Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Carolina_Michaëlis

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Diversidade cultural, biológica e geológica do Palácio de Cristal

Temas das Estações:
Estação 1 - Biodiversidade e Lazer
Estação 2 - Biodiversidade e Cultura.
Estação 3 - História, Geologia e Cultura.
Estação 4 - Bidiversidade, Geologia e Cultura.
Estação 5 - Boldiversidade e Cultura

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos da turma CT1 do 11.º ano da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis do Porto. Na ficha de cada estação encontram-se identificados os alunos autores de cada uma das estações referidas.

2 - Memória Descritiva

O trabalho que aqui apresentamos foi realizado por alunos da turma CT1 do 11.º da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, e tem como propósito responder ao desafio lançado pelo projeto Eco-Escolas criando um trilho – Eco-trilho - que dê a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desse percurso. As actividades que estiveram subjacentes à edificação do trilho foram desenvolvidas pelos alunos na disciplina de Biologia e Geologia no âmbito das seguintes Aprendizagens Transversais que orientam o ensino e a aprendizagem desta disciplina, a saber: “Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas.”; “Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia,Sociedade e Ambiente (CTSA).” e “Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia.”
O processo e construção deste eco-trilho e o produto final conseguido, pretende contribuir para a motivação e para o conhecimento do território próximo da escola.
Para a realização deste projeto escolhemos um espaço emblemático da cidade do Porto conhecido por Jardins do Palácio de Cristal. A escolha deste lugar deveu-se à sua proximidade à escola, há presença de importantes elementos de biodiversidade e geodiversidade e pelo seu valor enquanto património cultural e histórico da cidade.
Constituíram-se como elementos facilitadores o acompanhamento deste trabalho pelo do Professor Luís Xavier que conhece particularmente bem o Palácio de Cristal e esteve com os alunos em dois momentos distintos (dia sete de fevereiro e dia vinte de março) e a parceria que estabelecemos com a Câmara Municipal do Porto que nos possibilitou uma visita guiada pela Dr.ª Marta Silva ao espaço acima referido no dia vinte e dois de fevereiro.
A supervisão e a organização das várias etapas de recolha de dados e monitorização do processo esteve a cargo da Professora de Biologia e Geologia (simultaneamente coordenadora do Projeto Eco-Escolas da nossa escola), Jacinta Rosa Moreira.
Numa primeira fase do trabalho que decorreu a sete de fevereiro, foi feita uma apresentação dos Jardins do Palácio de Cristal, apoiada numa apresentação multimédia, pelo Professor Luís Xavier. Após diálogo com os alunos foram seleccionadas cinco estações e formados grupos de trabalho senso a cada grupo distribuída atarefas de desenvolver atividades para uma estação. De seguida, decorreu, a vinte e dois de fevereiro, a visita guiada ao jardim durante a qual os alunos tiveram oportunidade de observar o espaço e registar algumas anotações que nos foram fornecidas. Posteriormente, fez-se um ponto de situação, no dia vinte de março, e foram complementados alguns aspetos e esclarecidas algumas dúvidas junto da nossa Professora e do Professor Luís Xavier. Por fim, os alunos realizaram consultas e deslocaram-se aos Jardins do Palácio de Cristal sozinhos e georreferenciaram as estações na aplicação no Wikiloc, registaram algumas fotografias/vídeos e distribuíram as tarefas pelos elementos do grupo. Nessas atividades contam-se a criação de sites, e a edificação de desdobráveis.
As alunas responsáveis pela primeira estação, trataram da Estação, designada por o Jardim Émile David, tendo feito uma curta abordagem histórica do jardim e o estudo de algumas espécies aí encontradas. As alunos que trabalharam a Estação 2, conhecida por Avenida das Tílias, tiveram o cuidado de não focar apenas as Tílias aí encontradas, mas também salientarem aspetos do ambiente envolvente rico em aspetos tais como a Concha Acústica, o Jardim dos Cavalinhos, o Miradouro para a ponte da Arrábida, e outras espécies vegetais como o excerto de diospireiro sobrevivente à Bomba de Hiroshima. Na estação 3, Capela Carlos Alberto, que se localiza no fim da Avenida das Tílias, os alunos que ficaram encarregues dessa estação focaram especialmente a capela abordando a sua construção e o seu contexto histórico. As sete palmeiras da espécie Washintonia robusta, conhecidas como "As sete magníficas," são a quarta estação deste trilho. Encontram-se perto de uma fonte repleta de peixe, do Centro de Educação para a Sustentabilidade dos Jardins do Palácio de Cristal. A quinta estação debruçou-se sobre a "Casa do Roseiral não podendo ser esquecido um deslumbrante miradouro sobre o rio Douro Que se encontra no terraço da casa.
O desenvolvimento das atividades neste Eco-Trilho permitiu aos alunos conhecer bem um espaço muito bonito e interessante da nossa cidade, um jardim de grande riqueza natural e cultural. Para além disso, também implicou a exploração de novas ferramentas no âmbito das TIC e desenvolver competências de pesquisa, de investigação e de reflexão.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: