Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária de Lordelo (Paredes)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EBS de Lordelo

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,76 km

Duração aproximada:
30 a 50 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
6

Tema do Trilho:
Foram abordados vários temas: Biodiversidade, Geodiversidade, Água e Cidadania.

Temas das Estações:
● Estação 1: Entrada do Parque do Rio Ferreira: Ponto de partida do trilho, Biodiversidade.
● Estação 2: Parque de Merendas junto ao Moinho das Ínsuas: Espaço de lazer que
convida à pausa e convívio.
● Estação 3: Afluente do rio Ferreira e Ponte de Madeira: Estrutura que permite a
travessia segura e oferece vista para os ecossistemas aquáticos.
● Estação 4: Clube Amigos da Petanca de Lordelo: Instalação desportiva que evidencia a
interação entre comunidade, a sua vertente cultural e espaço natural.
● Estação 5: Moinho: Elemento histórico que remete às atividades tradicionais da região
com utilização de materiais geológicos locais.
● Estação 6: Charco: Habitat de diversas espécies, ideal para observação da
biodiversidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 7.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A participação neste projeto surgiu da vontade de promover a consciencialização
ambiental e o contacto direto com o meio natural, cultural e social, através da criação
de um percurso pedestre educativo, envolvendo alunos de diferentes níveis de ensino.
Este projeto insere-se no âmbito do programa Eco-Escolas e visa proporcionar
experiências significativas de aprendizagem em contexto real.
O percurso escolhido para a realização do trilho situa-se nas imediações da Escola
Básica e Secundária de Lordelo, ao longo das margens do Rio Ferreira, tendo sido
selecionado pela sua riqueza natural, paisagística e cultural, pela proximidade à
comunidade escolar e pelas condições de segurança e acessibilidade. Atravessando
zonas de sombra, pequenos caminhos de terra batida e estruturas em madeira que
facilitam a circulação. O percurso tem início junto à entrada principal do Parque do Rio
Ferreira e acompanha o curso do rio. Ao longo do trajeto, é possível observar diversas
formas de vida, tornando este percurso particularmente interessante para a
sensibilização ambiental e a observação da biodiversidade.
Foram desenvolvidas várias estações, enumerando-as:
● Entrada do Parque do Rio Ferreira: Ponto de partida do trilho, com acesso
facilitado.
● Parque de Merendas junto ao Moinho das Ínsuas: Espaço de lazer que
convida à pausa e convívio.
● Afluente e Ponte de Madeira: Estrutura que permite a travessia segura e
oferece vista para os ecossistemas aquáticos.
● Clube Amigos da Petanca de Lordelo: Instalação desportiva que evidencia a
interação entre comunidade e espaço natural.
● Moinho: Elemento histórico que remete às atividades tradicionais da região e à
utilização das rochas nas construções humanas..
● Charco: Habitat de diversas espécies, ideal para observação da
biodiversidade.
Também foram desenvolvidos vários trabalhos de divulgação, nomeadamente um
Flyer e uma apresentação estilo notícia, publicada nas redes sociais da escola para informar a comunidade escolar:
- https://www.instagram.com/a.e.lordelo
- https://www.facebook.com/share/v/16jmAXGnXB/
Foram envolvidos alunos dos 7.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade, nas disciplinas de
Ciências Naturais, Biologia/Geologia e Educação Física. Através de uma
abordagem interdisciplinar, o projeto permitiu a articulação de conteúdos de diferentes
áreas, com especial destaque para as Ciências Naturais, mas também com ligações à
Geografia e à História, favorecendo uma compreensão mais alargada e prática do
território e dos seus valores naturais e culturais.
Os alunos demonstraram um elevado nível de envolvimento, assumindo papéis ativos
nas várias fases do projeto: planificação, reconhecimento do terreno, recolha de
dados, registo fotográfico e georreferenciação do percurso. Esta iniciativa reforçou
competências de trabalho em equipa, sentido de responsabilidade e valorização do
património natural e cultural local.
O trilho criado, com a designação Eco Escolas – Eco Trilho EBS de Lordelo, está
disponível na plataforma Wikiloc, através do seguinte link:
https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/eco-escolas-eco-trilho-ebslordelo-213615383
Este projeto teve como principais objetivos:
● Incentivar o trabalho de campo e as vivências no espaço exterior indo ao
encontro dos temas do ano Eco-Escolas: Geodiversidade e Biodiversidade
(preservar e regenerar) e espaços exteriores;
● Investigar, interpretar e conhecer território da freguesia em que se insere a
escola e o seu património ambiental, social e cultural;
● Compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território,
na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição;
● Desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento
crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem;
● Explorar novas ferramentas de trabalho;
● Incentivar as parcerias com as juntas de freguesia;
● Divulgar o projeto, utilizando as redes sociais e aplicações móveis de forma
pedagógica.
O Eco-Trilho da EBS de Lordelo representa uma ação concreta de educação
ambiental, promovida no âmbito do programa Eco-Escolas, que alia o contacto direto
com a natureza à valorização do património natural, geológico, cultural e social da
freguesia. Este percurso circular, de fácil execução, foi cuidadosamente delineado
para proporcionar uma experiência pedagógica e lúdica a toda a comunidade
educativa, promovendo o respeito pelo ambiente, a prática de exercício físico ao ar
livre e a observação da biodiversidade local.
Ao percorrer este trilho, os participantes têm a oportunidade de desenvolver
competências transversais, como a investigação científica, o pensamento crítico, a
criatividade e a cooperação, enquanto exploram elementos do território e aplicam
conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas. A ligação ao Parque do Rio
Ferreira, um espaço natural privilegiado, reforça a importância dos espaços verdes
urbanos na promoção do bem-estar, da educação para a sustentabilidade e da
mitigação dos impactos ambientais.
O Eco-Trilho da EBS de Lordelo é, assim, mais do que um simples percurso pedestre:
é um convite à descoberta, à aprendizagem ativa e à cidadania ecológica,
promovendo a articulação entre escola, comunidade e território. A sua implementação
reforça o compromisso da escola com os valores do desenvolvimento sustentável,
estimulando o envolvimento de alunos, docentes, famílias e parceiros locais na
construção de um futuro mais equilibrado e consciente.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: