Escola Básica João de Barros (Figueira da Foz)
										Tema da Aula:
A Biodiversidade da Minha Escola (fazer catálogo de espécies de flora e fauna)
                                    
										Introdução:
Desenvolvimento da Aula: 
1.	Introdução (15 min) 
•	Apresentação do tema e objetivos da atividade; 
•	Discussão sobre o que é biodiversidade e sua importância para o equilíbrio ambiental; 
•	Exemplificação de espécies comuns encontradas na escola (ex: aves, insetos, plantas, árvores); 
•	Explicação sobre a metodologia de observação e registo de espécies (foto, desenho e criação do Book Digital). 
2.	Trabalho de Campo (35 min) 
•	Divisão da turma em grupos para explorar diferentes áreas do espaço escolar; 
•	Observação e registo das espécies encontradas (descrição, fotos, esboços); 
•	Anotação de características do ambiente; 
•	Utilização da Aplicação para identificação de espécies encontradas 
. 
3.	Análise e Reflexão (10 min) 
•	Compilação e organização dos dados coletados; 
•	Discussão sobre a biodiversidade observada e os fatores que podem ajudar a preservar; 
•	Propostas de ações para proteger e regenerar a biodiversidade na escola (ex: criação de jardins polinizadores, construção de abrigos para animais, aves e insetos, redução de resíduos). 
4.	Execução em desenho e Apresentação (40 min) 
•	Síntese das descobertas feitas durante a atividade; 
•	Desenhar/Reproduzir em folha A3 a foto escolhida de fauna ou flora; 
•	Início da criação do Book Digital para publicação e apresentação à comunidade escolar, na ferramenta digital Book Creator; 
•	Reflexão final sobre o trabalho desenvolvido na aula. 
Avaliação: 
•	Participação ativa na atividade; 
•	Qualidade das observações e registos feitos; 
•	Criatividade no início da reprodução das fotos/registos; 
•	Autonomia na utilização das ferramentas digitais utilizadas; 
•	Reflexão crítica sobre a biodiversidade e a importância da sua proteção. 
Extensão da Atividade: 
•	Iniciar a criação de um Book Digital com os trabalhos realizados das espécies identificadas; 
•	Publicação nas redes sociais da Escola do Book Digital; 
•	Desenvolvimento de um plano contínuo de monitorização e catalogação da biodiversidade da escola, completando o Book iniciado. 
Materiais Necessários: 
•	Caderno de campo ou folhas de registo; 
•	Telemóvel ou Máquina fotográfica para registo visual; 
•	Guias/Aplicações de identificação de fauna e flora; 
•	Folhas de desenho A3; 
•	Material de pintura diverso; 
•	PC e ferramentas digitais.
                                    
										Ano de Escolaridade:
5º e 6º Anos
                                    
										Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Objetivos: 
•	Sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade no ambiente escolar; 
•	Registar em fotografia várias espécies de fauna e flora; 
•	Identificar e catalogar espécies de fauna e flora que existem nos espaços exteriores da escola; 
•	Transferir e arquivar as fotos na DRIVE da turma; 
•	Iniciar a criação de um Catálogo em Book Digital; 
•	Apresentar propostas de ações para promover a preservação e regeneração da biodiversidade da nossa escola; 
•	Desenvolver competências de investigação e aprendizagem baseada em projetos; 
•	Estimular o envolvimento da comunidade educativa na proteção da natureza.
                                    
										Duração da aula:
100 minutos
                                    
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula:
 
                    