As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Este desafio foi sendo desenvolvido com bastante entusiasmo e interesse pelos alunos do Clube do Ambiente e pela Brigada das Aves (turma do 6ºE), os quais foram divulgando o desafio pela escola. Deste modo, alunos, professores e funcionários colaboraram em todos os trabalhos realizados, desde a construção dos comedouros, bebedouros e ninhos, passando pelas fotografias que foram sendo tiradas e pela sua divulgação, com a elaboração de uma magnífica exposição no Dia Eco-Escolas (22 de abril 2021). No 2º período após a colocação dos comedouros, bebedouros e ninhos, as escolas fecharam devido à pandemia pelo Covid-19. No entanto, o trabalho não cessou e, alunos, alguns professores e funcionários foram observando as aves da sua janela, varandas, jardins e hortas, tirando fotografias que foram enviadas para a coordenadora do Programa Eco-Escolas. Não é tarefa fácil fotografar as aves, mas houve o apoio do Sr. José Freitas (grande fotografo de aves ao serviço do Município de Santarém) e sua equipa que construíram ninhos de madeira e os colocaram em árvores na escola. Emprestou imensas fotografias de aves da região de Santarém devidamente identificadas que embelezaram muito a nossa exposição no Dia Eco-Escolas. No 3º período a observação das aves pelos alunos continuou e acabaram de ser preenchidas as fichas de monitorização e as fichas das espécies. Foram muito mais as aves que foram observadas e não escritas nestas fichas, algumas delas não se conseguiram identificar com clareza. Alguns alunos da Brigada das Aves também construíram ninhos de madeira que foram colocados nas árvores do recinto escolar. Todo este trabalho foi muito produtivo em termos de identificação/conhecimentos sobre as Aves que nos Rodeiam.