Nascido no Porto, reside e trabalha em Lisboa;
Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Lisboa (1982).
Advogado e senior partner da sociedade de advogados Correia Afonso Archer & Associados RL.;
Administrador da Companhia das Quintas SGPS, SA., e Promendo SGPS, SA.; Presidente do Conselho Fiscal do Banco Finantia, e Ginásio Clube Português; Presidente do Conselho Jurídico e Disciplina Desportiva da Associação Naval de Lisboa; Vice-Presidente do Conselho Geral da Fundação Arcelina Vítor dos Santos (IPSS);
Presidente da Associação Bandeira Azul desde 1995; Membro do Executive Board da FEE - Foundation for Environmental Education (1997-2001 e 2007-2008) mentor e responsável de programas e membro de diversos steering committees no âmbito da FEE;
Promotor e responsável pelo lançamento de diversos projectos de Educação Ambiental em Portugal (ECO-Escolas; JRA; Chave Verde; LEAF; ECOXXI) e de diversas iniciativas de cooperação internacional (Espanha, Marrocos, Brasil) no âmbito da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
Maria Margarida de Carvalho Gomes. Residente em Sintra.
Desde 2000 que coordena programas de Educação Ambiental/EDS na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo : Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI (projecto de que é autora).
Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. 1983.
Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008.
Certificada como formadora , pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Exerceu funções docentes no ensino secundário até 2000, tendo dinamizado na escola diversos projectos e núcleos de ambiente. Durante esse período foi também autora de Programas e de Livros Didácticos para o ensino secundário.
Retomou o exercício de funções docentes em parte de horário em Setembro de 2010.
Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2009/2010.
Recentemente premiada com o projecto "ECO-freguesias XXI" no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso.
Director do Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental da AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, desde Outubro de 2009.
Integra o Grupo de Trabalho para Educação Ambiental para a Sustentabilidade criado pelo Despacho conjunto MAOTDR/ME.
Foi Chefe da Divisão de Formação Ambiental do Instituto de Promoção Ambiental/Instituto do Ambiente entre 1996 e 2003.
Foi Subdirector dos Cadernos de Educação Ambiental e tem obra diversa publicada nos domínios da Sensibilização, Educação, Formação e Ética Ambiental.
Integra a Equipa Coordenadora da Pós - Graduação em Educação-Ação para o Desenvolvimento Sustentável promovida pela Universidade Católica do Porto.
Desempenhou cargos de chefia na área da sensibilização, informação e comunicação na Autoridade Nacional de Protecção Civil - Ministério da Administração Interna (2003-2009).
Desempenhou funções técnico-pedagógicas nos Serviços Centrais do Instituto Português da Juventude.
Foi docente em escolas do ensino básico na área de Lisboa.
Cumpriu a componente lectiva do Mestrado em Filosofia da Natureza e do Ambiente (Universidade de Lisboa), a licenciatura em Filosofia (Faculdade de Letras da UL) e o curso do Magistério Primário (EMP da Guarda/I Politécnico da Guarda).
Detém o Curso de Alta Direcção em Administração Pública e o Diploma de Especialização em Comunicação e Marketing Públicos (INA).
Integra a Direcção e foi co-fundador da Sociedade de Ética Ambiental.
Integrou a Direcção Nacional da Liga para a Protecção da Natureza (2000-2003).
Nascido em Angola, licenciado em Ciências Biológicas e doutorado em Recursos Naturais e Meio Ambiente, aposentado, tendo sido investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde leccionou algumas disciplinas, tendo também leccionado, como professor convidado, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, na Universidade de Aveiro, da Madeira, Vasco da Gama de Coimbra, de Vigo (Espanha) e no Instituto Superior de Tecnologia de Viseu. A sua actividade científica e em defesa do Meio Ambiente foi já distinguida com vários prémios. Publicou trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia, biodiversidade e ambiente. Apresentou variadas comunicações e proferiu diversas conferências em reuniões científicas, congressos, simpósios ou acções pedagógicas.
Licenciei-me em Engenharia Química (1993) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. No mesmo ano iniciei a minha atividade profissional numa multinacional farmacêutica.
Em 1997, cansado do paradigma competitivo da ciência industrial, decidi voltar ao ensino - atividade com que já tinha contactado no decurso da licenciatura - na busca de uma atividade profissional que privilegiasse a colaboração e a cooperação.
Em 1999, integrei o meu primeiro projeto de investigação no âmbito da educação. Em 2002, concluí a profissionalização em serviço na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e em 2006 o Mestrado em Educação – especialidade Didática das Ciências – na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
Atualmente sou bolseiro da FCT e professor do quadro da Escola Secundária de Peniche estando a desenvolver um projeto de doutoramento, sobre manuais escolares e educação científica para a sustentabilidade.
Sou membro da Comissão Editorial dos e-working papers do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e representante dos alunos no Conselho Pedagógico da mesma instituição; tenho colaborado com diversos professores do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa na lecionação de disciplinas de didática das ciências do mestrado em Ensino. Sou membro da European Science Education Research Association (ESERA), vogal na Direção Nacional do Partido pelos Animais e pela Natureza e membro do MIL: Movimento Internacional Lusófono. Nutro interesse em áreas diversas das quais destaco a História e Filosofia da Ciência, a Filosofia da Ecologia — no âmbito do Movimento Ecologia Profunda — e em Estudos Orientais — no âmbito da filosofia budista.
Com preocupações no domínio da sustentabilidade, numa perspetiva holística da ciência e fundamentado numa ética mediada pelos princípios do Movimento Ecologia Profunda e por uma perspetiva ecológica da Terra, estou envolvido em diversos projetos que vão desde a investigação no âmbito do ensino das ciências, à política e ao ativismo social. Tenho participado em debates, animado conferências e publicado artigos na minha área de especialização.
Licenciada em Geologia e Mestre em Geologia marinha pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutoranda em didáctica das ciências no Instituto de educação da Universidade de Lisboa.
Assessora da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Participou na elaboração da componente científica da proposta de extensão e atualmente é coordenadora dos projetos educativos de sensibilização e divulgação do mar, nomeadamente o projeto “kit do mar” e “Professores a bordo”.
Técnica do ICNB desde 1987, tem trabalhado em ecologia e conservação de morcegos.
Licenciatura em Biologia/Recursos Faunísticos e Ambiente (1988), Mestrado em Conservação da Diversidade Animal (1996) e Doutoramento em Ecologia (2008).
Representante portuguesa no EUROBATS, participação em vários projectos de investigação, consultora científica de vários projectos de educação ambiental, membra do Conselho Científico da Federação Portuguesa de Espeleologia, Conselho Técnico da Liga para a Conservação da Natureza e da Direcção da Sociedade Portuguesa de Mamalogia.
39 publicações científicas, 23 publicações de divulgação, 52 aulas, 20 palestras, 92 congressos, 67 comunicacões em congressos.
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Educação Ambiental pela Universidade Católica de Lisboa.
Desde 2002 é técnica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF) onde trabalha em Educação Ambiental. De 1988 a 2002, foi técnica do organismo estatal responsável pela promoção da Educação Ambiental em Portugal. Autora de livros, jogos e artigos de divulgação.
Representante do ICNB no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para a Sustentabilidade criado pelo Despacho n.º 19191/2009, dos Secretário de Estado Adjunto e da Educação e Secretário de Estado do Ambiente.
Representante do ICNB nas Comissões Nacionais de vários projectos como o Eco-escolas e os Jovens Repórteres para o Ambiente.
Nasceu em Lisboa em 1984, e cresceu na Figueira da Foz onde, aos 2 anos, começou a brincar em charcos e com anfíbios. Licenciou-se em Ecoturismo pela Escola Superior Agrária de Coimbra e fez Mestrado em Ecologia Aplicada na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, tendo-se dedicado em ambos os cursos ao estudo dos locais de reprodução de anfíbios nas Dunas entre a Quiaios e Mira. Trabalhou no planeamento e implementação de actividades de interpretação ambiental e turismo responsável/ecoturismo Actualmente é investigador do CIBIO-Div e coordena a implementação da campanha Charcos com Vida e da Exposição “Anfíbios – uma pata na água, outra na terra”.
Nasceu a 19 de Agosto de 1959 na Tojeira, inspirada pela lua-cheia a brilhar sobre a Serra de Sintra.
Da infância no campo guarda muitas memórias, sobretudo cheiros de vindimas, alfazemas, manhãs de orvalho e orégãos...Com estes cheiros de campo agarrados à pele e à alma rumaram a Londres que lhe reabriu as portas do fantástico mundo das plantas. Estudou plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, yoga e aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens, Índia, Indonésia, América do Norte e Sul, Caraíbas, Itália, Grécia etc.
Desde 1995 que é membro da Herb Society UK.
Em Portugal, continua a viajar partilhando com humildade e entusiasmo o seu conhecimento das plantas, escreve em revistas de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian.
Participou em 2010 e 2011 no “Herbfest UK” publicou uma agenda 2010, 2011 e 2012 de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, dois livros infantis “Salada de flores” e “Sementes à solta”, um guia prático de primeiros socorros “ As plantas e a saúde”, teve um programa semanal na RCS (rádio clube de Sintra) sobre estes temas. Tem vários projectos de escrita em mãos, em pés, cabeça e coração. Gosta de comunicar, jardinar, viajar, escrever e fotografar.
Começou por estudar Filosofia na Faculdade, e ensiná-la em escolas secundárias por alguns anos. Passou então algum tempo no negócio da publicidade, e fazer parte desse mundo frenético foi talvez o que a fez mudar para uma forma de vida mais simples de uma maneira tão definitiva.
Há vinte anos começou a aprender mais sobre a agricultura biológica com David Rilhas, um dos primeiros produtores biológicos em Portugal. Desde então trabalhar a favor de uma vida mais sustentável para as pessoas e para o planeta tem sido um dos seus principais objectivos.
Para além de ser um dos membros da direção e fundadora da Quinta dos 7 Nomes, cooperativa ecológica C.R.L., é ainda professora de Cursos de Agricultura Biológica.
Estabelecida em Sintra em 2007, a Quinta dos 7 Nomes nasceu sem dinheiro, mas contando com a generosidade e a vontade da comunidade de criar uma forma de vida mais sustentável.
Tudo começou com uma pequena produção biológica, mas a terra foi imediatamente convertida para a Permacultura, segundo um desenho do nosso professor de Permacultura, durante o primeiro curso de Introdução dado na Quinta.
Hoje em dia a Quinta dos 7 Nomes é mais que uma quinta, uma mercearia ecológica ou um \centro de formação: é um lugar para os membros da comunidade se encontrarem e trocarem ideias para um mundo melhor, para uma vida mais sustentável, para uma vida mais feliz.
Engenheiro do Ambiente na Câmara Municipal de Ílhavo, desde Junho de 2002. Integra a Divisão de Obras, Investimentos e Ambiente/Sector de Ambiente e RSU, com responsabilidades directas em 4 áreas: Educação e Sensibilização Ambiental; Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos/Valorização Material (Reciclagem); Comunicação e Informação Ambiental e Gestão Integrada das Zonas Costeiras.
Natural de Angola. Licenciada em Engenharia Química. Técnica superior da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, IP (ARH do Algarve), no Departamento de Planeamento Informação e Comunicação onde, entre outros trabalhos, coordena o projecto Voluntariado Ambiental para a Água.
Coordenadora do Programa Eco-escolas desde Setembro de 2009.
Concluiu o bacharelato na Escola Normal de Educadores de Infância no Magistério Primário de Évora em 1981.
Concluiu a licenciatura com o CESE em Supervisão Pedagógica na Universidade de Évora no ano 2000.
Concluiu a Pós Licenciatura (Curso de Formação Especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação – Bibliotecas Escolares) –na Escola Superior de Educação; Instituto Politécnico de Beja em Junho de 2011.
Trabalha na EB1/JI de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito, desde Outubro de 2004.
Em Maio de 2005 começou as parcerias eTwinning, tendo obtido vários selos de qualidade eTwinning Nacionais e Europeus. Em 2008 o projecto que coordenava ficou em terceiro lugar nos prémios eTwinning Europeus.
É coordenadora de projectos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito e está desde Setembro de 2009 a exercer funções (entre outras), de professora Bibliotecária.
Desde muito cedo se interessou pela Ecologia e pela Educação Ambiental vivendo e motivando todos quantos com ela se cruzam a estarem na de vida de forma sustentável.
Gestora de projetos educativos na Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, trabalhando com a comunidade científica, escolar, familiar e empresarial, e órgãos estatais. Participa no desenvolvimento de programas educativos há 10 anos e tem sido responsável pelos projetos Ciência Viva na área do Oceano desde 2008.
Nascida em 1969, em Moçambique, na cidade de Lourenço Marques, actual Maputo.
Iniciou os estudos aos cinco anos de idade e em 1976 veio para Lisboa onde continuou a estudar até ao 12º ano.
Ingressou no mercado de trabalho em 1995 e em 1996 dedicou-se ao ramo imobiliário ao qual esteve ligada durante 10 anos, a maior parte dos quais à frente dos destinos da sua própria agência de mediação imobiliária.
Em 2004, em sociedade com Ana Lopes, criou a Inktarget que se dedica ao comércio de consumíveis informáticos e em 2006 nasce o projecto Doartinteiros, projecto de cariz social de recolha de tinteiros e toners de impressora vazios em benefício de diversas IPSS.
Em 2008 ingressou no Ensino Superior e durante os 3 anos da Licenciatura trabalhou na empresa da família em Lisboa.
Em 2011 nasce o projecto Tinteiros com Valor, programa de recolha de tinteiros e toners vazios nas Eco-Escolas em parceria com a ABAE. No mesmo ano termina a licenciatura em Artes Decorativas no ramo de Design de Interiores e volta a dedicar-se a tempo inteiro à Inktarget.
Sou biólogo, mestre em Biologia da Conservação e mestre em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Desde 2005, chefio o departamento educacional do Zoomarine, onde coordena programas, equipas e conteúdos dirigidos a diferentes público-alvo (do pré-escolar ao ensino universitário). Entre 2002 e 2005, fui técnico de investigação na área da biologia em vários projectos geridos pela Universidade de Évora. Coordeno, desde 2008, o Grupo Educação da Associação Ibérica de Zoos e Aquários (AIZA) e participo activamente no Education Committee da Alliance for Marine Mammals Parks and Aquariums (AMMPA).
Nasceu em 1967, em Luanda, Angola, tendo ainda vivido em Moçambique. Licenciado em Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, mestrado em Física Laboratorial, História e Ensino da Física, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Responsável pelo Ambiente e Segurança Industrial da Companhia Petroquímica do Barreiro, entre 1995 e 1997. É professor desde o ano letivo 1990/91, lecionando Física e Química na Escola Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal, desde o ano letivo 2001/2002, ano em que assume a Coordenação do clube de ambiente Viva a Terra. Nesse mesmo ano conquista a primeira Bandeira Eco-Escolas. Desde então tem sido o Coordenador do Viva a Terra e o responsável pelo projeto Eco-Escolas na sua escola. Tem influenciado outras escolas a inscreverem-se no programa, dando assistência, conselhos e apoio às respetivas candidaturas.
José Manuel Vieira Silva. Natural de São Vicente, Madeira.
Licenciado em Ensino da Biologia pela Universidade da Madeira.
Coordenador do Programa Eco – Escolas, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco desde o ano lectivo 2002/ 2003 até ao ano lectivo 2009/2010.
Coordenador do Departamento Eco – Escola, na escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco desde o ano lectivo 2010/2011.
Representou a escola com a apresentação das boas práticas ambientais adoptadas, em diversos seminários nacionais eco – escolas, através da dinamização de fóruns de professores coordenadores do programa eco – escolas e através da dinamização de workshops. Representou também a escola no encontro eco – escolas em Madrid com uma palestra sobre as boas práticas ambientais na escola e a dinamização de um workshop sobre o biodiesel.
Responsável pela dinamização de diversos projectos de educação ambiental e de conservação da natureza, no seio escolar, a destacar o projecto “Jardins do Mundo”, do qual é autor.
Professor do Quadro de Zona Pedagógica A - afecto à Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Funchal. Exerce funções docentes no 3º ciclo, onde desempenha também o cargo de Coordenador de Área de Projeto. Formador Acreditado pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Contínua de Braga sob o registo CCPFC/RFO-25444/09 nas áreas e domínios da Biologia/Geologia e Educação Ambiental.
Autor do livro "Geologia da Madeira para Crianças e Jovens. ISBN: 978 - 989 - 686 - 112 - 4; Código de Barras: 9789896861124
Produtor e locutor do programa de rádio – Manhãs FM – na rádio jornal da Madeira – frequência: 88. 8 FM.
Professor do 1º Ciclo
Formação em Animação Socio-Cultural,
Administração Escolar e Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras
Vereador da Câmara Municipal do Cartaxo
Secretário da Direção da Associação Mãos à Obra Portugal
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Eco-Cartaxo – Movimento Ecologista e Alternativo
Coordenador Distrital de Santarém do Projeto Limpar Portugal
Coordenador Concelhio do Cartaxo do Projeto Limpar Portugal
Mestrada em Arquitectura no Porto é também assessora do “Lider A” – Liderar pelo Ambiente, sistema voluntário Português que tem em vista efectuar de forma eficiente e integrada de apoio, avaliação e certificação do ambiente construído que procure a sustentabilidade. Com formação específica em requalificação urbana, eficiência energética e construção sustentável é responsável pela monitorização e acompanhamento do Pacto dos Autarcas, bem como pelo acompanhamento das medidas da acção “Beja Eco Pólis”, ambos do Município de Beja e ainda pelo desenvolvimento e instalação de sistemas de microgeração em equipamentos municipais pela cidade de Beja.
Todo este trabalho é desenvolvido pela empresa municipal Inovobeja onde também elabora candidaturas aos fundos comunitários de diversas entidades e faz o seu acompanhamento físico. É autora da rubrica “Segundas Sustentáveis” que pode ser acompanhada todas as semanas, quer no site da Câmara Municipal, quer no site da empresa.
Bióloga, é educadora marinha no Oceanário de Lisboa desde 2002. Participa ativamente no Programa de Educação, quer desenvolvendo conteúdos programáticos, quer dinamizando ações de educação ambiental com públicos de todas idades.
Engenheiro Biofísico, é responsável e dinamizador do projeto Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento do Oceanário de Lisboa, desde 2009.
Licenciatura em Biologia pela Universidade do Porto em 1978
Coordenadora Eco Escola na EB 2,3 da Galiza em S. João do Estoril onde lecciona.
Pertence à actual Direcção da Agrobio
Dinamizou worshops e accões sobre Agricultura Biológica em vários Seminários Eco Escola.
Em 2000 Frequentou o curso de Agricultura Biológica para Agricultores em Évora.
Em 2002 - Frequentou o curso de Pecuária Biológica para técnicos e profissionais pelo formador Jean Claude Rodet
Em 2009 Frequentou o curso de enxertia na Quinta do Vale Pequeno na Lamarrosa
De 3 a 6 de Outubro em 2001 Dinamizou um workshop sobre Agricultura Biológica no XII Encontro Nacional de Educação Ambiental “ Viver a Cidade” em Lisboa.
2009/2010 membro da Direcção da Agrobio
2004/2005 Responsável pela organização do Dia das Escolas na Feira Nacional de Agricultura Biológica “Terra SÔ no Centro de Congressos de Lisboa promovido pela Agrobio Em 1999 ganhou o primeiro prémio com um projecto de Educação Ambiental do IPAMB “ A minha Escola é o meu jardim e a minha horta”
Em 2000 mensão honrosa do prémio Fernando Pereira promovido pela CPADA(Confederação Portuguesa das Associações de Ambiente)
Licenciada em Sociologia pela Universidade de Évora (1993), frequenta o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE (2010-2012);
Coordena o Departamento de Formação e Novas iniciativas da DECO, desde 1998 e tem desenvolvido o seu trabalho na área da formação e educação do consumidor; Coordenadora de várias campanhas informativas ao consumidor; Coordenadora e autora de vários materiais para a promoção da educação do consumidor na escola; Responsável pela DECOJovem (rede de escolas promotoras da educação do consumidor).
licenciada em Psicologia ramo Educação e Orientação vocacional, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Estagiou no Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária, como psicóloga educacional e colaborou no desenvolvimento e avaliação de projetos de Educação Ambiental, na empresa Ambiência Lda.
Colaborou como formadora e desenvolveu atividades de educação ambiental e artístico-pedagógicas em instituições como: ADPM, Comoiprel, Freixo do Meio, Marca ADL, Associação Thuringian Dye Village Neckeroda, Associação de Paralísia Cerebral de Évora.
Trabalhou como coordenadora de atividades de enriquecimento curricular na empresa Landtime Unipessoal, Lda.
É sócia gerente da marca Alana - futons e almofadas ecológicas.
Desde Janeiro de 2007 colabora com a Associação Menuhin Portugal no projeto MUSEpe, sendo responsável pela formação de adultos, pelo projeto de Educação para a Sustentabilidade e integra a equipa de atividades artísticas na área da expressão plástica.
2006 – Doutoramento em Gestão, na especialidade de Marketing, no ISCTE - Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, com o resultado final de “Aprovado com Distinção e Louvor por Unanimidade”.
2002 - Licenciatura em Gestão de Marketing, no IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, Escola Superior de Matosinhos, com a média final de 17 valores, em Fevereiro de 2002.
Desde Novembro/2006 - Directora Comercial & Marketing – empresa DOCAPESCA - Portos e Lotas S. A.
E-mail académico: asantos@ipam.pt E-mail empresa: apaula.santos@docapesca.pt
Licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras de Lisboa, professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola E.B. 2,3 António Bento Franco Ericeira, com 30 anos de serviço. Co-autora do Manual de Geografia “Coordenadas 7º ano”, actualmente em mobilidade (APA / GEOTA) para o desenvolvimento de Projectos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade nomeadamente o Projecto Coastwatch Europe.
CONTACTOS
E-mail: cidalia.guia@ipbeja.pt
ÁREAS DE INTERESSE
Segurança Alimentar
Urbanismo e Saúde
Gestão de Resíduos
Enologia
ACTIVIDADE PROFISSIONAL
Iniciou a sua carreira profissional em 1996, como Técnica de Saúde Ambiental, no Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde do Barreiro. Com competências delgadas pela Autoridade de Saúde do Concelho do Barreiro
Professora no Instituto Superior de Educação e Ciências do Curso de Higiene e Saúde Ambiental (ano: 1999, 2000 e 2001)
No ano 2001/2002 exerceu funções de Co-direcção no Centro de Saúde Lombo-Lombo em Cabinda, Angola
Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Beja desde 2008.
Membro da Comissão Técnico-científica e Pedagógica do Curso de Saúde Ambiental
Prémio da melhor experiência luso-americana “Intervenção Comunitária no Ensino Superior de Saúde Ambiental” (Rodrigues dos Santos, R.; Nunes, R.) emitido pela Sociedade Espanhola de Saúde Ambiental (2009).
Habilitações Académicas
Pós-graduação em Segurança Alimentar, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa
Pós-graduação em Gestão e Administração em Saúde, pelo Instituto Politécnico da Maia
Licenciada em Saúde Ambiental, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Fátima Vieira é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1986. Tendo defendido a sua dissertação de doutoramento em 1998 sobre a obra de William Morris e a tradição de literatura utópica inglesa, especializou-se na área dos estudos sobre a utopia. É atualmente coordenadora de dois projetos de investigação na área do utopismo financiados pela FCT e diretora da coleção “Nova Biblioteca das Utopias”, publicada pela editora Afrontamento, bem como de dois periódicos eletrónicos: E-topia: Revista Eletrónica de Estudos sobre a Utopia e Spaces of Utopia (publicados pela Biblioteca Digital da FLUP). É Presidente da Utopian Studies Society / Europe desde 2006 e Book Review Editor do periódico norte-americano Utopian Studies. Como docente, tem trabalhado essencialmente na área dos Estudos Culturais e da Tradução Literária, tanto a nível do ensino pré-graduado como pós-graduado.
Fátima Vieira é membro do ILC – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e também do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, integrando, desde a fundação deste último centro, a equipa de investigadores que se tem vindo a dedicar à tradução e estudo da obra de Shakespeare. No âmbito deste projeto de investigação publicou A Tempestade (Campo das Letras, 2001), e Como vos Aprouver (Campo das Letras, 2008), estando agora a trabalhar na tradução de Júlio César.
Fátima Vieira tem trabalhado igualmente na área da pedagogia no Ensino Superior, integrando, desde 2004, o GIIPUP (Grupo de Investigação e de Intervenção Pedagógicas da Universidade do Porto, sediado no CIEE – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto) e assumido a coordenação da linha de Investigação sobre “B-learning”.
Nos últimos dez anos da sua carreira académica, Fátima Vieira tem-se empenhado particularmente em projetos de extensão universitária. Em 2004 e 2005 foi Diretora da Universidade Júnior, um projeto da Universidade do Porto que acolhe todos os anos, no mês de Julho, 5.000 estudantes dos 5.º ao 12.º anos, envolvendo-os em atividades realizadas nas faculdades da U.P. Entre 2005 e 2008 promoveu o concurso literário “Uma utopia para o século XX”, com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto. Criou, em 2009, no âmbito do ILC, o projeto “Eurotopia 2100 – uma utopia interativa” (http://web2.letras.up.pt/eurotopia/index.php), que envolveu até ao momento cerca de 4.000 alunos de todos os níveis de ensino.
Fátima Vieira tem organizado e participado em muitos colóquios nacionais e internacionais, sendo autora de múltiplos ensaios na área dos estudos sobre a utopia, dos estudos culturais e dos estudos shakespeareanos. Tem assumido igualmente a responsabilidade da organização de vários volumes de ensaios nestas áreas de estudo e participado ativamente em vários projetos de investigação internacionais.
Fundado em 1875, o Ginásio Clube Português é uma Instituição de Utilidade Pública que, ao longo dos seus 136 anos de existência, tem desempenhado um papel determinante no desenvolvimento e promoção do Desporto, Saúde e Educação.
Nele nasceram a maior parte das modalidades desportivas que se praticam hoje em Portugal, nele nasceu também o movimento olímpico Português.
O Comité Olímpico Internacional, em reconhecimento do seu trabalho ímpar em prol do desporto, já por duas vezes agraciou o Ginásio Clube Português com a atribuição da Taça Olímpica “Fearley” (1951) e da Taça Olímpica (1981), troféus estes destinados a galardoar clubes amadores de reconhecido mérito mundial.
O Ginásio Clube Português é o único clube do mundo a deter esta dupla distinção.
A nível nacional detém inúmeras condecorações, sendo as mais relevantes:
Na sua área de intervenção é o maior Clube de Portugal, contando hoje com cerca de 8.500 associados de todas as idades, com mais de 7.000 praticantes de actividade desportiva, dos quais 2.300 são crianças e adolescentes.
Gerindo duas instalações desportivas, um complexo desportivo na sua Sede e uma piscina em Campo de Ourique, com uma oferta de actividade desportiva de aproximadamente 600 horas semanais, conta com uma qualificada estrutura profissional de 130 professores e 80 funcionários.
Afirmando-se como Pai do Desporto em Portugal, tem a Família e o bem-estar do indivíduo como os seus mais altos valores de referência.
16 anos de prática de horticultura biológica, sócia fundadora e e membro da Direcção da Associação Colher para Semear - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, professora de horticultura em duas escolas internacionais (uma Eco-Escola), assessora na Câmara Municipal de Lisboa para as Hortas Urbanas, orientadora de Sessões de horticultura no Museu Nacional do Traje e orientadora na recuperação das hortas da Quinta da Pena, no Parque da Pena, em Sintra.
Nasceu em 1980 na Horta, ilha do Faial, Arquipélago dos Açores. É Licenciada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Pós Graduada em Administração Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e em Sociologia e Planeamento pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e tem Mestrado Executivo em Gestão de Projectos pelo Indeg – ISCTE.
Iniciou as suas funções na Nuclisol Jean Piaget em 2004, com responsabilidades de gestão de projectos, incidindo principalmente em projectos de intervenção social na área da prevenção de comportamentos de risco, de desenvolvimento e de responsabilidade social, com uma experiência profissional alicerçada no acompanhamento à coordenação das 15 unidades da Nuclisol Jean Piaget, dispersas pelo país.
Em 2004, em Génova, Itália, participou pela primeira vez num Congresso Internacional das Cidades Educadoras, data a partir da qual se torna simpatizante do movimento, dando o contributo para que a Nuclisol passasse a integrar princípios da Carta das Cidades Educadoras na sua dinâmica de trabalho e funcionamento. Repetiu a participação nos eventos em 2006, em Lyon, França e 2010, em Guadalajara, México, estando actualmente a acompanhar a candidatura ao congresso de 2012.
Cláudia Garcia é hoje, um quadro técnico da Nuclisol Jean Piaget, que acompanha as suas diversas unidades e presta apoio directo ao Conselho de Administração, contribuindo para a prossecução da missão da Nuclisol Jean Piaget “Desenvolver respostas que promovam a integração e a inclusão social, com rigor, integridade, confidencialidade e privacidade, utilizando politicas e estratégias de proximidade e envolvendo a comunidade”.
Nasceu em 1976 em Viseu.
Frequentou a Università Degli Studi di Bari e licenciou-se em Geografia pela Universidade de Coimbra. Frequentou mestrado, na mesma universidade, em Geografia Física, desenvolvendo tese subordinada à temática “influência dos sistemas cársicos subterrâneos no ordenamento do território”. Assumiu funções na área do associativismo juvenil antes da sua profissionalização.
Coordenador do Programa Eco-Escolas, na Escola Básica Integrada e Secundária Jean Piaget, desde o ano letivo 2000/ 2001.
Representou a escola em diversos seminários nacionais eco-escolas, com a apresentação das boas práticas ambientais adoptadas (2003/2004 - “Introdução de um Sistema de Gestão Ambiental na EBIS Jean Piaget”; 2005/2006 - “O Sistema de Gestão Ambiental na EBIS Jean Piaget”) e desempenhou funções de moderador de fóruns de professores em vários seminários. Representou também o Programa Eco-Escolas, em 2004/2005, na Exponor, com uma palestra sobre o Programa e a sua implementação na EBIS Jean Piaget. Em 2011 participou no Congresso Nacional das Cidades Educadoras, em Lisboa, com a palestra “EBIS Jean Piaget uma Eco-Escola”.
Exerce funções docentes no 3º ciclo, onde também tem desempenhado os cargos de coordenador de departamento, coordenador do ECO-Link, coordenador do desporto-escolar e professor de apoio à modalidade multiatividades de aventura.
Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra, pós-graduação e mestrado em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Investigadora na Universidade de Coimbra até 2006, exercendo funções na Câmara Municipal de Águeda desde esta data. Entre outros projetos, está responsável pela gestão de áreas classificadas – lagoa da Pateira de Fermentelos, coordenadora técnica da Agenda 21 Local de Águeda e Pacto de Autarcas. É ainda responsável pela implementação e desenvolvimento de outras ações e projetos nas áreas do Ambiente, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
Licenciatura em Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, com Relatório Final de Estágio: Contribuição para o Macrozonamento e Aptidão Cinegética do Parque Natural de Sintra-Cascais, com relevo para a Perdiz-Vermelha (Alectoris rufa L.).
Pós-gradução em Produção Agrícola Tropical, da Universidade Técnica de Lisboa/ Instituto Superior de Agronomia, 1998-1999.
Dirigente da Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza (1992-1996)
Membro da Comissão de Certificação de Agricultura Biológica promovida pela SOCERT, Certificação Ecológica, Lda. (Organismo Privado de Controlo e Certificação em Agricultura Biológica). (1999 – 2003)
Técnico Superior do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (1992 – )
Coordenador do Projecto “Património Gera Inclusão” – Projecto de Reinserção Social de reclusos (2007-2011)
Director Técnico da empresa Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (2006 – 2011)
Membro da Direcção da Liga dos Amigos do Jardim Botânico Tropical (2011 - )
Presidente da direcção da AGROBIO - Associação Portuguesa Agricultura Biológica. (2009 – )
Voluntário no Banco Alimentar contra a Fome e um dos responsáveis pela Campanha.
Nascido e residente em Sintra.
Engenheiro Silvicultor, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade Técnica de Lisboa, doutorou-se em Engenharia Florestal - Ecologia e Gestão Faunística pela mesma instituição.
Leccionou Zoologia Florestal no ISA, foi investigador do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do ISA e exerceu a função de Director do Departamento de Investigação Aplicada da ERENA – Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, S.A.
Fundou a Naturlink, Informação Ambiental, S.A., em 2000, exercendo as funções de Director do portal Naturlink http://www.naturlink.pt/ http://naturlink.sapo.pt e de Administrador Delegado da empresa desde 2000 até hoje.
Promotor e responsável por diversos projectos de investigação e de comunicação, de campanhas de cidadania ambiental, de eventos técnicos e lúdicos da área do Ambiente e de iniciativas associativas. Foi fundador e membro da primeira direcção da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Com uma pós-graduação em Território, Desenvolvimento Sustentável e Agenda Local XXI.
Trabalha na Câmara Municipal do Barreiro desde 2003, na área do ambiente, tendo sido uma das técnicas responsáveis pela criação do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina.
Desde 2011 é Chefe da Divisão de Sustentabilidade Ambiental com competências nas seguintes áreas: gestão ambiental estratégica, planeamento ambiental e educação e sensibilização ambiental.
Licenciado em Relações Internacionais e Mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). É investigador colaborador do Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP. Bolseiro Santander Totta em 2007, tendo efectuado um semestre na Universidade de Brasília. Premiado com uma Bolsa de Estudo por Mérito no ano lectivo 2007/2008. 1.º Prémio dos Prémios aos Melhores Estudantes da UTL 2011. Foi Presidente da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico e da Youth Atlantic Treaty Association. Trabalha na Associação Bandeira Azul da Europa, onde começou por efectuar um estágio profissional em 2004, após ter participado no programa Jovens Repórteres para o Ambiente (onde ganhou o 1.º Prémio do Concurso Nacional, na categoria de artigo, em 2003). Posteriormente veio a apoiar a coordenação dos programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente (de 2004 a 2005 e desde 2009) e desde Janeiro de 2012 que apoia também a coordenação do projecto ECOXXI, sendo responsável, em particular, pela implementação e manutenção das plataformas on-line dos três projectos.
Fundador e Presidente da Associação Colher para Semear
Há mais de duas décadas, recolhe e preserva variedades regionais, em Portugal.
Reprodutor das variedades recolhidas pela Colher Para Semear, na sede da Associação, em Figueiró dos Vinhos
Autor dos levantamentos anuais feitos pela associação, em diferentes regiões do país, desde 2004.
Rosa Maria Correia Varandas Beliz. Residente em Estremoz
Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde se licenciou em ensino da Geografia.
Desde de 1980 que se dedica ao ensino da Geografia. Pertence ao quadro do Agrupamento de Escolas de Estremoz onde exerce funções docentes, no 3º ciclo, em acumulação com o exercício do cargo de Adjunta de Diretora.
Colabora ativamente com o CIDAC dinamizando atividades e projectos que promovem a ECG. Responsável pela dinamização de diversos projetos e clubes destaca o projeto Conectando Mundos como uma oportunidade facilitadora do trabalho que tem desenvolvido na promoção de uma educação para a cidadania global, na sala de aula, escola, agrupamento, comunidade local, nacional e internacional.
Tem participado em seminários e encontros nacionais e internacionais de Educação para a Cidadania Global onde tem partilhado práticas educativas, que espelham o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Estremoz.
Apresentou, nas II Jornadas de Educação para o Desenvolvimento, no dia 21 de Janeiro 2012, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a comunicação “Criação de condições para a afirmação das escolas e agrupamentos como organizações de educação para a cidadania que inclua a dimensão do desenvolvimento”; Participou no IV Encontro " A Escola no Mundo e o mundo na Escola“, 30 e 31 de Janeiro de 2010, Colares, onde apresentou “Possibilidades de incorporação do Conectando Mundos nas práticas escolares, impacto na vida da escola e envolvimento da comunidade”;
No IV Seminario "Educar para una ciudadanía global", que se realizou entre 30 de outubro e 1 de novembro de 2010, El Escorial (Madrid); apresentou a prática educativa “Juntos na Diversidade”;
No XXIII Encontro Nacional de Professores de Geografia, Abril de 2009, em Estremoz - dinamizou, com a professora Isabel Fernandes, o workshop "Conectando Mundos: rumo a uma Educação para a Cidadania Global"; Participou no I Encontro Internacional sobre a Educação para uma Cidadania Global, que se realizou em Cortona, de 19 a 21 de Julho de 2008, onde apresentou prática educativa “A minha escola contra a discriminação”. O manifesto Internacional "Educação para a Cidadania Global" aprovado nesse Encontro impulsiona qualquer educador/a para a mudança que urge no ensino.
Faz parte de uma “rede de educadores e educadoras que “acreditam que é necessário mudar a escola para mudar o mundo” e partilham as suas práticas educativas em http://www.kaidara.org/ e http://www.educiglo.net/.
Integra o grupo de trabalho de análise de experiências de ECG, no âmbito do projeto “Entre Educadores – reflexão, ação e partilha no âmbito da Educação para a Cidadania Global” - CIDAC, que tem como objetivo colocar a prática de ECG no centro de uma reflexão sistemática e coletiva. A partir da análise de cinco iniciativas inovadoras desenvolvidas nas escolas onde os/as professores/as lecionavam foi feita a seleção das experiências tendo em conta os critérios estabelecidos pelo grupo. Cada experiência foi analisada por quem a desenvolveu e por quem a analisou exteriormente em termos de estratégias, atividades, metodologias, obstáculos, possibilidades e resultados. No decorrer do processo foram feitas visitas de estudo às escolas envolvidas na atividade e foram utilizados instrumentos da metodologia sistematização de experiências. Deste processo coletivo resultou um caderno intitulado “Histórias numa história: caminhos para uma educação transformadora, Aprendizagens 2 – CIDAC – ISBN: 978 - 972 -98158- 6 – 7.