Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Gaia_Rio_e_Mar_Escola-Básica-e-Secundária-de-Canelas

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Gaia Rio e Mar – biodiversidade e geodiversidade do estuário do rio Douro e da frente de mar de Lavadores

Temas das Estações:
- biodiversidade – Reserva Natural Local do Estuário do Douro e plantas invasoras
- geodiversidade - Geossítio de Lavadores
- paisagem – miradouro da Antiga Seca do Bacalhau
- lazer e desporto - ciclovia
- património cultural – Antiga Seca do Bacalhau e Posto da Guarda Fiscal

Fichas de Estações:

Autores:
Afonso Guedes
David Martins
Guilherme Reis
Henrique Morais
Inês Cruz
Letícia Silva
Marcos Ribeiro
Mariana Santos
Mariana Ferreira
Martim Perdigão
Matilde Encarnação
Ricardo Marques
Rodrigo Machado
Tânia Silva
Santiago Cruz
Matilde Rosa

2 - Memória Descritiva

A participação no projeto Eco-Trilhos relacionou-se, em primeiro lugar, com os conteúdos programáticos da disciplina de Inglês, no âmbito do tema “O mundo à nossa Volta”. A sua concretização foi levada a cabo pelos alunos do 10.ºB do Curso de Ciências e Tecnologias e mobilizou conhecimentos de outras disciplinas, tais como Geologia/Biologia, Geografia, Português e TIC.
Este projeto visa proporcionar ao visitante uma ferramenta de motivação e apoio à exploração do estuário do Douro e da biodiversidade existente na Reserva Natural Local, bem como uma melhor compreensão das informações que constam das placas informativas do Geossítio de Lavadores, situado na frente de mar.
Os alunos escolheram o percurso, que foi traçado e ajustado em função das estações e pontos de interesse selecionados. Foi criada uma pasta com as fotografias/vídeos e as fichas das estações, que foi partilhada por toda a equipa, tal como o link para o mapa. Este ano decidimos realizar o Eco Trilho no Wikiloc, já que no ano anterior tínhamos trabalhado no GOOGLE MAPS.
Cada grupo de alunos pesquisou informações relativas às estações/pontos de interesse e pensou nas atividades a realizar, preenchendo a respetiva ficha de atividade. As fotografias/vídeos são de autoria dos alunos e professores envolvidos, resultando de saídas realizadas neste ano letivo.
Este Eco Trilho percorre a marginal de Gaia, entre o Centro Interpretativo do Estuário do rio Douro e o Geossítio de Lavadores, fomentando o conhecimento da biodiversidade, da riqueza geológica e de aspetos culturais, ao mesmo tempo que promove a exploração da paisagem e a atividade física.
Ao longo do percurso, o visitante é convidado a observar atentamente o território, contando com a ajuda de informações de contexto e de desafios diversos, como atividades práticas; identificação de espécies com recurso à APP iNaturalist; um Kahoot e a procura de uma cache utilizando a Plataforma Geocaching.
Este percurso foi percorrido pelos alunos da turma, professores e familiares, numa manhã de sábado.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: