Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Ano de Escolaridade:
2.º e 4.º
N.º de Participantes:
44
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie - azevinho.pdf
- Ficha-da-especie - cedro branco.pdf
- Ficha-da-especie - escaravelho.pdf
- Ficha-da-especie -alecrim.pdf
- Ficha-da-especie -DENTE DE LEÃO.pdf
- Ficha-da-especie -líquen.pdf
- Ficha-da-especie -maria café.pdf
- Ficha-da-especie -pardal comum.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
O trabalho iniciou com a observação natural e direta dos animais e plantas do recinto escolar. O espaço exterior da nossa escola apresenta uma área considerável e são vários os seres vivos que encontramos no mesmo.
Inicialmente fez-se a apresentação do desafio aos alunos. Em seguida foram divididos em grupos de trabalho e saíram para procederem à exploração e observação. Sempre que os grupos encontravam uma espécie que consideravam pertinente, era fotografada e ilustrada. Os alunos aplicaram-se muito e tiraram imenso partido desta exploração, conseguindo encontrar e observar inúmeras espécies animais e vegetais, sendo, depois selecionadas, em decisão de grupo, as que integrariam este trabalho.
Destaca-se o “salvamento” de um pequeno pardal, caído do ninho, que se tornou a estrela do dia, sendo imediatamente seleccionado como espécie a constar neste desafio.
Após o trabalho de campo, regressamos ao trabalho em sala de aula, com recurso aos computadores, os grupos tentaram descobrir o nome das espécies por eles escolhidas, utilizando as aplicações e páginas sugeridas pela plataforma, entre outros. Neste mesmo momento preencheram as fichas de cada espécie com as informações que foram pesquisando na Internet.