A Biodiversidade da Minha Escola 2024-25 | Trabalhos – Desafio Professores

Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)

Tema da Aula:
A Biodiversidade da Minha Escola (fazer catálogo de espécies de flora e fauna)

Introdução:
Desenvolvimento da Aula:
1. Introdução (15 min)
• Apresentação do tema e objetivos da atividade;
• Discussão sobre o que é biodiversidade e sua importância para o equilíbrio ambiental;
• Exemplificação de espécies comuns encontradas na escola (ex: aves, insetos, plantas, árvores);
• Explicação sobre a metodologia de observação e registo de espécies (foto, desenho e criação do Book Digital).
2. Trabalho de Campo (35 min)
• Divisão da turma em grupos para explorar diferentes áreas do espaço escolar;
• Observação e registo das espécies encontradas (descrição, fotos, esboços);
• Anotação de características do ambiente;
• Utilização da Aplicação para identificação de espécies encontradas
.
3. Análise e Reflexão (10 min)
• Compilação e organização dos dados coletados;
• Discussão sobre a biodiversidade observada e os fatores que podem ajudar a preservar;
• Propostas de ações para proteger e regenerar a biodiversidade na escola (ex: criação de jardins polinizadores, construção de abrigos para animais, aves e insetos, redução de resíduos).
4. Execução em desenho e Apresentação (40 min)
• Síntese das descobertas feitas durante a atividade;
• Desenhar/Reproduzir em folha A3 a foto escolhida de fauna ou flora;
• Início da criação do Book Digital para publicação e apresentação à comunidade escolar, na ferramenta digital Book Creator;
• Reflexão final sobre o trabalho desenvolvido na aula.
Avaliação:
• Participação ativa na atividade;
• Qualidade das observações e registos feitos;
• Criatividade no início da reprodução das fotos/registos;
• Autonomia na utilização das ferramentas digitais utilizadas;
• Reflexão crítica sobre a biodiversidade e a importância da sua proteção.
Extensão da Atividade:
• Iniciar a criação de um Book Digital com os trabalhos realizados das espécies identificadas;
• Publicação nas redes sociais da Escola do Book Digital;
• Desenvolvimento de um plano contínuo de monitorização e catalogação da biodiversidade da escola, completando o Book iniciado.
Materiais Necessários:
• Caderno de campo ou folhas de registo;
• Telemóvel ou Máquina fotográfica para registo visual;
• Guias/Aplicações de identificação de fauna e flora;
• Folhas de desenho A3;
• Material de pintura diverso;
• PC e ferramentas digitais.

Ano de Escolaridade:
5º e 6º Anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos:
• Sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade no ambiente escolar;
• Registar em fotografia várias espécies de fauna e flora;
• Identificar e catalogar espécies de fauna e flora que existem nos espaços exteriores da escola;
• Transferir e arquivar as fotos na DRIVE da turma;
• Iniciar a criação de um Catálogo em Book Digital;
• Apresentar propostas de ações para promover a preservação e regeneração da biodiversidade da nossa escola;
• Desenvolver competências de investigação e aprendizagem baseada em projetos;
• Estimular o envolvimento da comunidade educativa na proteção da natureza.

Duração da aula:
100 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: