A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
O desafio foi apresentado à turma no início do segundo período sob a forma de um guião de trabalho individual a realizar durante os segundo e terceiro períodos.
As etapas definidas foram as seguintes:
1ª etapa: observar e escolher uma espécie para caracterizar;
2ª etapa: identificar as características de cada grupo a que a espécie escolhida pertence, de modo a adequar os procedimentos de observação. Por exemplo, a observação de aves deve ser realizada no início ou no final do dia, altura em que estão mais ativas, sendo mais fácil sua observação;
3ª etapa: capturar imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas (formato .jpeg). As fotos têm que ser originais, não podendo ser copiadas de sites ou qualquer outra fonte;
4ª etapa: identificar as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4Al.
5ª etapa: preencher pelo menos uma ficha de uma espécie (modelo disponibilizado na Tarefa criada para o efeito na equipa TEAMS da turma);
6ª etapa: elaborar uma ilustração de cada espécie identificada;
7ª etapa: apresentação oral - o aluno deverá preparar a apresentação do trabalho à turma e à professora.
Ao longo dos dois períodos foram reservadas aulas e/ou momentos de aulas para reconhecimento/procura de espécies no recinto escolar; auxílio no preenchimento das fichas das espécies e saída de campo para observar algumas outras espécies. Os alunos também foram incentivados a fotografarem espécies noutros locais como por exemplo, próxima das suas casas, uma vez que vivem numa zona rural.
Para facilitar a comunicação foi criada uma tarefa na equipa TEAMS da turma onde foi colocada informação como guias de identificação de aves, líquenes, borboletas e outros, bem como links de sites e aplicações que os alunos poderiam utilizar.
O trabalho final (ficha e ilustração) foi apresentado à turma no final do terceiro período e foi, quer num período, quer noutro, alvo de avaliação que foi integrada na avaliação final dos alunos.