Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Agr.Esc.Tarouca 24-25
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
1,65km
Duração aproximada:
15min
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
Floresta Viva: Trilho da Proteção e Sustentabilidade
Temas das Estações:
Estação 1: Qualidade do Ar (41.001952, -7.794305)
Estação 2: Incêndios Florestais (41.001627, -7.795250)
Estação 3: Gestão de Combustível e Criação de Mosaicos – Atuação dos Sapadores Florestais e Bombeiros Voluntários de Tarouca (41.001265, -7.796532)
Estação 4: Biodiversidade e Diversidade Morfológica da Flora – Atividade do ICNF (40.999346, -7.796269)
Estação 5: O Lobo-Ibérico – Ecologia, Conservação e Desmistificação (40.996982, -7.794167)
Fichas de Estações:
- Ficha de Estação_Estação 1 - Estação Eco-Escolas.pdf
- Ficha de Estação_Estação 2 - Estação SEPNA.pdf
- Ficha de Estação_Estação 3 - Estação Sapadores_BV.pdf
- Ficha de Estação_Estação 4 - Estação ICNF_Biodiversidade.pdf
- Ficha de Estação_Estação 5 - Estação ICNF_Lobo Ibérico.pdf
Autores:
Clube Eco-Escolas; 12º C
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco Trilhos do Clube Eco-Escolas surgiu da vontade de promover uma consciência ambiental ativa na comunidade escolar, aliando o conhecimento teórico das disciplinas ao contacto direto com a natureza. O tema central do percurso — proteção da floresta, biodiversidade e qualidade do ar — reflete os valores de sustentabilidade e cidadania que a escola procura incutir nos seus alunos. O projeto envolveu na organização os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário e profissional, que criaram o trilho destinado aos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas e de uma turma da Escola de Hotelaria de Lamego, integrando aprendizagens das disciplinas de Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, TAA e ADR. A interdisciplinaridade permitiu uma abordagem mais rica e integrada dos conteúdos, promovendo a reflexão sobre o papel de cada aluno na preservação do meio ambiente. O nível de envolvimento dos alunos foi elevado, tendo participado ativamente em todas as fases do projeto: pesquisa, planeamento do percurso, contacto com entidades parceiras, produção de materiais informativos e participação na dinamização das estações temáticas. Este envolvimento direto favoreceu o desenvolvimento de competências como a responsabilidade, o trabalho em equipa e a comunicação. O local escolhido para a realização do Eco-Trilho, a Serra de Santa helena, foi cuidadosamente selecionado por reunir condições naturais e logísticas ideais. Trata-se de uma área próxima da escola, rica em biodiversidade, com vegetação autóctone e acessível a toda a comunidade escolar. Além disso, o espaço tem sido historicamente afetado por incêndios florestais, o que reforça a pertinência da sensibilização para a prevenção e proteção contra o fogo e está próxima de uma alcateia de lobo ibérico protegida. O percurso, constituído por várias estações interativas, contou com a colaboração de entidades como o ICNF, que abordou a temática da biodiversidade e da conservação do lobo ibérico e da biodiversidade; o SEPNA, os sapadores florestais e os bombeiros, com ações de sensibilização sobre a prevenção de incêndios florestais; e o próprio Clube Eco-Escolas, que dinamizou uma estação dedicada à qualidade do ar e seus impactos na saúde e no ambiente. Entre outros parceiros, inclui-se a Câmara Municipal de Tarouca. A pertinência deste percurso ecoeducativo reside na sua atualidade e relevância ambiental, contribuindo para a formação dos alunos. O trilho transforma a paisagem envolvente num espaço de aprendizagem ativa, promovendo o respeito pela natureza e a adoção de comportamentos sustentáveis.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: