As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica de Proença-Nova (Proença-a-Nova)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
4º ano de escolaridade

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Construídos os comedouros estes foram colocados em várias árvores no recinto escolar.
Tivemos dificuldades em observar as aves porque não se aproximavam dos comedouros quando nos sentiam por perto. No entanto, observamos quando visitávamos o exterior, como elas voavam, onde pousavam e como eram. Também não tínhamos nenhuma máquina fotográfica que nos permitisse fotografar mais longe.
Conseguimos descobrir neste pequeno espaço de tempo que as aves que andavam junto à nossa escola e habitações eram a maior parte andorinhas, alvéolas, pardais, melros, grifos e perdiz vermelha. Também observamos um ninho de melro.
Como foi difícil observar no exterior fizemos pesquisas no computador, recorrendo ao site das Aves de Portugal e a outros.