Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Escola Básica Alexandre Herculano

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Património Cultural e Natural

Temas das Estações:
1ª estação – Biblioteca da Escola Básica Alexandre Herculano: Leituras e Literacia Ambiental
2ª estação – Ribeira do Mergulhão (ponte de madeira): Biodiversidade/ Recursos hídricos
3ª estação - Parque Verde (“Junto aos Bombeiros Voluntários”): Biodiversidade e Recursos hídricos
4ª estação - Sé Catedral: Património cultural, Matemática, Ciências Naturais
5ª estação – Fonte das Figueiras: Património cultural e Recursos Hídricos
6ª estação – Miradouro de São Bento: Espaço de Leitura, recreio e área pedonal
7ª estação - Planalto de São Bento: Espaço de lazer, Educação e Reservatório de Água
8ª Estação – Pinheiro Manso (Escola Básica Alexandre Herculano): Geo e Biodiversidade e educação contemplativa

Fichas de Estações:

Autores:
Os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e alguns professores Conselheiros Eco-Ecolas.

2 - Memória Descritiva

Este desafio está a ser realizado na escola pelo segundo ano consecutivo. Desde o início do ano letivo que alguns alunos se mostraram interessados em participar. Os alunos que participaram foram do 5º, 6º e 8º anos, num total de 30 alunos. Os professores envolvidos na organização e dinamização foram os coordenadores do Programa Eco-Escolas/Clube do Ambiente, das disciplinas de Ciências e Matemática, professora bibliotecária e outras das disciplinas de Geografia e Educação Visual. Participaram por fim, também três alunas estagiárias da Escola Superior de Educação de Santarém, do curso de mestrado. Na primeira reunião de Conselho Eco-Escolas, ficou decidido realizarmos a inscrição no desafio Eco-Trilhos. Na segunda reunião, agendou-se a data da sua realização para a comemoração do Dia Eco-Escola, em simultâneo, com o Dia Mundial da Terra (22 de abril). Atendendo às orientações provenientes do regulamento do desafio e ao tema do projeto geral de escola, Património Cultural e Natural, fomos definindo as várias estações a integrarem o Eco-Trilho. O grupo de alunos participantes foi previamente distribuído por cinco equipas (equipas: abelha, formiga, minhoca, gafanhoto e borboleta), havendo um porta voz por equipa, onde lhes foi fornecido um guião e o material necessário. Iniciamos com a primeira estação na Biblioteca da Escola, sob a orientação da professora bibliotecária, com a leitura e interpretação da história “A alga que queria ser flor”, dando destaque à evolução do mundo vegetal. Leram em equipas a história e realizaram a atividade. De seguida, saímos da escola e a segunda estação foi a cerca de 350 metros da escola, na Ribeira do Mergulhão. Observaram o estado de limpeza da ribeira, a água corrente, colheram uma amostra de água para análise em laboratório e identificaram espécies vegetais. Continuando, na terceira estação, foi num parque verde, atravessado por um pequeno ribeiro, que recebe águas de vários sítios. Foi momento de lazer, de brincadeira e de olhar em redor e procurar profissões do setor terciário, bem como descrever o estado de limpeza do ribeiro e espaço verde. Seguindo em direção ao centro da cidade, a quarta estação, foi na Praça da Sé Catedral. Aqui, deu-se destaque, ao património cultural, nomeadamente às características de construção da Catedral, (história), mas também aplicando alguns conhecimentos de Matemática (conversão de numeração romana para numeração árabe, construção de rosáceas) e Ciências Naturais (tipo de rocha existente na escadaria da Sé). Indo até à quinta estação, encontramos a Fonte das Figueiras, obra antiga, rodeada de muita vegetação e água, localizada numa das encostas da cidade. Trabalharam-se conteúdos de História (estilo histórico), de Matemática (cálculo de volumes) e de Ciências Naturais (importância de alguns conceitos relacionadas coma água imprópria para consumo). Na sexta estação, no Miradouro de São Bento, zona privilegiada por se avistar parte da Lezíria do Tejo e o próprio rio Tejo. Abordaram temas de Geografia e Ciências Naturais. Na sétima estação, situada próxima da anterior, o Planalto de São Bento, belo pela sua paisagem urbanística, pelo depósito de água que abastece a cidade, o antigo Liceu, a Igreja de Santa Clara e o espaço verde que apresenta. Foi momento dedicado à leitura de um poema, à descoberta da atual Escola Secundária Sá da Bandeira, o significado da sigla ETA e uma tradução para Inglês de uma frase de cariz ambienta. Por fim, a oitava e última estação, já na escola, debaixo de um grande pinheiro manso, dedicado à geo e biodiversidade, mas também à realização de uma atividade de mindserena “O Mundo está nas nossas mãos”.
Pareceu-nos pertinentes os locais escolhidos, bem como as atividades neles desenvolvidas. Os alunos gostaram e acharam motivadoras estas iniciativas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: