Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB nº2 da Lousã (Lousã)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_AEL_EB2Lousã_Rota dos Moinhos PR1 LSA

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2.600m

Duração aproximada:
1h30m

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade, água e espaços verdes.

Temas das Estações:
Duas estações sobre a água( Jogos de água e perceção sensorial da água durante o percurso) e duas sobre a biodiversidade - fauna e flora (Caixa da Natureza e Jogo das Pegadas)

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Lima- ATL Cáritas Diocesana de Coimbra da EB 2 da Lousã, João Dias Professor de Educação Física da EB 2 da Lousã e alunos da turma 6º A da EB 2 da Lousã.

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva Eco Trilhos
Decidimos participar no Eco-Trilhos Eco-Escolas por ser um desafio que permitiu incentivar o trabalho de campo e vivenciar o espaço exterior tendo em conta alguns dos temas do Projeto, nomeadamente a biodiversidade, a água e os espaços exteriores. O Eco-Trilhos possibilitou ainda conhecer melhor o nosso território e o património ambiental, social e cultural, favorecendo a articulação interdisciplinar e a abordagem de domínios de diferentes disciplinas (Educação Física, Ciências Naturais,Cidadania e Desenvolvimento,Estudo do Meio, ATL Cáritas).
Diretamente envolvidos neste desafio estiveram os 20 alunos da turma 6ºA, do Agrupamento de Escolas da Lousã-Escola EB nº2 da Lousã, que além de participarem na caminhada “ Rota dos Moinhos da Lousã PR1 LSA” participaram na produção de vários materiais. Orientados pelo Professor de Educação Física João Dias e pela Técnica do ATL Cáritas e Coordenadora do Projeto Ana Lima, construíram as Caixas da Natureza, o Jogo das Pegadas e o Painel Eco-Trilhos que foi exposto no Polivalente da Escola.
A escolha do percurso “ Rota dos Moinhos da Lousã PR1 LSA”, teve em conta os temas do Eco-Escolas biodiversidade, água e espaços exteriores, mas também o grau de dificuldade do mesmo uma vez que envolvia alunos de várias idades e adultos.
Foram convidados os 24 alunos da turma 3ºA desta escola, cuja professora titular Ana Abrantes é também uma das coordenadoras do Projeto Eco-Escolas, na escola.
Antes da caminhada do dia 11 de maio foi feito todo um trabalho preparatório. Selecionou-se o percurso entre os vários existentes tendo sido feita uma análise prévia online sobre a informação do mesmo. Seguidamente, foi feito o reconhecimento do percurso, verificando a segurança, duração, locais de repouso e concentração do mesmo. Ainda neste reconhecimento foram salvaguardados os locais para dinamizar as estações, solicitadas pelo desafio proposto neste projeto.
Paralelamente a este trabalho foram convidadas diversas entidades para falarem e conversarem com os nossos alunos, nomeadamente:
- ICNF Centro, com a presença de 3 vigilantes da Natureza, no dia 18 de abril, que explicaram o que é o ICNF e quais as suas competências. Falaram ainda da fauna e da flora autóctone da Serra da Lousã e mostraram vídeos com imagens capturadas em plena Serra;
- APIN, com a presença da eng.ª Salomé Correia, no dia 20 de abril,que na sua apresentação falou da importância da água, sua preservação e utilização sustentável e ainda da proveniência e qualidade da água consumida na Lousã;
- Bombeiros Municipais da Lousã, com os bombeiros sapadores, Pedro Martins e Eduardo Santos e o bombeiro voluntário João Silva que no dia 08 de maio falaram da sua atuação em cenários de incêndios florestais, dos cuidados que devemos ter quando realizamos atividades nos espaços exteriores, especialmente em alturas de risco máximo. Explicaram ainda o que é a proteção civil e a sua importância no nosso dia a dia. Como suporte à sessão trouxeram uma viatura de combate a incêndios para explicação do funcionamento da mesma;
- Câmara Municipal da Lousã, com a presença da engenheira Manuela Ferraz, Chefe de Unidade de Florestas e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal da Lousã, que partilhou connosco informação sobre o trabalho que é realizado na nossa serra pelos técnicos do seu gabinete.
Com este conjunto de sessões, os nossos alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitiram um melhor do meio envolvente à caminhada que realizaram.
Concluídas as sessões com as entidades convidadas o passo seguinte da aplicação do projeto foi a realização da caminhada, “ Rota dos Moinhos da Lousã PR1 LSA”, no dia 11 de maio. A finalização do projeto foi feita com uma sessão em sala de aula de avaliação do trabalho desenvolvido e com a elaboração de um painel de apresentação do projeto.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: