Descrição e enquadramento
O Desafio “Ecolápis” está de volta!
Neste ano letivo 2024-2025, a ABAAE e a Faber-Castell desafiam-te a criar um labirinto subterrâneo.
Este labirinto deverá ter, como ponto de partida, uma árvore e, como ponto de chegada, uma mina de grafite (subterrâneo), uma vez que este é um dos materiais necessários para o fabrico dos lápis.
Objetivos
– Tomar conhecimento do processo de extração do Grafite;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Desenvolver a criatividade;
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Destinatários
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior
[Nota: Podem ser submetidos 2 trabalhos por escalão]
Descrição da atividade
A atividade consiste na elaboração de trabalhos originais de criação e ilustração do “ECOLABIRINTO”.
Na ilustração deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:
- a personagem “Ecolápis”
- árvore(s)
- pedra de grafite
Poderão ser acrescentados outros elementos diferentes, além dos acima mencionados, desde que se enquadrem no tema sugerido (ex. colagens, etc.). Os trabalhos deverão ser apresentados em tamanho A3, a cores, aplicando materiais de desenho e pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc). A orientação do trabalho (vertical ou horizontal) fica ao critério de cada escola.
.Informação solicitada para concurso
– Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .jpeg, .tif)
– Memória descritiva (deverão ser mencionados os seguintes aspetos: metodologia de trabalho; materiais de pintura utilizados; envolvimento dos alunos, etc).
[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]
Prazos
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2025
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2025
Critérios de Avaliação
Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:
- Cumprimento do regulamento do desafio;
- Memória descritiva;
- Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
- Originalidade e criatividade;
- Resultado final
Júri
O júri será constituído por elementos da ABAAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Prémios e Menções Honrosas
Escalão 1, Escalão 2 e Escalão 3:
1º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 200€ * em material Faber-Castell (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
2º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 150€ * em material Faber-Castell (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
3º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 100€ * em material Faber-Castel (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
(*) PVPR
Menções Honrosas: Kit de materiais de desenho e pintura Faber-Castell
Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.
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