Enquadramento
O Desafio “Ecolápis” está de volta!
No ano letivo de 2025-2026, a ABAAE e a Faber-Castell convidam-te a embarcar numa missão especial: reflorestar as áreas ardidas em 2025! A personagem Ecolápis vai estar sempre ao teu lado nesta aventura.
Transportando um pinheiro – símbolo de esperança, renovação e futuro – o Ecolápis percorre o mapa de Portugal, desde a tua casa até uma das zonas naturais que mais precisam de ser regeneradas.
A ilustração pretende transmitir a importância de preservar e reflorestar as áreas ardidas, lembrando que cada árvore é um (re)começo, cada raiz um elo com a terra, e cada gesto um contributo para um futuro mais verde.
Atividade Ilustrar para Reflorestar
A atividade consiste na criação de uma ilustração oriiginal em formato A3, a cores, que represente a missão do “Ecolápis” de transportar um pinheiro até uma zona do país que necessita de reflorestação após os incêndios florestais de 2025.
O objetivo é transmitir visualmente a importância de recuperar áreas ardidas, alertando para o papel individual na preservação e regeneração dos ecossistemas. Após concluída, a ilustração deve ser digitalizada e submetida em formato de imagem juntamente com uma memória descritiva.
Quem pode participar
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:
- Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
- Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo
- Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior
Concurso | Regulamento
Para participar na atividade de ilustração, o trabalho a apresentar deve respeitar o presente regulamento.
Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso em cada escalão Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados
.Características do trabalho
Na ilustração deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:
-
- a personagem “Ecolápis”
- pinheiro
- mapa de Portugal
- percurso realizado (ponto de partida e ponto de chegada)

Poderão ser acrescentados outros elementos diferentes, além dos acima mencionados, desde que se enquadrem no tema sugerido (ex. colagens, etc.). Os trabalhos deverão ser apresentados em tamanho A3, a cores, aplicando materiais de desenho e pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc). A orientação do trabalho (vertical ou horizontal) fica ao critério de cada escola.
.Informação solicitada para concurso
- Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .jpeg, .tif)
- Memória descritiva (deverão ser mencionados os seguintes aspetos: metodologia de trabalho; materiais de pintura utilizados; envolvimento dos alunos, etc).
[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]
Critérios de Avaliação
Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:
- Cumprimento do regulamento do desafio;
- Memória descritiva;
- Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
- Originalidade e criatividade;
- Resultado final
Júri
O júri será constituído por elementos da ABAAE, da Faber-Castell e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Prémios e Menções Honrosas
Escalão 1, Escalão 2 e Escalão 3:
1º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 200€ * em material Faber-Castell (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
2º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 150€ * em material Faber-Castell (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
3º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com 100€ * em material Faber-Castel (aluno)
– Conjunto de materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)
(*) PVPR
Menções Honrosas: Kit de materiais de desenho e pintura Faber-Castell
Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.
Prazos
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: 28 de Fevereiro 2026
Submissão dos trabalhos: 31 de Maio 2026
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Ilustrar para Reflorestar

Objetivos
- Promover a consciência ambiental sobre a importância da reflorestação e da preservação das florestas, especialmente após os incêndios florestais de 2025;
- Incentivar o trabalho colaborativo e interdisciplinar entre alunos e professores na abordagem de temas ambientais e artísticos.
- Desenvolver competências criativas e técnicas de desenho e pintura, aplicando materiais sustentáveis e de qualidade;
- Alertar para o papel que cada gesto individual pode ter na regeneração dos ecossistemas e na construção de um futuro mais verde;
- Estimular a reflexão sobre a responsabilidade ambiental das empresas e dos consumidores, através do exemplo do ciclo sustentável do Ecolápis Faber-Castell;
- Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
Competências e aprendizagens
- Desenvolver a consciência ambiental, compreendendo a importância da reflorestação e da preservação das florestas;
- Promover atitudes de responsabilidade individual e coletiva, reconhecendo o papel de cada pessoa na regeneração dos ecossistemas;
- Valorizar a arte como instrumento de sensibilização ambiental, comunicando ideias sobre sustentabilidade através da ilustração;
- Fomentar o trabalho colaborativo e interdisciplinar, fortalecendo a cooperação entre alunos e professores;
- Desenvolver o pensamento crítico, refletindo sobre o consumo consciente e a responsabilidade ambiental de empresas e cidadãos;
- Aplicar competências técnicas e digitais, documentando o processo criativo e apresentando o trabalho de forma adequada e responsável.
Relação com os ODS




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