Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ano de Escolaridade:
12
N.º de Participantes:
13
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie (hortelã).pdf
- Ficha espécie_azevinho.pdf
- Ficha-da-especie - formiga.pdf
- Ficha-da-especie. Ocimum.pdf
- ficha-da-especie CIDREIRA.pdf
- Ficha-da-especie (caracol).pdf
- Ficha-da-especie.Salsa.pdf
- Ficha-da-especie Oregãos.pdf
- Ficha-da-especie Pombo.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
A professora de Biologia do 12º ano do Colégio D. Dinis orientou o desafio: A BIODIVERSIDADE QUE RODEIA O ESPAÇO ESCOLAR. Esta atividade, realizada no 3º período, partiu do tema “Intervenção do Homem nos Ecossistemas”, e aliou-se ao projeto Eco-Escolas.
Desta forma, os alunos, para além de aplicarem conhecimentos relacionados com biologia (Biodiversidade), desenvolveram o espírito colaborativo, crítico e criativo, assim como se sensibilizaram para uma consciência ecológica e sustentável.
Assim, os alunos de Biologia, divididos em 6 grupos, realizaram as seguintes atividades:
- observação da flora e fauna no recinto escolar;
- identificação das características dos grupos observados;
- captura de imagens, utilizando o telemóvel das espécies encontradas;
- Identificação das espécies, com auxílio de guias de identificação e das aplicações móveis, como o iNaturalist e Biodiversity4All ;
- preenchimento da ficha modelo;
- elaboração de uma ilustração/poster das espécies identificadas;
- construção de um painel ilustrativo da biodiversidade identificada no recinto escolar.
Os alunos do 12º ano, no âmbito de conteúdos temáticos programáticos, abordaram de várias formas o tema “Intervenção do Homem nos Ecossistemas”, tendo sido amplamente abordado e debatido.
A professora da disciplina considera que as atividades foram realizadas com interesse e empenho, sendo que todos os alunos evidenciaram espírito crítico, criativo, colaborativo e sentido de responsabilidade e de autonomia e incrementaram a sua Literacia em Biodiversidade.