Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Externato Liceal da Casa de São Vicente de Paulo (Lisboa)

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
Tendo em conta as adaptações feitas a este projeto para o terceiro período foi solicitado aos alunos do oitavo ano que durante uma semana fizessem a contagem dos resíduos produzidos em casa e procedessem à análise e tratamento dos dados recolhidos. Estas foram as fases do projeto:
1. Recolha de dados em tabela excel.
2. Tratar os resultados dos dados recolhidos.
3. Construir o cartaz:
– quantidade de itens por cada tipo de resíduo (orgânico, plástico, vidro, metal, plástico, outros)
produzida em casa (recomenda-se o gráfico circular)
– alertas para as pessoas para a problemática da quantidade de resíduos produzidos em casa
durante uma semana
– indicação de formas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos.
Os alunos aderiram muito bem a este projeto, tendo envolvido as suas famílias na concretização do mesmo. O balanço feito por eles foi bastante positivo, tendo realçado a importância do mesmo, a tomada de consciência da quantidade de resíduos produzida por dia e a importância de encontrar soluções para minorar esta produção.