projeto foi o fato de muitos alunos acharem que algo ira mal no meio ambiente e junto da biodiversidade, assim como na parte histórica e cultural em Proença a Nova. Pensou se então na implementação de um trilho pedagógico, que pudesse ser aproveitado pelos diferentes anos letivos, para aprofundar conhecimentos sobre história, cultura, tradição, biodiversidade, paisagem, fauna, flora e natureza existente na vila e um pouco por todo o concelho. O envolvimento dos alunos desde o 1º dia foi notório, onde há a destacar o apoio aos alunos do grupo de professores que constituem a equipa eco escola, a direção da escola e a câmara municipal, dizendo ser um elemento de caracter pedagógico e de relevo para o ensino na região. As turmas envolvidas no projeto, foram os cursos profissionais de Técnico de Restaurante Bar e de animador sociocultural, do 10º ano e 12º ano, aproveitando para ser inserido num projeto DAC, entre cursos de formação diferente. A justificação e a pertinência do projeto prende - se pelo facto de ser um espaço central, próximo da escola, que engloba um conjunto de elementos de interesse para as disciplinas lecionadas na escola, independentemente o nível de escolaridade.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: